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Você sabe o que é o marketing digital? Esse conceito engloba diferentes técnicas focadas nas principais plataformas digitais, como a criação de sites e blogs, otimização para o Google, redes sociais e outras ferramentas utilizadas para criar e fortalecer a sua reputação online.
Nos dias atuais, a maior parte das compras de produtos e contratações de serviços (tanto no ambiente físico como digital) começam com uma pesquisa na internet. É por isso que o marketing digital é tão importante para construir a sua base de clientes e aumentar as suas vendas.
Quer saber como funciona essa estratégia?
Confira 7 técnicas para vender mais no marketing digital:
#1 – Mídias pagas
Plataformas como o Google Adwords e o Facebook Ads permitem que você crie links patrocinados, ou seja, anúncios que garantem que os seus resultados são exibidos para mais pessoas, logo você terá mais chances de ser escolhido no momento da decisão de compra.
Por meio do Adwords, você garante que o seu site aparecerá entre os três primeiros resultados da pesquisa no Google quando os consumidores digitarem uma palavra-chave relacionada ao seu negócio. Já no caso do Facebook, as impressões geradas por meio dos anúncios atraem mais seguidores para a sua página.
#2 – Otimização para mecanismos de busca
Após o investimento no Google Adwords, você pode começar a investir no conjunto de técnicas conhecido como SEO (Search Engine Optimization), caracterizado pela otimização de sites para os mecanismos de busca. Essas técnicas são aplicadas para facilitar a leitura e reconhecimento do seu conteúdo pelos robôs do Google, aumentando as chances de conseguir um bom posicionamento nas pesquisas.
As estratégias de SEO englobam o uso de palavras-chave relacionadas ao seu negócio, a otimização de imagens, adaptação de sites para a versão mobile e diversos outros critérios definidos pelo próprio Google para classificar a relevância da página.
Quanto mais usuários chegarem até a sua página, maiores serão as chances de potencializar as vendas.
#3 – Clube de fidelidade
Você já pensou em criar um clube de fidelidade para aumentar as suas vendas? Com essa estratégia, você incita o desejo de compra nos clientes para que eles consigam vantagens exclusivas nos canais digitais.
Invista num sistema de pontos atribuídos a cada compra e ofereça descontos no seu estabelecimento.
#4 – Blog
Investir em um blog institucional é uma das maiores estratégias do marketing digital para divulgar produtos e serviços. O poder de aumentar as vendas está no fato de que ao produzir conteúdo interessante para os usuários, você pode utilizar gatilhos mentais para criar o sentimento de urgência e atrair os consumidores para as compras em seu site.
Além disso, a manutenção de um blog ajuda a construir a relevância da sua marca.
#5 – E-mail marketing
O e-mail marketing é uma ferramenta que funciona como uma espécie de banner ou folder que é enviado diretamente para a caixa de e-mail dos seus consumidores. Você pode enviar promoções, lançamentos, descontos exclusivos e outros conteúdos que criem o desejo na mente dos consumidores.
Também é possível aproveitar essa ferramenta para celebrar datas especiais, como o Dia das Mães, para fortalecer o relacionamento entre empresa e cliente.
#6 – Call tracking
O software de call tracking permite que você identifique a origem das ligações para a sua empresa por meio da criação de telefones secundários para cada plataforma de divulgação. Ao descobrir a origem das ligações, fica muito mais fácil focar os seus esforços de marketing digital no canal que atrai mais clientes para o seu negócio.
Além de ajudar a aumentar as suas vendas, o call tracking também permite que você aprimore seus processos de atendimento ao cliente.
#7 – Redes sociais
As redes sociais são mídias muito poderosas para aumentar as suas vendas. A nova atualização do Instagram, por exemplo, permite que você inclua links para os produtos diretamente na imagem, por isso essas plataformas são cada vez mais aliadas do e-commerce.
Construa uma base de seguidores sólida para que os clientes não apenas movimentem a sua receita, mas também virem porta-vozes da sua marca no ambiente digital.