Índice de Conteúdo
Conceito-chave no desenvolvimento da área foi atualizado para melhor se encaixar no cenário moderno.
Nos anos 1960, o professor de marketing da Universidade de Michigan, E. Jerome McCarthy, elaborou os 4 Ps, um conceito fundamental para o desenvolvimento da área. Mais recentemente, os 4 Ps se tornaram 8, de maneira que o conceito foi aprofundado e atualizado para melhor refletir a era digital.
Também conhecidos como mix de marketing, os 8 Ps do marketing digital são um conjunto de aspectos de alta relevância considerados, analisados e utilizados na elaboração de estratégias.
O uso dos 8 Ps garante uma melhor introdução e performance do produto, elevando o que poderiam ser abordagens deficientes, a um nível de eficácia condizente com o cenário moderno.
Em ordem dos mais antigos para os mais recentes, os 8 Ps são:
Produto (Product)
Como o nome indica, o primeiro P se trata do produto, item ou serviço que a empresa pretende disponibilizar ao mercado. A análise de produto serve para investigar as principais características do que está sendo oferecido, proporcionando dados quanto a aceitabilidade, diferencial e outros aspectos que ajudam no desenvolvimento contínuo.
Preço (Price)
Quando se analisa o preço, também se consideram os valores inerentes e projetados. O produto tem um preço para ser fabricado, mas também um preço padrão de mercado e um valor atribuído.
A devida consideração deste P pode ajudar estratégias de marketing a descobrirem novas abordagens, que apelam para a exclusividade do produto, para seu valor social e até mesmo como símbolo de status.
Praça (Place)
Este P se refere ao lugar onde o consumidor irá adquirir os produtos. Nas estratégias de marketing atuais, é comum, se não fundamental, que seja considerada uma praça tanto física quanto digital, trazendo flexibilidade.
Promoção (Promotion)
Envolvendo aspectos como metodologia de vendas, apresentação, design de embalagem, abordagem, tom de fala e outros, esse P é o núcleo do conceito. “Promoção” no sentido de “promover” envolve tudo o que a empresa é capaz de fazer para apresentar o produto ao consumidor.
Pessoas (People)
E, quando se fala de estratégia de marketing, é necessário considerar todas as pessoas envolvidas no processo. Os colaboradores e membros da produção, o time de vendas e afins, são todos importantes para o processo de elaboração da estratégia.
Processos (Process)
Do conhecimento até a aquisição do produto, as etapas pelas quais o consumidor passa estão contidas dentro do P de Processos. Nesta parte, consideram-se aspectos como jornada e experiência do consumidor.
Evidências (Physical Evidence)
Evidência física, na verdade, pode ser todo e qualquer elemento que contribui para a solidificação da imagem da empresa. Aqui se considera o branding, os detalhes do design, da abordagem, e espera-se o aumento de autoridade da marca e a transformação dos clientes em promotores.
Parcerias (Partners)
Por último, impulsionando Praças e formas de Promoção, as Parcerias são valiosas para o desenvolvimento do produto no mercado. É o relacionamento com empresas parceiras que pode garantir maior precisão na estratégia.
Os 8 Ps podem variar de fonte para fonte, mas o conceito é praticamente o mesmo, é essencial e já é ensinado na faculdade de marketing em níveis nacionais e internacionais.