Base de leads: o que é e como criar uma base de conversão eficiente?

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Ter uma base de leads consolidada e criada a partir de estratégias de marketing assertivas é o cenário ideal para qualquer empresa que busca um bom posicionamento de mercado, relevância em seu segmento e o reconhecimento do seu público-alvo.

Os leads são os ativos mais valiosos do marketing digital. Uma campanha é elaborada baseada em um objetivo específico e com o intuito de maximizar a fidelização dos leads, que basicamente são as pessoas atingidas pelos materiais ricos, como e-books, programas de descontos e demais benefícios, e optam por fornecer suas informações pessoais em troca dessas oportunidades.

A partir daí, elas são convertidas em clientes em potencial, pois passam a fazer parte do funil de vendas da sua empresa. Diante disso, os seus esforços de marketing serão direcionados a nutrir as expectativas dessas pessoas, até que elas se tornem, de fato, consumidores dos seus produtos ou serviços.

No entanto, para que isso ocorra de forma sustentável e conforme os seus objetivos comerciais, a base de leads precisa ser qualificada, ou seja, composta por consumidores fiéis, que conversem com os propósitos e valores da sua marca, a consumam com frequência e, idealmente, promovam o seu negócio de maneira orgânica.

Esse é um processo que demanda experiência por parte dos gestores estratégicos, mas caso você esteja ingressando agora no universo do marketing digital e queira impulsionar o alcance do seu negócio, temos dicas valiosas para te ajudar a construir uma base de leads qualificada. Confira abaixo!

O que é uma base de leads e qual é a sua importância para uma empresa?

Os leads são contatos que se apresentam como oportunidades de negócios ao compartilhar informações pessoais ou institucionais em troca de algo que a sua organização pode oferecer. Logo, uma base de leads é um conjunto de contatos que você precisa nutrir para se converterem em clientes.

Com isso, você precisará adotar estratégias específicas de acordo com a segmentação, categoria, qualificação, nível de interesse, perfil do lead, engajamento com a marca, informações fornecidas, entre outros quesitos.

A sua importância se dá pelo fato de já serem pessoas que demonstraram entusiasmo de alguma forma. Além disso, contribuem aumentando suas vendas, impulsionando o seu faturamento e orientando as suas campanhas de marketing.

Como criar uma base de leads qualificada?

  1. Defina os seus objetivos corporativos e o seu público-alvo

Estabeleça o perfil dos leads que você queira atrair, segmente seu público conforme a idade, formação acadêmica, área de atuação, interesses, hábitos de consumo, gênero e outros quesitos importantes para a sua empresa.

Defina também os assuntos e o escopo das campanhas, os canais que serão implementadas, estratégias de inbound e outros pontos.

  1. Determine os benefícios que serão oferecidos na campanha

As pessoas não vão compartilhar seus dados em troca de algo que não as interesse. Então é preciso conhecer o seu público para oferecer a coisa certa, para a pessoa certa. Seja um e-book, whitepaper, um desconto, programa de fidelidade, entre outras funcionalidades.

A lógica é: quanto melhor for o benefício, mais dados você precisará solicitar.

  1. Crie seus formulários de conversão e defina os meios de divulgação

Uma landing page bem feita e intuitiva te ajudará a criar um caminho de conversão assertivo. Por isso, é importante contar com bons equipamentos, como um notebook potente, fazer o uso de ferramentas de disparos de e-mails marketing, ter estratégias de social media e de anúncios, por exemplo.

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