Mapear claramente o público-alvo e das suas preferências
Avaliar as redes sociais eficazes para impulsionar a visibilidade da marca
Definir o melhor canal de vendas
Você leu o título desse artigo e logo pensou mais uma empresa que promete grandes resultados que não acontecem, não é mesmo?
Nós entendemos a sua decepção.
As experiências frustrantes que conhecemos são muitas, por vários motivos, mas principalmente porque um projeto de marketing digital é algo que exige muito estudo, análises, ações e medições para dar resultados financeiros satisfatórios a médio e longo prazo.
A H2Web constrói as estratégias que vão gerar tráfego, interação, atração, engajamento, negócios, vendas e fidelização.
Sempre focadas no seu negócio e seus objetivos.
O tempo todo, todos os dias, para gerar resultados contínuos e crescentes!
Esses resultados existem? Sim e estão ao seu alcance!
Veja como a CuraModa conquistou com a nossa parceria!
Antes de mostrarmos o caso de sucesso da CuraModa, é importante lembrar: um projeto de marketing digital é feito de muitas coisas, menos de sorte.
É preciso investir muitas horas de trabalho intenso e focado, estratégias, ações e métricas eficazes e, acima de tudo, estudar profundamente o seu público-alvo.
Essas são apenas algumas das muitas perguntas que um profissional de marketing digital vai estudar no projeto com o seu negócio, sejam quais forem as suas metas a curto, médio ou longo prazo.
Com o nosso case com a CuraModa você verá tudo isso!
O CuraModa é uma empresa de moda do segmento de brechós online e curadoria de moda, criada em meados de 2019 com o propósito de incentivar e propagar o consumo consciente de roupas.
A empresa abraça uma das mais importantes ideias modernas a respeito do consumo: a economia de compartilhamento, onde os variados itens têm novas vidas servindo a mais pessoas ou são reparados, reformados, estendendo a sua vida útil.
O segmento de venda de roupas usadas tem crescido bastante nos últimos anos, impulsionado pela tendência de:
A CuraModa usava exclusivamente o Instagram para expor os produtos à venda, recomendar uma variedade enorme de looks e fazer a venda das roupas informalmente. Tudo isso sem uma ferramenta, mas apresentando um resultado expressivo no número de seguidores.
De junho/2019 a abril/2020 houve um crescimento de 1800%. É muito significativo, mas não havia um aumento nas vendas que acompanhasse o ritmo dos potenciais clientes que eram conquistados.
E dois aspectos importantes chamaram a atenção ao avaliarmos esse grande crescimento de público sem um crescimento de vendas na mesma escala ou próximo e começamos as nossas análises a partir deles.
É uma excelente rede de promoção da marca e de interação com o público – especialmente em um segmento onde a comunicação visual é essencial. Porém, não é uma plataforma preparada para fazer negócios.
Sabíamos que era possível explorar o potencial dessa rede social em outras estratégias.
As vendas através do Instagram não possuem um controle eletrônico, são feitas com informalidade, controles paralelos e riscos com os dados e com a inadimplência.
Era necessário usar uma ferramenta de venda simples e prática para os clientes e segura para a empresa.
Com esses dados, a H2Web estabeleceu um plano de marketing digital para responder três grandes perguntas:
A Cura Moda usava exclusivamente o Instagram para expor os produtos à venda, recomendar uma variedade enorme de looks e fazer a venda das roupas informalmente. Tudo isso sem uma ferramenta, mas apresentando um resultado expressivo no número de seguidores.
De junho/2019 a abril/2020 houve um crescimento de 1800%. É muito significativo, mas não havia um aumento nas vendas que acompanhasse o ritmo dos potenciais clientes que eram conquistados.
E dois aspectos importantes chamaram a atenção ao avaliarmos esse grande crescimento de público sem um crescimento de vendas na mesma escala ou próximo e começamos as nossas análises a partir deles.
Mapear claramente o público-alvo e das suas preferências
Avaliar as redes sociais eficazes para impulsionar a visibilidade da marca
Definir o melhor canal de vendas
Essa foi a primeira ação para começar todo o trabalho: conhecer as pessoas que seguem a página da CuraModa no Instagram, coletando diversas informações a respeito delas, suas preferências e os artigos pelos quais elas têm mais interesse.
Dessa forma, seria possível melhorar a comunicação com esse público ao conhecer quais peças de vestuário, calçados e acessórios elas procuram, além de dados pessoais que permitiriam fazer uma comunicação melhor com o público.
Uma informação importante é de que 85% das pessoas comprariam online para envio invés do processo manual de pagamento com entrega em mãos. A forma atual, além da informalidade, pesava negativamente no profissionalismo da empresa.
Além da grande concentração de pessoas, as redes sociais são a forma mais rápida de formar público que possa ser mapeado e direcionar conteúdo para fidelizar e gerar mais oportunidades de venda.
É importante buscar as redes que mais se identificam, na proposta e na audiência, com o que a CuraModa vende e com os seus valores – looks descolados dos mais variados estilos, liberdade de escolha, compromisso com a sustentabilidade na moda.
Foi criado um calendário de postagens para que as redes estejam sempre ativas e estimulando o público. Instalamos ferramentas de medição para avaliar o tráfego de cada uma e qual delas gera mais fluxo para vendas.
É a rede social do mundo onde todos os negócios devem estar presentes, pela quantidade de usuários ativos e pelo alcance mundial. Dela é possível extrair uma base numerosa de seguidores e ter uma base de potenciais clientes grande e qualificada.
Foi mantida pois é uma rede social essencialmente visual, onde as pessoas querem consumir conteúdo por imagens e os stories que têm a agilidade que combina com o universo fashion.
Dessa forma, ela é muito eficaz para negócios de moda como a CuraModa, além de muitos outros segmentos, como saúde, beleza, estética, artes, arquitetura e urbanismo.
Se 8 de cada 10 seguidores preferem comprar online e pagar pelo envio, ficou claro que muitas oportunidades foram/ perdidas com clientes que não se sentem seguros em comprar fora de um local próprio.
Decidimos, então, criar um e-commerce, com uma identidade visual clean e elegante, combinando a leveza da proposta da empresa com a qualidade dos artigos.
Esse é o ponto central de toda a performance do e-commerce; definir os termos-chave – aqueles que são os mais procurados nas buscas de usuários nos navegadores para o negócio.
Por ser um nicho muito específico, foi definido o termo brechó online. Dessa forma, é possível otimizar todo o conteúdo a partir do que as pessoas buscam.
Foram definidas categorias para os produtos, a partir do menu principal, conforme podemos ver na imagem abaixo, com subdivisões que facilita a navegação e a busca do cliente.
Cada categoria disposta com títulos e imagens de fácil identificação, descrições detalhadas e dicas de combinação do item com outras peças;
O próximo passo foi definir uma ferramenta de automação de vendas integrada com as redes sociais, de forma que a empresa pudesse:
Com isso, a equipe da CuraModa não precisa se preocupar com dados próprios e do cliente para receber valores. Para cada venda com pagamento confirmado, ela recebe um aviso e se preocupa apenas com o envio.
Implementamos, então, a solução Nuvem Shop com Facebook Shop e Instagram Shop.
Um brechó online é o exemplo clássico de um negócio local – mesmo com o alcance global no e-commerce e nas redes, tem grande parte da sua clientela posicionada localmente nas buscas feitas nos navegadores.
Implementamos o Google Meu Negócio e preparamos o SEO Local da empresa. Em 2 meses, a CuraModa estava em primeiro lugar na busca no Google pelo termo-chave.
O cliente recebeu um crédito de R$ 150 para anúncios no Google Adwords, que geraram um total de R$ 860,00. Um excelente resultado que demonstra a força dos termos-chave bem definidos e alinhados com as demais ferramentas de marketing da empresa.
Se você chegou até aqui, certamente conheceu as estratégias que podemos aplicar para aumentar as vendas do seu negócio. Mas, você se pergunta: triplicar faturamento é possível ou apenas usamos um título atraente?
A CuraModa passou de um faturamento mensal de R$ 1.150 para R$ 3.402!
E sabe como chegamos a esse excelente resultado?
Com um trabalho profissional.
Levar a sua empresa a níveis cada vez mais altos de visibilidade da margem e performance comercial exige um trabalho altamente estruturado, com diversas etapas, ferramentas simples e eficientes e muita análise.
Criar um site atraente e eficiente, que cuide de rotinas para que você e a sua equipe tenham mais tempo para criar novas estratégias de venda, conquistar novos mercados e vender mais!
Nesse exato momento, vendas que poderiam ser da sua empresa estão sendo fechadas com seus concorrentes.
E acredite: você vai se surpreender com a quantidade!
Uma pesquisa pelo produto que você vende mas que não apareceu no resultado.
Dois ou três cliques, da rede social para o site, e pronto: o cliente fechou a compra.
Mas não foi com a sua empresa!
Num mundo 100% online, onde nós esperamos encontrar o site ou a rede social de qualquer produto, cada dia que o seu negócio está offline ou está nos lugares errados é um dia que não se recupera.
Então, por que deixar para amanhã a venda de hoje?
A H2Web está preparada para conhecer o seu negócio, os desafios e planos e traçar o melhor plano de marketing digital.
Sem soluções mágicas. O segredo aqui é muito trabalho e estudo para entregar a melhor solução digital para você!
Agora é a sua vez.
Invista na parceria de uma Agência Digital com a experiência e a qualificação da H2Web.
Não deixe para amanhã, cada minuto é precioso no mercado que nunca fecha!
Vamos falar dos seus objetivos e criar uma solução para o sucesso deles!
Endereço: Rua Sargento Francisco Boeming, 269 Sala 07
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