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A profissão de copywriter tem crescido muito nos últimos anos, e isso se deve ao fato de que a internet se tornou um lugar cheio de oportunidades, principalmente na venda de produtos para diversas mídias.
Por ser uma escrita altamente persuasiva, o copywriter deve empregar muito bem os gatilhos mentais em seu texto, não só para chamarem a atenção do leitor, mas também para converter aquele lead (possível cliente) em venda para a empresa. Quer saber quanto ganha um copywriter? Veja nesse artigo!
O que faz um copywriter?
O copywriter, é o profissional responsável por criar textos e materiais escritos voltados para a publicidade e venda de produtos ou serviços diversos.
A técnica de copywriting consiste em escrever um texto fundamentado em vender um produto ou serviço, apresentando com riqueza de detalhes as seguintes informações:
- Direcionar o produto / serviço ao público-alvo;
- Não utilizar os gatilhos mentais em excesso ou mesmo forçar a venda (explicaremos no próximo tópico o que são gatilhos mentais);
- O material escrito deve ser persuasivo, mas também informativo, leve, fácil de entender;
- Levando o leitor a tomar uma decisão para comprar ou contratar o serviço ou produto apresentado;
- Demonstrar os detalhes do produto, listando todos os seus benefícios reais e porque o leitor não pode ficar sem comprar.
O que são os gatilhos mentais?
Para saber quanto ganha um copywriter, é preciso entender que quanto mais o profissional se empenha e estuda o público-alvo para criar o seu material, usando os gatilhos mentais de forma coerente e na hora certa, mais vendas essa copy converterá – e claro, o copywriter será muito bem remunerado por isso.
Os gatilhos mentais são um conjunto de técnicas de escrita, bem como o uso de termos corretos no texto, a fim de agirem como influenciadores do cérebro humano.
Os principais gatilhos mentais utilizados são:
- Escassez e urgência
- Autoridade
- Prova Social
- Ancoragem
- Curiosidade
- Pertencimento
- Cientificidade
- Aceitação Social
- Segurança
- Reciprocidade
- Ganância
- Exclusividade
- Especificidade
- Notícia
- Inimigo em comum
- Motivo
- Novidade
- Culpa
- Segredo
O copywriter pode criar conteúdo para diversas mídias:
– Anúncios de publicidade
– Roteiros de vídeos e propagandas
– Outdoors
– Páginas de vendas
– Revistas e jornais
– Redes Sociais
– Peças publicitárias
– Artigos e e-mails
Salário de um copywriter
Existem copywriters que trabalham de forma autônoma e freelancer, ou seja, não possuem registro em carteira de trabalho com o cliente. Outros, preferem trabalhar de maneira fixa.
Para se ter uma ideia, o copywriter pode cobrar por seus trabalhos da seguinte maneira:
- Determinar um valor fixo pelo trabalho antes de começar;
- Determinar um valor fixo mais uma porcentagem de lucro sobre as vendas de seu produto.
Em média, um profissional de copywriting que sabe usar a escrita de maneira correta em seus trabalhos e gerar lucros significativos aos clientes, ganha cerca de R$ 5.000 a R$ 30.000 por serviço.
Esse valor é incrível, não é mesmo? Mas, é preciso aperfeiçoar as técnicas de escrita constantemente, fazendo com que o seu serviço seja altamente valorizado.
Agora que foi despertada a sua atenção sobre o que faz e quanto ganha um copywriter, é hora de buscar conhecimentos na área para começar a atuar na profissão.
Listaremos aqui uma série de livros que trarão conhecimento, aperfeiçoamento e engajamento na área de copywriting, dando um destaque especial para os livros de Paulo Maccedo.
Principais livros sobre copywriting
Confira a lista de livros sobre copywriting que você precisa conhecer para se tornar um copywriter de sucesso!
1 – Redator Freelancer – dos primeiros clientes ao sucesso no mercado / Paulo Maccedo: esse livro, conhecido como o verdinho da Redação Web, é um guia para quem deseja iniciar como redator freelancer na internet, contendo dicas e caminhos práticos para os leitores.
2 – Eu, vendedor – Paulo Maccedo: nesse livro, o autor explica como ele deixou a vida de empregado e passou a ser o próprio patrão, vendendo produtos voltados para a escrita e se tornando sócio de uma empresa.
3 – A arte de escrever para a web – o azulzinho amado do conteúdo / Paulo Maccedo: voltado para empreendedores, profissionais de marketing e redatores que desejam produzir conteúdo para a internet.
4 – Copywriting – O método centenário de escrita mais cobiçado do mercado americano / Paulo Maccedo: conhecido como o livro vermelho do copywriting, esse best-seller esgotou a primeira tiragem em 24 dias apenas, nas principais livrarias do Brasil e on-line. O autor mostra como aumentar o seu poder de comunicação e a desenvolver facilmente discursos persuasivos.
5 – Copywriting – A habilidade de ouro usada por milionários para transformar palavras em lucro / Paulo Maccedo: é considerado o guia avançado de escrita para gerar riqueza. É ideal para quem deseja aumentar os cliques dos usuários na internet, gerando assim mais vendas e lucros.
6 – As armas da persuasão de Robert B. Cialdini: é um livro que ensina como usar os gatilhos mentais de: reciprocidade, compromisso, coerência, prova social, afeição, autoridade e escassez, com o fim de vender mais e aumentar os lucros.
7 – Marketing de conteúdo épico de Joe Pulizzi: o autor reforça a ideia de que é preciso produzir conteúdo relevante para o seu público, criando uma história que envolve os clientes.
8 – Copywriting: palavras que vendem milhões – Gustavo Ferreira: o autor apresenta várias ideias de como utilizar o copywriting da melhor maneira possível, atraindo muitos clientes. Além disso, ele demonstra 152 modelos de headlines altamente persuasivas e 26 modelos de cartas de vendas baseadas em modelos que venderam mais de 1 bilhão de dólares.
Com essa riqueza de informação, fica fácil seguir pelo caminho da profissão de copywriter não só pelo dinheiro, mas também para fazer o que ama, estabelecer os próprios horários e nunca ficar sem serviço de qualidade.
O futuro indica que cada vez mais pessoas estarão trabalhando na internet, (fazendo com que muitas profissões deixem de existir) produzindo conteúdos de qualidade, técnicas de conversão de vendas e alta persuasão – como a profissão de copywriter.
Mas é claro que não dá para se tornar um copywriter de um dia para o outro, afinal é necessário muito estudo e dedicação, por isso amigo uma boa saída e contar com um gênio do nicho para te ajudar, e quem melhor do que o Paulo Maccedo?
Com ele você irá aprender copy contando histórias! Eu posso te dizer é sensacional!