Copywriter salário: Quanto ganha um copywriter?

Copywriter salário

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A profissão de copywriter tem crescido muito nos últimos anos, e isso se deve ao fato de que a internet se tornou um lugar cheio de oportunidades, principalmente na venda de produtos para diversas mídias. 

Por ser uma escrita altamente persuasiva, o copywriter deve empregar muito bem os gatilhos mentais em seu texto, não só para chamarem a atenção do leitor, mas também para converter aquele lead (possível cliente) em venda para a empresa. Quer saber quanto ganha um copywriter? Veja nesse artigo!

O que faz um copywriter?

O copywriter, é o profissional responsável por criar textos e materiais escritos voltados para a publicidade e venda de produtos ou serviços diversos.

Por isso, não se trata apenas de escrever um longo texto ou apresentar um produto.

A técnica de copywriting consiste em escrever um texto fundamentado em vender um produto ou serviço, apresentando com riqueza de detalhes as seguintes informações:

  • Direcionar o produto / serviço ao público-alvo;
  • Não utilizar os gatilhos mentais em excesso ou mesmo forçar a venda (explicaremos no próximo tópico o que são gatilhos mentais);
  • O material escrito deve ser persuasivo, mas também informativo, leve, fácil de entender;
  • Levando o leitor a tomar uma decisão para comprar ou contratar o serviço ou produto apresentado;
  • Demonstrar os detalhes do produto, listando todos os seus benefícios reais e porque o leitor não pode ficar sem comprar.

O que são os gatilhos mentais?

Para saber quanto ganha um copywriter, é preciso entender que quanto mais o profissional se empenha e estuda o público-alvo para criar o seu material, usando os gatilhos mentais de forma coerente e na hora certa, mais vendas essa copy converteráe claro, o copywriter será muito bem remunerado por isso.

gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são um conjunto de técnicas de escrita, bem como o uso de termos corretos no texto, a fim de agirem como influenciadores do cérebro humano. 

Os principais gatilhos mentais utilizados são:

  • Escassez e urgência
  • Autoridade
  • Prova Social
  • Ancoragem
  • Curiosidade
  • Pertencimento
  • Cientificidade
  • Aceitação Social
  • Segurança
  • Reciprocidade 
  • Ganância 
  • Exclusividade
  • Especificidade
  • Notícia
  • Inimigo em comum
  • Motivo
  • Novidade
  • Culpa
  • Segredo

O copywriter pode criar conteúdo para diversas mídias:

– Anúncios de publicidade

– Roteiros de vídeos e propagandas

– Outdoors

– Páginas de vendas

– Revistas e jornais

– Redes Sociais

– Peças publicitárias

– Artigos e e-mails

Salário de um copywriter

Existem copywriters que trabalham de forma autônoma e freelancer, ou seja, não possuem registro em carteira de trabalho com o cliente. Outros, preferem trabalhar de maneira fixa.

Quanto ganha um copywriter
As duas formas de trabalhar são válidas, pois podem oferecer ganhos financeiros consistentes.

Para se ter uma ideia, o copywriter pode cobrar por seus trabalhos da seguinte maneira:

  • Determinar um valor fixo pelo trabalho antes de começar;
  • Determinar um valor fixo mais uma porcentagem de lucro sobre as vendas de seu produto.

Em média, um profissional de copywriting que sabe usar a escrita de maneira correta em seus trabalhos e gerar lucros significativos aos clientes, ganha cerca de R$ 5.000 a R$ 30.000 por serviço

Esse valor é incrível, não é mesmo? Mas, é preciso aperfeiçoar as técnicas de escrita constantemente, fazendo com que o seu serviço seja altamente valorizado.

Agora que foi despertada a sua atenção sobre o que faz e quanto ganha um copywriter,  é hora de buscar conhecimentos na área para começar a atuar na profissão.  

Listaremos aqui uma série de livros que trarão conhecimento, aperfeiçoamento e engajamento na área de copywriting, dando um destaque especial para os livros de Paulo Maccedo

Principais livros sobre copywriting

Confira a lista de livros sobre copywriting que você precisa conhecer para se tornar um copywriter de sucesso!

Livros de copywriter

1 – Redator Freelancer – dos primeiros clientes ao sucesso no mercado / Paulo Maccedo: esse livro, conhecido como o verdinho da Redação Web, é um guia para quem deseja iniciar como redator freelancer na internet, contendo dicas e caminhos práticos para os leitores.

2 – Eu, vendedor – Paulo Maccedo: nesse livro, o autor explica como ele deixou a vida de empregado e passou a ser o próprio patrão, vendendo produtos voltados para a escrita e se tornando sócio de uma empresa.

3 – A arte de escrever para a web – o azulzinho amado do conteúdo / Paulo Maccedo: voltado para empreendedores, profissionais de marketing e redatores que desejam produzir conteúdo para a internet. 

4 – Copywriting – O método centenário de escrita mais cobiçado do mercado americano / Paulo Maccedo: conhecido como o livro vermelho do copywriting, esse best-seller esgotou a primeira tiragem em 24 dias apenas, nas principais livrarias do Brasil e on-line. O autor mostra como aumentar o seu poder de comunicação e a desenvolver facilmente discursos persuasivos.

5 – Copywriting – A habilidade de ouro usada por milionários para transformar palavras em lucro / Paulo Maccedo: é considerado o guia avançado de escrita para gerar riqueza. É ideal para quem deseja aumentar os cliques dos usuários na internet, gerando assim mais vendas e lucros. 

6 – As armas da persuasão de Robert B. Cialdini: é um livro que ensina como usar os gatilhos mentais de: reciprocidade, compromisso, coerência, prova social, afeição, autoridade e escassez, com o fim de vender mais e aumentar os lucros. 

7 – Marketing de conteúdo épico de Joe Pulizzi: o autor reforça a ideia de que é preciso produzir conteúdo relevante para o seu público, criando uma história que envolve os clientes.

8 – Copywriting: palavras que vendem milhões – Gustavo Ferreira: o autor apresenta várias ideias de como utilizar o copywriting da melhor maneira possível, atraindo muitos clientes. Além disso, ele demonstra 152 modelos de headlines altamente persuasivas e 26 modelos de cartas de vendas baseadas em modelos que venderam mais de 1 bilhão de dólares.

Com essa riqueza de informação, fica fácil seguir pelo caminho da profissão de copywriter não só pelo dinheiro, mas também para fazer o que ama, estabelecer os próprios horários e nunca ficar sem serviço de qualidade.

O futuro indica que cada vez mais pessoas estarão trabalhando na internet, (fazendo com que muitas profissões deixem de existir) produzindo conteúdos de qualidade, técnicas de conversão de vendas e alta persuasão – como a profissão de copywriter.

Mas é claro que não dá para se tornar um copywriter de um dia para o outro, afinal é necessário muito estudo e dedicação, por isso amigo uma boa saída e contar com um gênio do nicho para te ajudar, e quem melhor do que o Paulo Maccedo?

Com ele você irá aprender copy contando histórias! Eu posso te dizer é sensacional!

copywriting

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