Entenda como os dispositivos mobile são importantes para o e-commerce

dispositivos mobile no-e-commerce

Compartilhe este post

 A maioria dos consumidores prefere fazer compras online pelo celular, por isso é crucial explorar ao máximo essa plataforma. 

 

De acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), 87% dos brasileiros utilizam o smartphone para fazer compras na internet. Esse número mostra que a maioria disparada dos consumidores está concentrada em dispositivos mobile, que tornam o ato do consumo mais prático e são utilizados com grande frequência no dia a dia.

Para quem trabalha com comércio, não basta apenas se fazer presente no e-commerce para explorar essa tendência, mas também acompanhar as preferências de consumo do seu público. É aqui que entra o que chamamos de mobile e-commerce, geralmente abreviado para m-commerce, ou seja,  o comércio virtual pensado e desenvolvido especificamente para dispositivos móveis como celulares e tablets. 

Hoje em dia, muitas lojas possuem um aplicativo próprio para mobile, o que certamente facilita ainda mais seu processo de vendas. Contudo, o m-commerce depende de uma série de fatores que não se limitam somente ao desenvolvimento de apps, mas também envolve a experiência do usuário ao navegar pela loja através do seu smartphone. Nem toda loja precisa ter um aplicativo, mas contar com sua própria página da web é o mínimo para aqueles que desejam ingressar no comércio virtual.

Ao criar um site, é normal que seja dado um grande foco na sua usabilidade dentro de plataformas tradicionais como os computadores, mas é indispensável que receba a mesma atenção para dispositivos mobile. Todo site precisa ser responsivo e organizado em um celular, disponibilizando o mesmo conteúdo adaptado para telas menores e mais verticais.  Não se atentar a esses detalhes pode custar muitas vendas, não só por espantar a clientela, mas também devido a diversas falhas operacionais. 

Seja por app ou pelo próprio site, investir em plataformas adequadas para mobile proporciona mais conveniência ao público, expandindo os negócios e ainda aumentando sua visibilidade dentro dos mecanismos de pesquisa. Não menos importante, também fornece uma experiência mais segura ao usuário, garantindo um ar mais profissional à loja e melhorando a reputação da marca.

Para começar a investir nesse segmento, é necessário contar com os serviços de um profissional especializado em um curso de desenvolvimento mobile, que já o prepara para pensar em todas as principais características e possíveis adversidades relacionadas aos dispositivos móveis. Lembre-se que tanto o site quanto o app precisam de atualizações frequentes, pois é muito comum que novos bugs e problemas técnicos surjam com o tempo.

Assim como todo investimento, essa é uma estratégia que gera muitos gastos de início, mas que certamente dará um grande retorno em médio e longo prazo.
banner agenda min

Mais posts

Você quer expandir seus negócios?
Podemos fazer isso juntos!

Entre em contato
Abrir bate-papo
1
Olá! Como Podemos te ajudar?