Agência de Marketing Digital H2Web

Efeito parallax: técnica pode agregar à estratégia de user experience da sua empresa em 2022

Efeito parallax

Compartilhe este post

 Efeito parallax: ilusão de ótica pode ser aplicada em inúmeras páginas da web, e cria um efeito de profundidade interessante para o consumidor. 

Com a ascensão do digital, o mundo voltado ao user experience (UX) ficou completamente abastecido de interesse. Afinal, uma vez que o e-commerce caiu no gosto dos brasileiros – e de quase todas as nações mundo afora, durante a pandemia –, ter um website bem desenhado foi um grande fator de mudança no resultado final das vendas.

É por esse motivo que as estratégias de web design borbulharam: como a palavra do ano foi a experiência do cliente no mundo dos negócios, trabalhar a jornada do usuário dentro do site foi fundamental para entender melhor o que funciona ou não para o e-commerce. E uma das técnicas usadas na construção gráfica dos sites foi o chamado “efeito parallax”.

O que é o efeito parallax?

Para quem não está familiarizado com o termo, o efeito parallax é um tipo de ilusão de ótica que faz alguns objetos em imagens parecerem ter mais movimento, tamanho e distância do que realmente têm. Ele usa e abusa de uma condição do olho humano que enxerga os itens mais próximos como maiores e os mais distantes como menores. 

Esse é um recurso que traz uma sensação mais realista para as fotografias, o que torna a experiência do usuário bem mais proveitosa. O resultado é algo semelhante ao efeito 3D, posto que, em blogs e sites, cria uma sensação de profundidade entre os itens do web design. 

Embora pareça novo, a verdade é que o efeito parallax já existe há muitos anos e é usado em várias comunicações – com certeza, você já se deparou com ele. A princípio, ele era usado nas animações infantis, tendo uma de suas primeiras aparições na grande mídia em 1937, no filme da Branca de Neve e os Sete Anões, da Disney.

Os videogames mais antigos também fazem o uso desse efeito para indicar movimento, a ver pelo mapa do icônico Super Mario Bros, feito em pixel art para o Atari 2600, em 1983.

Como usá-lo a favor do UX?

Há muitas formas de implementar um efeito parallax em sites, sejam eles de compra ou comuns. Uma dessas maneiras é usar o movimento de rolagem do mouse para provocar essa impressão de profundidade – aquela em que, quanto mais você rola a página, mais formas geométricas para trás ou para frente do conteúdo principal aparecem.

Outro ponto interessante, usado por sites como Ivy Chen e Mild Design, é a coloração de imagens já encontradas na página. O efeito também funciona com a rolagem e pode trazer uma visão colorida de um design monocromático.

Há também a opção de manter algumas imagens fixas durante a rolagem, ao passo que outras se transformam e saem da tela. Alguns dos sites que aplicam bem esse conceito são o Industrial Jewelry e o Inky Blue Animal Rescue.

É válido lembrar que qualquer site e para qualquer propósito pode usar o efeito parallax a seu favor para trazer um user experience mais sofisticado e chamativo. A ilusão de ótica, quando bem feita – sempre por profissionais da área de web design –, pode transformar até mesmo um site de investimentos em algo mais prazeroso e divertido de se navegar, além de promover um maior interesse das pessoas mais leigas no assunto.

banner agenda min

Mais posts

Você quer expandir seus negócios?
Podemos fazer isso juntos!

Entre em contato
Abrir bate-papo
1
Olá! Como Podemos te ajudar?