Efeito parallax: ilusão de ótica pode ser aplicada em inúmeras páginas da web, e cria um efeito de profundidade interessante para o consumidor.
Com a ascensão do digital, o mundo voltado ao user experience (UX) ficou completamente abastecido de interesse. Afinal, uma vez que o e-commerce caiu no gosto dos brasileiros – e de quase todas as nações mundo afora, durante a pandemia –, ter um website bem desenhado foi um grande fator de mudança no resultado final das vendas.
É por esse motivo que as estratégias de web design borbulharam: como a palavra do ano foi a experiência do cliente no mundo dos negócios, trabalhar a jornada do usuário dentro do site foi fundamental para entender melhor o que funciona ou não para o e-commerce. E uma das técnicas usadas na construção gráfica dos sites foi o chamado “efeito parallax”.
O que é o efeito parallax?
Para quem não está familiarizado com o termo, o efeito parallax é um tipo de ilusão de ótica que faz alguns objetos em imagens parecerem ter mais movimento, tamanho e distância do que realmente têm. Ele usa e abusa de uma condição do olho humano que enxerga os itens mais próximos como maiores e os mais distantes como menores.
Esse é um recurso que traz uma sensação mais realista para as fotografias, o que torna a experiência do usuário bem mais proveitosa. O resultado é algo semelhante ao efeito 3D, posto que, em blogs e sites, cria uma sensação de profundidade entre os itens do web design.
Embora pareça novo, a verdade é que o efeito parallax já existe há muitos anos e é usado em várias comunicações – com certeza, você já se deparou com ele. A princípio, ele era usado nas animações infantis, tendo uma de suas primeiras aparições na grande mídia em 1937, no filme da Branca de Neve e os Sete Anões, da Disney.
Os videogames mais antigos também fazem o uso desse efeito para indicar movimento, a ver pelo mapa do icônico Super Mario Bros, feito em pixel art para o Atari 2600, em 1983.
Como usá-lo a favor do UX?
Há muitas formas de implementar um efeito parallax em sites, sejam eles de compra ou comuns. Uma dessas maneiras é usar o movimento de rolagem do mouse para provocar essa impressão de profundidade – aquela em que, quanto mais você rola a página, mais formas geométricas para trás ou para frente do conteúdo principal aparecem.
Outro ponto interessante, usado por sites como Ivy Chen e Mild Design, é a coloração de imagens já encontradas na página. O efeito também funciona com a rolagem e pode trazer uma visão colorida de um design monocromático.
Há também a opção de manter algumas imagens fixas durante a rolagem, ao passo que outras se transformam e saem da tela. Alguns dos sites que aplicam bem esse conceito são o Industrial Jewelry e o Inky Blue Animal Rescue.
É válido lembrar que qualquer site e para qualquer propósito pode usar o efeito parallax a seu favor para trazer um user experience mais sofisticado e chamativo. A ilusão de ótica, quando bem feita – sempre por profissionais da área de web design –, pode transformar até mesmo um site de investimentos em algo mais prazeroso e divertido de se navegar, além de promover um maior interesse das pessoas mais leigas no assunto.