//Endomarketing: aprenda a engajar seus colaboradores

Endomarketing: aprenda a engajar seus colaboradores

Normalmente, o marketing engloba todas as ações que são feitas por uma empresa direcionadas a um público externo: os consumidores. Entretanto, algo que muitas pessoas não sabem é que o marketing pode, também, ser utilizado pelas empresas visando um público interno, ou seja, os colaboradores. É pensando nessa questão que o endomarketing surgiu, destinado a melhorar a imagem que uma organização possui não para o ambiente externo, mas sim para os trabalhadores. Dessa forma, é possível obter uma equipe muito mais motivada, reduzindo o índice de rotatividade de funcionários e atraindo novos profissionais muito qualificados.

Nesse sentido, o artigo a seguir tem o intuito de apresentar o conceito de endomarketing, procurando abordar a forma como essa estratégia pode contribuir com o sucesso de uma empresa e dos seus colaboradores.

 

O que caracteriza o endomarketing?

 

O próprio nome “endomarketing” já indica sobre o que ele se trata. O termo “endo” é proveniente do grego e significa “para dentro”. Portanto, o endomarketing nada mais é do que a aplicação de conceitos de marketing para um público interno, buscando estudar as suas necessidades e desejos.

As ações de endomarketing podem ser as mais variadas possíveis, tais como:

 

  • Projetos de comunicação interna;
  • Reconhecimento;
  • Práticas de motivação;
  • Realização de eventos;
  • Melhoria do ambiente de trabalho.

 

Tendo em vista o objetivo do endomarketing, ele costuma ser utilizado em um trabalho conjunto entre as equipes de Recursos Humanos e de marketing. Assim, enquanto o RH tenta compreender quais são os desejos e necessidades dos trabalhadores de uma empresa, identificando os desafios para o engajamento e interação deles, o setor de marketing pode traçar as estratégias adequadas de acordo com o que for necessário.

As vantagens que o endomarketing é capaz de trazer para uma organização são várias: os colaboradores se sentem mais motivados devido à maior abertura que as empresas oferecem para novas ideias; a produtividade se torna otimizada em decorrência dessa motivação; o turnover (rotatividade de funcionários) é menor, já que funcionários satisfeitos tendem a sentir um bem-estar dentro de certo ambiente empresarial e, portanto, não desejam sair de um local que os trata bem; o clima organizacional melhora consideravelmente.

 

Como o endomarketing acontece na prática?

 

 

 

O endomarketing, assim como diversas ações de marketing, é pautado na utilização de estratégias específicas de acordo com os objetivos que uma empresa deseja obter, as quais serão mostradas a seguir.

 

Os eventos

 

Realizar eventos, tais como congressos e palestras motivacionais ou não, é uma ótima maneira de se aumentar a motivação das equipes e favorecer o crescimento profissional/pessoal de cada um dos funcionários. Dessa maneira, uma empresa consegue obter uma série de vantagens, como: os colaboradores conseguem estruturar melhor o seu progresso profissional, permitindo que metas listadas possam ser alcançadas e que o crescimento dos funcionários seja melhor coordenado.

 

Isso porque eventos como palestras são capazes de oferecer um incremento à formação profissional e pessoal dos trabalhadores. Assim, as palestras conseguem preparar os colaboradores de uma empresa para novos desafios e atividades através da aquisição de conhecimento na área. Pensando nisso, uma empresa de montagem e manutenção industrial, por exemplo, pode fazer palestras sobre segurança do trabalho para os seus funcionários, prevenindo que lesões ou acidentes aconteçam e que uma empresa arque com a falta de seus profissionais.

 

A importância desse tipo de ação está no fato de que, cada vez mais, tanto o mercado quanto os trabalhadores estão exigindo um conhecimento técnico maior sobre determinados serviços. Portanto, as empresas se consolidar como um braço de ajuda aos seus funcionários, atendendo as suas necessidades. Pode-se observar isso em uma firma de assistência técnica equipamentos médicos, por exemplo, onde os líderes da empresa oferecem aos seus técnicos algum tipo de curso de especialização.

 

Os benefícios

 

Quando se fala em benefícios aqui, não estamos pensando naqueles oferecidos pelas empresas (vale transporte, assistência médica, alimentação), mas dos benefícios que podem ser explorados mais a fundo com o intuito de agradar os funcionários. Entre eles, é possível citar:

  • Flexibilidade de horários;
  • Possibilidade de trabalhos home-office;
  • Vale-academias;
  • Cupons de desconto em salões, barbearias, spas, etc;
  • Dias especiais.

Mas, qual a vantagem de se oferecer benefícios como estes citados?

Ao receber benefícios, o funcionário de uma empresa cria a consciência de que a organização confia em seus serviços, motivando-o. Dessa maneira, uma empresa de limpeza de ar condicionado, por exemplo, consegue fugir daquele padrão tradicional de trabalho, simplesmente pautado no cumprimento de metas, horários e entregas. Isso porque o foco principal do endomarketing é a produtividade, independentemente se o funcionário dessa empresa está trabalhando no atendimento a clientes dentro do espaço físico ou por meio do seu computador.

Outra ideia interessante é oferecer bonificações aos funcionários, já que ações como essa aumentam a motivação de uma equipe. Esta, por sua vez, passa a se dedicar de maneira mais empenhada no seu trabalho, procurando melhorar os resultados de uma empresa.

Assim, bonificações como acréscimos salariais, viagens, passeios e presentes faz com que os colaboradores se esforcem tanto para receber o reconhecimento da empresa quanto para conquistar essas bonificações. Além disso, no caso de lojas, tais como uma vendedora de poltrona de massagem, por exemplo, pode-se oferecer uma comissão a cada venda que um funcionário realiza. Com isso, as organizações conseguem reduzir custos ao mesmo tempo em que aumentam a produtividade e os lucros.

 

O plano de carreiras

 

Um plano de carreira é composto por todas as metas e os caminhos que irão guiar uma pessoa para um crescimento profissional, podendo ser utilizado tanto pelas empresas quanto pelos próprios funcionários. De qualquer maneira, organizações que desenvolvem um plano de carreira oferecem a imagem de que elas valorizam os seus colaboradores, atraindo novos profissionais.

Dessa forma, uma produtora de caixas de papelão personalizadas para empresas, por exemplo, pode ter um plano de carreira que demonstre aos seus funcionários as possibilidades de crescimento que eles podem ter dentro da organização. 

Portanto, seja o trabalhador do chão de fábrica ou os supervisores e líderes dessa empresa, é possível motivar os funcionários através do oferecimento das chances de realizações pessoais e profissionais.

Para tal, a organização pode começar por meio de ações mais fáceis e não tão complexas. Inicialmente, pode-se pensar na oferta de cargos de maior hierarquia dentro de uma empresa para colaboradores capacitados e mais dedicados.

Nesse sentido, uma fabricante de troféu em acrílico, por exemplo, pode pensar na aplicação de uma prova escrita ou prática para escolher quais dos seus funcionários que trabalharam na linha de produção merecem o cargo de supervisão de setores.

 

O reconhecimento do trabalho

 

O ato de reconhecer o trabalho e o esforço dos funcionários é algo essencial para que eles tenham conhecimento da importância deles para o funcionamento de uma empresa, afinal, nem sempre os retornos financeiros e os benefícios citados são suficientes para oferecer a um profissional o sentimento de pertencimento.

Por essa razão, o reconhecimento dos esforços é uma grande maneira de “agradecer” um funcionário pelo trabalho prestado. Os líderes e gestores de uma empresa podem adquirir o hábito de oferecer elogios aos colaboradores, principalmente nos momentos em que os resultados foram atingidos e as metas cumpridas.

Assim, quando uma empresa vendedora de bobina térmica para relógio de ponto, por exemplo, agradece os seus colaboradores diante de um aumento de vendas da loja, esta não está apenas motivando os seus funcionários, mas também oferecendo a eles um feedback, um retorno, a respeito da qualidade do serviço prestado.

Por meio de ações assim é que os líderes de uma organização conseguem desenvolver um relacionamento pautado no respeito mútuo entre os funcionários, independentemente do cargo e do nível hierárquico deles, motivando-os em vários trabalhos.

Ainda pensando na questão do reconhecimento, uma atitude interessante é a divulgação dos bons exemplos de uma companhia. Ou seja, dentro de uma produtora de etiquetas em rolo, por exemplo, os gestores podem colocar em evidência algum trabalhador da linha de produção que deu uma grande ideia para a melhoria da produtividade da empresa. 

Assim, ela pode pendurar cartazes ou mencionar as ações desse profissional dentro de reuniões, aumentando a satisfação dele e estimulando uma competição saudável.

Enfim, é possível perceber que o endomarketing é uma realidade dentro das empresas da atualidade. Estratégias voltadas para o trabalhador são muito eficientes para melhorar o empenho deles, a qualidade de vida e o bem-estar, fazendo com que o salário não seja, simplesmente, o único motivo para desempenhar uma função. Portanto, uma empresa precisa estar totalmente integrada para que todos os resultados sejam alcançados da melhor maneira possível.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

2019-08-19T15:44:27-03:00 Por |

About the Author:

Estrategista de Marketing Digital e Expert de Vendas On-line com 18 anos de experiência no mercado de internet e mais de 600 projetos digitais desde 1997, isso mesmo da época que não existia Wordpress, só o velho e bom notepad!
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