Qualquer empresa que visa bons resultados nos dias de hoje precisa atentar-se ao endomarketing! Porém, diversos donos de negócios não têm conhecimento a respeito deste conceito e, por isso, vamos abordá-lo no artigo de hoje.
Sendo assim, acompanhe a leitura até o final e descubra como o endomarketing pode ser um grande aliado para o sucesso de uma empresa.
O endomarketing
O endomarketing basicamente trata-se do sentimento de pertencimento dos colaboradores em relação a empresa que trabalham , ou seja, envolve questões de engajamento, incentivo e alinhamento com o local que exercem suas profissões.
Nesse sentido, o endomarketing funciona como uma espécie de marketing interno que contribui para que os colaboradores fiquem mais motivados e, consequentemente, performem melhor.
Vale ressaltar que o endomarketing não fica responsável apenas pelo departamento de RH ou de marketing, é preciso que haja uma integração de todos para que essa estratégia funcione bem.
Exemplo básico
Diversas pesquisas realizadas nos últimos anos mostraram que muitos colaboradores não estão felizes ou satisfeitos no local onde trabalham.
E mais, que vários deles passam algum tempo no trabalho acessando o Facebook, o YouTube, comprando online ou simplesmente procrastinando.
Isso porque geralmente eles estão desmotivados e insatisfeitos , não vêem incentivos da empresa e não se sentem desafiados em suas tarefas.
Como consequência, a produtividade e os resultados são bem abaixo do esperado.
Agora com o endomarketing, ou seja, com estratégias que deixem os colaboradores mais motivados e engajados o cenário é diferente.
Pense em quantas horas de trabalho são desperdiçadas em um mês com colaboradores que ficam acessando o Facebook e outras redes sociais todos os dias?
Agora pense o quanto seria produtivo para uma empresa se usassem essas horas para, de fato, trabalhar? Com certeza, os números no final do mês seriam bem melhores.
Mas então, como aplicar o endomarketing em empresas?
Simples: valorizando os funcionários e oferecendo incentivos (prêmios) a eles. Afinal de contas, inúmeros colaboradores se dedicam mais quando são reconhecidos por suas conquistas.
Dessa forma, é essencial que essa estratégia seja aplicada em todas as empresas, pois:
- Oferece um sentido ao ambiente de trabalho;
- Melhora a qualidade de vida no trabalho;
- Aumenta o engajamento dos colaboradores;
- Melhora o clima organizacional ao incentivar o trabalho em equipe;
- Aumenta a produtividade e os níveis de satisfação dos trabalhadores;
- Gera mais comprometimento dos colaboradores;
- Reduz a rotatividade (turnover) de funcionários.
E, para que tudo isso ocorra da melhor maneira, é importante:
- Conhecer bem os colaboradores;
- Realizar pesquisas internas;
- Estabelecer metas, objetivos e recompensas para tarefas;
- Acompanhar e medir os resultados;
- Realizar eventos para o público interno;
- Pedir feedbacks regularmente;
- Promover treinamentos e cursos;
- Oferecer um plano de carreira para os funcionários;
- Ter uma ótima comunicação interna.
Assim, seguindo as dicas deste artigo, o marketing interno ou endomarketing será cada vez melhor e consequemente, os resultados da empresa também!
Ficou com alguma dúvida? Tem alguma sugestão ou dica para dar? Comente abaixo, queremos ouvir você!