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Gatilhos mentais no marketing digital: como planejar a estratégia ideal

Gatilhos mentais

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 Contribuição de estudos psicológicos e neurológicos auxiliam o planejamento do marketing digital. 

Você pode nunca ter ouvido falar sobre gatilhos mentais do marketing digital, mas com certeza sabe o que é. Não se trata de manipulação, de hipnose ou de mágica: trata-se simplesmente de conhecer os seus clientes para saber exatamente como levá-los a adquirir o seu produto ou serviço. Essas estratégias de marketing existem justamente para que a sua relação com o cliente seja próxima, fazendo com que a empresa forneça os estímulos e as motivações para que não só você ganhe novos clientes, como também, e principalmente, torne-o um cliente fiel da sua marca.

Gatilhos mentais: o que são?

De uma maneira geral, os gatilhos mentais são ativados quando algo do mundo real produz sintomas psiquiátricos e emocionais, que podem ser tanto negativos (como pânico, ansiedade, pensamentos negativos, etc.), quanto positivos (entusiasmo, alegria, motivação, etc.). O marketing digital se utiliza da segunda categoria. A reação aos gatilhos mentais é algo natural do ser humano, que responde a diversos estímulos externos. Quando é ativado, um gatilho é capaz de transportar a mente da pessoa para diversos lugares – outro tempo, outro espaço ou uma lembrança. 

É importante ressaltar também que essa estratégia pode ser visual, auditiva, olfativa e também estar atrelada ao paladar e ao tato.

Gatilhos mentais e marketing digital

No marketing digital, usualmente, produz-se gatilhos mentais, por meio de estímulos visuais e sonoros, como propagandas, por exemplo. A melhor maneira de você começar os trabalhos com gatilhos mentais é posicionar a sua marca para ganhar a confiança dos seus clientes; do mesmo modo, saber quem é o seu público-alvo ajuda muito para você planejar estratégias de marketing de conteúdo para angariar clientes. 

Trabalhar com princípio da prova social (popularidade), princípio da novidade (oferecimento de um produto inovador) e princípio da escassez e da urgência (oferecer uma oportunidade imperdível ao cliente) são a receita para uma boa estratégia de gatilhos mentais.  Apostando nesses princípios, você poderá convencer o seu público de que, tanto a sua marca, quanto o seu produto, merece uma chance. 

A aplicação da tática em estratégias de marketing vem a partir de análises baseadas nos estudos de neurologistas, que são os profissionais médicos que se voltam para os neurônios, os neurotransmissores e o cérebro de um modo geral. Uma vez que o marketing digital age diretamente na mente dos clientes (sobretudo, na decisão de compra de produtos ou serviços), é muito importante se manter atualizado para inovar nas suas estratégias de marketing. 

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