Gatilhos mentais no marketing digital: como planejar a estratégia ideal

Gatilhos mentais

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
 Contribuição de estudos psicológicos e neurológicos auxiliam o planejamento do marketing digital. 

Você pode nunca ter ouvido falar sobre gatilhos mentais do marketing digital, mas com certeza sabe o que é. Não se trata de manipulação, de hipnose ou de mágica: trata-se simplesmente de conhecer os seus clientes para saber exatamente como levá-los a adquirir o seu produto ou serviço. Essas estratégias de marketing existem justamente para que a sua relação com o cliente seja próxima, fazendo com que a empresa forneça os estímulos e as motivações para que não só você ganhe novos clientes, como também, e principalmente, torne-o um cliente fiel da sua marca.

Gatilhos mentais: o que são?

De uma maneira geral, os gatilhos mentais são ativados quando algo do mundo real produz sintomas psiquiátricos e emocionais, que podem ser tanto negativos (como pânico, ansiedade, pensamentos negativos, etc.), quanto positivos (entusiasmo, alegria, motivação, etc.). O marketing digital se utiliza da segunda categoria. A reação aos gatilhos mentais é algo natural do ser humano, que responde a diversos estímulos externos. Quando é ativado, um gatilho é capaz de transportar a mente da pessoa para diversos lugares – outro tempo, outro espaço ou uma lembrança. 

É importante ressaltar também que essa estratégia pode ser visual, auditiva, olfativa e também estar atrelada ao paladar e ao tato.

Gatilhos mentais e marketing digital

No marketing digital, usualmente, produz-se gatilhos mentais, por meio de estímulos visuais e sonoros, como propagandas, por exemplo. A melhor maneira de você começar os trabalhos com gatilhos mentais é posicionar a sua marca para ganhar a confiança dos seus clientes; do mesmo modo, saber quem é o seu público-alvo ajuda muito para você planejar estratégias de marketing de conteúdo para angariar clientes. 

Trabalhar com princípio da prova social (popularidade), princípio da novidade (oferecimento de um produto inovador) e princípio da escassez e da urgência (oferecer uma oportunidade imperdível ao cliente) são a receita para uma boa estratégia de gatilhos mentais.  Apostando nesses princípios, você poderá convencer o seu público de que, tanto a sua marca, quanto o seu produto, merece uma chance. 

A aplicação da tática em estratégias de marketing vem a partir de análises baseadas nos estudos de neurologistas, que são os profissionais médicos que se voltam para os neurônios, os neurotransmissores e o cérebro de um modo geral. Uma vez que o marketing digital age diretamente na mente dos clientes (sobretudo, na decisão de compra de produtos ou serviços), é muito importante se manter atualizado para inovar nas suas estratégias de marketing. 

banner agenda min

Mais posts

renda de uma assistência técnica

Qual a renda de uma assistência técnica?

Você já teve vontade de iniciar um negócio de assistência técnica de aparelhos? Sabe quais são as melhores maneiras de ganhar com os serviços oferecidos?

Você quer expandir seus negócios?

Podemos fazer isso juntos

Entre em contato
Open chat
1
Olá! Como Podemos te ajudar?