//A importância da identidade visual para um plano de marketing digital

A importância da identidade visual para um plano de marketing digital

Definir a identidade visual de uma marca é um ponto essencial para o sucesso no marketing digital, só assim é possível consolidar-se dentro do seu nicho e fortalecer seu posicionamento.

Além disso, ela gera a primeira impressão do público e faz com que ele se lembre de forma positiva da sua marca. 

Para que isso aconteça, é necessário desenvolver um planejamento estratégico.

Se você quer saber mais sobre o assunto, confira o conteúdo a seguir!

O valor do Branding

 

identidade visual branding

 

Antes de falar sobre o branding é preciso entender que identidade visual é a produção de elementos gráficos com objetivo de representar as ideias e princípios que a marca deseja transmitir ao público. 

A principal característica dela é individualizar a empresa e facilitar sua identificação e memorização. 

Já o branding vai além dos elementos gráficos. Ele é responsável por determinar a percepção do público sobre a instituição de acordo com seu posicionamento, propósito e valores.

Pensando nisso, é fundamental entender como desenvolver um branding assertivo pode te ajudar e fazer com que a empresa se destaque em meio a competitividade do meio digital.

Criar uma identificação com o público, contar as causas e histórias da empresa, ter personalidade e propósito são alguns dos pontos que podem fazer a diferença durante um plano de marketing digital!

Existem diversas formas de colocar tudo isso em prática, principalmente com as transformações tecnológicas e com as novas possibilidades para o branding no espaço digital.

Dividimos elas em dois grupos:

Identidade Visual

Como foi dito anteriormente, a identidade visual é responsável pelas representações gráficas da marca: logo, estilo de foto, fontes, cores adequadas etc.

É importante ter uma base e estruturá-la corretamente para facilitar a associação  na mente das pessoas.

Adaptação de logo

No momento da criação da marca é importante adequar o logo para web, pois arquivos para materiais impressos são diferentes dos usados para a internet.

Manual de marca

Criar um manual de marca é fundamental. Nele deve conter todas as cores que a empresa utiliza, as fontes usadas, os códigos das cores, formatos, as versões etc.

Estilo

Adote um estilo para a marca, isso fará com que ele transpareça muito sobre a empresa e esteja de acordo com outros elementos do plano de marketing digital.

Estratégia

 

 

A estratégia tem o objetivo de criar uma percepção da empresa transmitindo seu propósito. Com isso o público não se identifica apenas com a aparência, mas também com os valores.

Personalidade da marca

Algumas perguntas podem ajudar no momento de estruturar um planejamento digital da marca:

  • Qual a personalidade da marca?
  • Existe algo importante sobre a filosofia da instituição?
  • Se a marca fosse uma pessoa, como essa pessoa seria?
  • Quais imagens vêm à cabeça quando pensamos na empresa? 
  • Como a empresa torna o mundo melhor?

Linguagem

Saber qual é a linguagem usada pelo público da instituição é muito importante. Só assim é possível entender se o “tom de voz” dos clientes é mais descontraído ou especializado.

Canais

Identificar quais meios o público usa para se comunicar com outras marcas é recomendado também, assim ficará mais fácil atingir o público certo no lugar certo. 

Existem diversos canais que as pessoas usam para se comunicar, como por exemplo o WhatsApp, e-mail e redes sociais. 

Conteúdo

Conhecido como inbound marketing, a estratégia de conteúdo, além de fazer a marca se destacar na busca, faz com que ela ganhe visibilidade e construa autoridade no meio.

Com a ajuda das ferramentas de inbound marketing esse processo se torna mais ágil e efetivo e faz com que as pessoas criem uma confiança na empresa.

Depois de entender o processo, fica mais simples de identificar em cada ponto o branding pode transformar a percepção das pessoas sobre uma marca.

Vantagens em estruturar uma identidade visual

É necessário muita pesquisa e planejamento ao criar uma identidade visual. Fazendo isso da maneira correta é possível:

  • Facilitar a identificação do público
  • Reforçar a presença da empresa no mercado 
  • Possibilitar um relacionamento sólido entre as empresas e os clientes
  • Permitir maior reconhecimento de marca
  • Influenciar nos resultados
  • Transmitir valores, ideias e conceitos de acordo com a estratégia da instituição
  • Passar a sensação de confiabilidade ao público

 

Após estruturar tudo muito bem, e, em seguida, colocar em prática, muitos benefícios podem surgir, como por exemplo mais vendas. Se tiver com algumas dúvida e precisa de um agência de Marketing digital!

Foco nos valores da marca

Neste conteúdo foi possível entender a importância da identidade visual e como ela está atrelada direta e indiretamente com os valores e princípios que uma marca carrega.

Isso faz toda a diferença no plano de marketing digital de uma instituição, além de ajudar a se destacar da concorrência.

É provável que você já tenha ouvido a frase “quem não é visto, não é lembrado”, por isso é tão importante investir na elaboração da identidade visual.

 

Conteúdo produzido por Beatriz Trevizoli, Growth Hacker na Ideal Marketing.

2019-08-14T15:08:16-03:00 Por |

About the Author:

Estrategista de Marketing Digital e Expert de Vendas On-line com 18 anos de experiência no mercado de internet e mais de 600 projetos digitais desde 1997, isso mesmo da época que não existia Wordpress, só o velho e bom notepad!