Índice de Conteúdo
Originada do funil de vendas, estratégia está revolucionando o ambiente digital com o intuito de atrair potenciais clientes
Também conhecido como “marketing de entrada”, o Inbound Marketing vem revolucionando o ambiente digital, principalmente por se opor à premissa do marketing tradicional e atuar diretamente no topo do funil de vendas.
Elegível para empresas dos mais diversos segmentos, neste artigo, além de melhor conhecê-lo, você saberá como aplicá-lo em seu negócio. Confira:
Informação e educação para a audiência
De forma um pouco mais generalista, é possível dizer que o Inbound Marketing prospecta novos clientes e gera potenciais leads por meio da informação e educação para futuros clientes.
A princípio, antes de contratar um produto ou serviço, o consumidor costuma buscar informações sobre sua dor, e é aí onde o Inbound Marketing se aplica.
Além de produzir conteúdo para blogs ou site da marca, a equipe responsável atuará em algumas ações as quais, além de responderem a dúvida de seu futuro cliente, o farão se interessar ainda mais pelo que seu segmento tem a oferecer.
Ação direta no topo do funil de vendas
Para quem entende de marketing digital, o termo “funil de vendas” é familiar, e, caso não, segue aqui uma explicação do por quê segui-lo é tão importante, focando principalmente no item presente em seu topo, os visitantes.
Composto por quatro etapas – visitantes, leads, oportunidades e vendas –, o funil de vendas abre um leque de possibilidades de aplicação para cada uma de suas etapas, que passeiam entre a descoberta da dor de sua persona até a efetivação da venda de seu produto, que tende a curá-la.
Por estarmos falando sobre Inbound Marketing, frisaremos os dois primeiros tópicos – visitantes e leads –, os quais a estratégia de marketing em questão se aplica diretamente, e que você aprenderá mais sobre ainda neste artigo.
Principais estratégias do Inbound Marketing
Para melhor explicar como aplicar o Inbound, atrair novos clientes e então gerar leads para sua empresa, listamos alguns dos principais formatos de aplicação e estratégias de marketing. Confira:
-
Blog:
Apesar de algumas pessoas acreditarem que os blogs estão ultrapassados, o Inbound nos prova o contrário ao evidenciar que a maioria dos clientes, antes da contratação, prefere descobrir um pouco mais sobre o produto oferecido e como ele poderá curar a dor de sua persona.
Um conteúdo bem produzido é capaz não só de prospectar novos clientes, mas também educá-lo sobre algo que ele está buscando, de forma que lhe faça sentido, o que, além de familiarizar o futuro cliente com o produto oferecido, o fará se lembrar da marca.
-
SEO:
Search Engine Optimization, ou otimização dos mecanismos de busca, é uma tática utilizada por empresas que visam melhorar o desempenho de seu site, buscando atingir um público maior e, consequentemente, gerar mais leads.
Para aplicá-lo, além da otimização de seu conteúdo, o interessado deve investir em técnicas que aumentem a visibilidade e determinem que sua URL é segura e de fato segue a proposta de seu produto.
Tal técnica pode ser aplicada em sites, blogs e em links externos que levem potenciais clientes à página da marca, garantindo assim ao Google que seu conteúdo é relevante e de fato atende às necessidades de sua persona.
Além destes, os links patrocinados e anúncios também podem ser considerados como práticas de Inbound Marketing; nestes, plataformas como Google, Instagram e Facebook entregam ao público conteúdos relacionados a suas buscas recentes, o que pode resultar em eventuais vendas ou identificação do público com sua proposta.
O Inbound Marketing é uma estratégia importante
Como visto, independentemente do segmento de seu negócio, as estratégias de Inbound Marketing são uma ótima forma de levar uma marca mais longe de forma mais humanizada, gerando assim não só leads, mas a fidelização de clientes.