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Marketing de engajamento: a importância de aplicar nos negócios

Marketing de engajamento: a importância de aplicar nos negócios

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O consumidor 4.0 dá preferência à qualidade da jornada de compra e ao acesso à informação

 

A forma de se relacionar com o cliente mudou já faz um tempo, mas muitas empresas ainda não se deram conta disso e acabam gastando mais do que o necessário em marketing, sem conseguir o retorno esperado. É que fidelizar o consumidor atualmente é muito mais efetivo e econômico do que conquistar novos.  Para que isto aconteça, é necessário investir em marketing de engajamento, que, para ter sucesso, necessita bem mais de estratégia do que de investimento em si. 

O marketing de engajamento é fundamental para que a empresa se conecte com o público-alvo e possa estabelecer um relacionamento duradouro e lucrativo. Um cliente engajado é muito mais suscetível à conversão e muito mais acessível para fazer negócio.

Consumidor 4.0

O perfil dominante de consumidor no mercado atualmente, chamado de consumidor 4.0, se preocupa não só com a finalização da compra em si, mas com a qualidade da jornada de compra e com o acesso à informação. Por isso, prefere empresas que proporcionem experiências qualificadas, onde sua participação seja ativa. A realidade é resultado da transformação digital, com uma pitada de pandemia, que permitiu que os clientes se relacionassem diretamente com as marcas pela internet.

Engajamento digital

Atualmente, grande parte do caminho que o cliente faz em direção a uma empresa acontece no digital. Por isso é tão importante o marketing de engajamento no contexto digital, já que é por lá que os consumidores interagem diretamente com a marca, por meio de várias ações, como cliques, curtidas, comentários e compartilhamentos.

As interações são muito importantes para aumentar o alcance e a relevância da empresa na internet e também para proporcionar o estabelecimento de relacionamentos lucrativos. Quanto maior for o engajamento do cliente, maior será a taxa de conversão de leads.

Como a internet é um ambiente muito democrático, mas também extremamente competitivo, as empresas que conseguem construir um relacionamento saem na frente.  Permanecem na lembrança do consumidor e facilitam o caminho em direção à compra. 

Os benefícios

A estratégia utiliza técnicas e práticas focadas em motivar a participação da audiência, construindo um bom relacionamento com leads, clientes e usuários. Além do resultado que todas as empresas esperam, que é o aumento das vendas, com menos utilização de recursos e mais ações estratégicas, o marketing de engajamento vai contribuir para a melhora da saúde e autoridade da marca. Além disso, vai ajudar a tornar a empresa conhecida, aumentar o alcance orgânico e também estabelecer uma personalidade para  a marca, também chamada de persona, que servirá de base para a implementação de estratégias de comunicação e marketing.

Investimentos

Quando se fala em investir em marketing de engajamento, não estamos apenas falando em dinheiro, mas principalmente ações assertivas, realizadas por profissionais qualificados. Uma das principais atitudes é realizar Marketing de Conteúdo, que envolve uma abordagem nos canais mais relevantes da internet e possibilita que a empresa ofereça conteúdos capazes de atrair, engajar e converter o público.

O Marketing de Conteúdo tem como base a prática de SEO no conteúdo do site, o uso de botões e termos calls to action, que chamam para a ação, além da produção de materiais para cada fase do funil de vendas.  É pensado o caminho da venda de forma consistente, para que o cliente não se perca – pelo contrário, caminhe facilmente. 

A qualidade do ambiente digital também é um ponto forte no marketing de engajamento; o consumidor 4.0 não tem paciência de ficar procurando informação, pois ele deseja que tudo seja simples e ágil. Além disso, o bom atendimento é um dos pilares mais importantes de fidelização de clientes. Por último, e não menos importante, é vital o investimento em recebimento de feedback, que é a forma mais eficiente de conhecer o nível de satisfação do cliente, além de conhecê-lo melhor, para oferecer produtos e serviços de maneira mais assertiva.

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