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Se há uma coisa que não podemos negar é a maneira com que o mercado vem mudando consideravelmente. Pense na sua empresa: quantas semelhantes a ela apareceram nos últimos cinco anos?
A concorrência está crescendo e a competitividade está cada vez maior dentro de todos os nichos de mercado.
Diante de tantas mudanças e o aumento da concorrência, é preciso encontrar formas variadas de fazer a diferença no mercado e efetivamente atingir o seu cliente da maneira certa.
Nesse momento, notamos uma ampla evidência nas estratégias de marketing de relacionamento. Vamos descobrir um pouco mais sobre elas?
O que é marketing de relacionamento?
O marketing de relacionamento é uma estratégia de marketing que, como o próprio nome diz, foca no relacionamento entre empresa e consumidor.
Essa estratégia engloba vários momentos da vida de cada cliente, trabalhando pré, durante e pós-venda, constantemente com o foco em trazer o cliente para o lado da empresa como alguém que não só consome, mas como alguém que defende e gosta das soluções comercializadas pelo seu negócio, podendo inclusive se tornar um defensor.
A importância desse investimento é devida às mudanças de mercado. Com tanta concorrência evidente, é preciso que sua empresa esteja na cabeça do consumidor como um negócio que não só vende um produto, mas auxilia os clientes em momentos de dúvida e dificuldade, resolve de forma proativa eventuais problemas que podem surgir e auxilia na tomada de decisão no momento da compra, por exemplo.
Como aplicar o marketing de relacionamento no dia a dia de uma franquia?
O marketing de relacionamento pode ser aplicado em diversos segmentos do mercado, e isso inclui os empreendedores que trabalham com franquias. Para colocar em prática, é preciso investir nessas estratégias:
1- Utilização de redes sociais como ferramenta de comunicação
O primeiro passo para o investimento em marketing de relacionamento é estar presente nas redes sociais. A internet possibilitou que o consumidor tenha voz, e agora ele consegue falar diretamente com a empresa, e “fazer barulho” quando alguma experiência é desagradável.
Por isso, é essencial que você esteja nessas plataformas: você precisa ser capaz de reconhecer esses problemas e resolvê-los da forma mais rápida possível.
Outro ponto decisivo de utilizar as redes sociais é que, como ferramentas de relacionamento, elas permitirão que você conheça cada vez mais seus clientes, conseguindo coletar dados importantes que podem servir para otimizar as estratégias de ação.
2- Envio de e-mail marketing para sua base de clientes
Uma outra forma de criar uma estratégia de marketing de relacionamento é o envio de e-mail marketing para a sua base de clientes.
Esses e-mails servirão para se relacionar com os seus clientes para descobrir como está a satisfação com o seu produto ou serviço, como você pode ajudá-los e até para oferecer novos produtos.
3- Criação de um plano de fidelização e indicação de clientes
O segredo de um bom relacionamento com o cliente é mantê-lo ativo dentro da sua empresa. Uma forma de conseguir esse comportamento é com a criação de planos de fidelização e indicação de novos clientes.
Sempre ofereça vantagens para clientes fiéis e trabalhe esse plano estimulando-o com a oferta de recompensas interessantes já aprovadas no seu sistema de franquias.
O marketing de relacionamento realmente é fundamental para quem deseja se destacar com seu público consumidor ou até mesmo fidelizar um novo consumidor. Essas dicas são oportunas para os mais variados segmentos de mercado, mas o que irá determinar o sucesso da sua estratégia, realmente será coloca-las em prática. Para ir além e aquirir ainda mais conhecimento sobre marketing, conheça o marketing de conteúdo e você irá perceber que ambos assuntos podem ser poderosas quando colocadas em prática.
Ah, e não se esqueça: o conhecimento é fundamental para alavancar o seu negócio e assim conseguir objetivos ainda maiores.
Ganhe ainda mais destaque entre os seus concorrentes e seja um referencial na implementação de tecnologia para o seu negócio.
Se você precisa de um suporte na implementação e na validação de todas essas ações descritas acima, não hesite em entrar em contato comigo. Estou disposto a caminhar com você nessa nossa jornada