Marketing de relacionamento: Como ele pode te ajudar no crescimento da franquia?

Marketing de relacionamento: Como ele pode te ajudar no crescimento da franquia?

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Se há uma coisa que não podemos negar é a maneira com que o mercado vem mudando consideravelmente. Pense na sua empresa: quantas semelhantes a ela apareceram nos últimos cinco anos?

A concorrência está crescendo e a competitividade está cada vez maior dentro de todos os nichos de mercado.

Diante de tantas mudanças e o aumento da concorrência, é preciso encontrar formas variadas de fazer a diferença no mercado e efetivamente atingir o seu cliente da maneira certa.

Nesse momento, notamos uma ampla evidência nas estratégias de marketing de relacionamento. Vamos descobrir um pouco mais sobre elas?

 

O que é marketing de relacionamento?

 

O marketing de relacionamento é uma estratégia de marketing que, como o próprio nome diz, foca no relacionamento entre empresa e consumidor.

Essa estratégia engloba vários momentos da vida de cada cliente, trabalhando pré, durante e  pós-venda, constantemente com o foco em trazer o cliente para o lado da empresa como alguém que não só consome, mas como alguém que defende e gosta das soluções comercializadas pelo seu negócio, podendo inclusive se tornar um defensor.

A importância desse investimento é devida às mudanças de mercado. Com tanta concorrência evidente, é preciso que sua empresa esteja na cabeça do consumidor como um negócio que não só vende um produto, mas auxilia os clientes em momentos de dúvida e dificuldade, resolve de forma proativa eventuais problemas que podem surgir e auxilia na tomada de decisão no momento da compra, por exemplo.

Como aplicar o marketing de relacionamento no dia a dia de uma franquia?

 

O marketing de relacionamento pode ser aplicado em diversos segmentos do mercado, e isso inclui os empreendedores que trabalham com franquias. Para colocar em prática, é preciso investir nessas estratégias:

 

1- Utilização de redes sociais como ferramenta de comunicação

 

O primeiro passo para o investimento em marketing de relacionamento é estar presente nas redes sociais. A internet possibilitou que o consumidor tenha voz, e agora ele consegue falar diretamente com a empresa, e “fazer barulho” quando alguma experiência é desagradável.

 

Por isso, é essencial que você esteja nessas plataformas: você precisa ser capaz de reconhecer esses problemas e resolvê-los da forma mais rápida possível.

 

Outro ponto decisivo de utilizar as redes sociais é que, como ferramentas de relacionamento, elas permitirão que você conheça cada vez mais seus clientes, conseguindo coletar dados importantes que podem servir para otimizar as estratégias de ação.

 

2- Envio de e-mail marketing para sua base de clientes

 

Uma outra forma de criar uma estratégia de marketing de relacionamento é o envio de e-mail marketing para a sua base de clientes.

Esses e-mails servirão para se relacionar com os seus clientes para descobrir como está a satisfação com o seu produto ou serviço, como você pode ajudá-los e até para oferecer novos produtos.

 

3- Criação de um plano de fidelização e indicação de clientes

 

O segredo de um bom relacionamento com o cliente é mantê-lo ativo dentro da sua empresa. Uma forma de conseguir esse comportamento é com a criação de planos de fidelização e indicação de novos clientes.

 

Sempre ofereça vantagens para clientes fiéis e trabalhe esse plano estimulando-o com a oferta de recompensas interessantes já aprovadas no seu sistema de franquias.

 

O marketing de relacionamento realmente é fundamental para quem deseja se destacar com seu público consumidor ou até mesmo fidelizar um novo consumidor. Essas dicas são oportunas para os mais variados segmentos de mercado, mas o que irá determinar o sucesso da sua estratégia, realmente será coloca-las em prática. Para ir além e aquirir ainda mais conhecimento sobre marketing, conheça o marketing de conteúdo e você irá perceber que ambos assuntos podem ser poderosas quando colocadas em prática.

 

Ah, e não se esqueça: o conhecimento é fundamental para alavancar o seu negócio e assim conseguir objetivos ainda maiores.

 

Ganhe ainda mais destaque entre os seus concorrentes e seja um referencial na implementação de tecnologia para o seu negócio.

 

Se você precisa de um suporte na implementação e na validação de todas essas ações descritas acima, não hesite em entrar em contato comigo. Estou disposto a caminhar com você nessa nossa jornada

banner agenda minPowered by Rock Convert

Mais posts

Você quer expandir seus negócios?

Podemos fazer isso juntos

Entre em contato
Open chat
1
Olá! Como Podemos te ajudar?