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Cada vez mais empreendedores estão interessados em marketing digital. Entre os motivos para isso, estão a queda vertiginosa na credibilidade da publicidade tradicional, a popularização da internet e, claro, um retorno sobre o investimento muito maior do que peças como spots e comerciais. Na prática, trata-se de uma técnica que tende a trazer clientes de uma maneira mais eficiente, em comparação a outras estratégias de divulgação.
Apesar disso, há empresários mais tradicionais que ainda relutam ao usar essa técnica. Para eles, é mais vantajoso continuar usando a mesma técnica que já usam há anos ou décadas – ou seja, a publicidade tradicional. Essa postura, contudo, tende a mudar a partir do momento no qual eles conhecem o marketing digital mais a fundo, e essa imersão permite que eles entendam exatamente como ele funciona.
Quer aprender mais sobre isso? Então continue lendo e confira algumas informações interessantes sobre como o marketing digital aumenta os leads do seu negócio:
1. Elaboração de uma persona
Não importa se uma empresa vende produtos, como roupas, ou serviços, como um sistema de automação comercial, para que sua estratégia de divulgação seja eficaz, é fundamental que ela saiba com quem tem que se comunicar – ou, em outras palavras, seu público-alvo.
No caso do marketing digital, isso é feito de uma forma um pouco distinta, a prática padrão é a construção de uma persona. Trata-se de um personagem semi ficcional, uma espécie de arquétipo do cliente “ideal” daquela empresa. Isso envolve a definição de padrões como:
- Faixa etária;
- Poder aquisitivo;
- Profissão;
- Rotina.
Deste modo, é possível construir um personagem muito mais concreto. Consequentemente, direcionar o discurso da marca fica muito mais simples.
2. Segmentação do público
Normalmente, quem investe em marketing digital não impacta tantas pessoas quanto aquelas marcas que preferem a publicidade tradicional. Em compensação, a taxa de conversão – ou seja, a porcentagem de pessoas que realizam a ação desejada – é maior. O motivo por trás disso é a segmentação, as ferramentas usadas nesse processo permitem definir exatamente quem verá aquele conteúdo.
Vejamos um exemplo prático: se uma empresa que trabalha com um serviço de impressão 3d quer se promover nas redes, ela pode fazer ajustes para que seu conteúdo chegue a pessoas que pesquisaram sobre o assunto anteriormente ou mesmo que curtem páginas em redes sociais que estejam relacionadas a ele. Deste modo, as chances de que ela esteja em busca de um prestador de serviço na área são muito maiores.
3. Melhora da credibilidade da empresa
Gerar conteúdo é uma parte muito importante da estratégia digital de toda e qualquer empresa. Isso normalmente é feito por meio de um blog corporativo, de modo que as informações publicadas estejam ligadas ao nome do estabelecimento. Empresas de coaching, por exemplo, podem publicar posts e vídeos com dicas de finanças, emagrecimento e gestão de carreira, conforme o tipo de orientação oferecido por seus profissionais.
Vale ressaltar que, além de melhorar o posicionamento do negócio nos mecanismos de buscas, a produção de conteúdo, quando feita nesses moldes, faz com que a credibilidade da empresa melhore. Por conta disso, um cliente em potencial pode se interessar mais por contratá-la ou por adquirir seu produto, o que por sua vez, o torna um lead.
4. Mensuração de resultados mais exata
No mundo dos negócios, números são tudo. Afinal de contas, o objetivo de um estabelecimento é um só: lucrar. Para que essa meta seja atingida, é fundamental que o empreendedor tenha uma série de métricas sob controle, de modo que sua tomada de decisão seja feita com mais segurança.
A boa notícia é que, se o estabelecimento investe em marketing digital, esse processo fica muito mais simples. Isso porque, ao contrário de peças de divulgação tradicionais, como faixas e banners, é possível mensurar com exatidão valores como a audiência de certo conteúdo, as interações, as conversões, compartilhamentos, etc. Deste modo, é possível averiguar o que funciona e quais são as técnicas que não dão resultados, e assim, devem ser abandonadas.
5. Automação de tarefas
Por último, mas não menos importante, também é interessante considerar que, no marketing digital, o profissional responsável pela área pode automatizar uma série de tarefas. Um bom exemplo disso é o envio de e-mails que ele pode ser feito automaticamente por meio de uma plataforma adequada.
Isso é importante, pois deste modo, os profissionais responsáveis pelo marketing digital do estabelecimento têm tempo para se dedicar a atividades produtivas e ao desenvolvimento de estratégias. Deste modo, a captação de leads tende a ser mais eficiente.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.