Marketing digital em comércios locais: garantindo a continuidade dos negócios

Marketing digital em comércios locais garantindo a continuidade dos negócios

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Marketing digital em comércios locais, entenda por que essa estratégia de marketing é tão importante para a perenidade e o futuro das lojas regionais

Marketing digital em comércios locais, com a chegada da pandemia, o senso de comunidade das pessoas falou mais alto. Afinal, em confinamento e observando a situação socioeconômica do país despencar, é mais fácil sentir empatia pelo outro. E essa atitude foi um dos principais motivos do aumento de doações a ONGs e, consequentemente, do crescimento do consumo nos negócios locais –  uma das partes do varejo mais afetadas pelo vírus. 

Foi inclusive essa movimentação que fez com que inúmeros comércios locais resistissem à pandemia, mas mesmo agora, com a maior parte da população vacinada, a frequência de consumo nessas lojas continua alta. E, em uma linha constante de crescimento, cada vez mais, esses empreendimentos necessitam de estratégias que permitam um futuro promissor.

Uma delas é o investimento em marketing digital, que, embora se pense ser destinado apenas a grandes empresas, tem um papel especial para garantir a permanência dos negócios locais de forma eficiente e lucrativa.

Assim, separamos algumas dicas e ferramentas que podem ajudar nesse processo de marketing para um negócio local. Confira!

Trabalhe o site e as redes sociais da marca

É possível melhorar o tráfego orgânico de um site ou rede social por meio das estratégias de Search Engine Optimization, o SEO, e pagando menos do que o investimento em anúncios no Google, por exemplo.

Uma maneira de começar é atualizando o site para que seja compatível em diversos canais além do desktop, posto que a maior parte dos consumidores de hoje acessa lojas online ou mesmo sites de lojas físicas via smartphone. E vale destacar que 74% dos brasileiros usam as redes sociais para comprar, o que demanda uma atenção especial a essas mídias.

Google Meu Negócio para comércios locais

Não há nada mais frustrante para um consumidor do que procurar uma marca no Google e não encontrá-la logo no início da página, no canto superior direito.  E a ferramenta responsável por colocar o seu empreendimento nesse local da busca é justamente o Google Meu Negócio. 

Dessa forma, é fundamental cadastrar a loja nesta ferramenta, que possibilita a inscrição de vários estabelecimentos, além de gerar informações importantes ao consumidor, tais como endereço, horário de funcionamento, telefone, site oficial, avaliações e até mesmo perguntas e respostas de outros usuários. No caso de um consultório médico, por exemplo, é possível inclusive marcar consulta por essa ferramenta, a depender da programação no software do Google.

Capriche nos influenciadores

O marketing de influência vem ano a ano provando o quanto pode ser eficiente para as marcas. Com os comércios locais, entretanto, é possível combinar a ação de influenciadores com o sentimento de pertencimento a uma determinada região.

Uma boa dica é procurar influenciadores que morem ou tenham nascido em ruas próximas ao estabelecimento, para criar parcerias e divulgar a marca nas redes sociais.

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