Marketing digital em comércios locais, entenda por que essa estratégia de marketing é tão importante para a perenidade e o futuro das lojas regionais
Marketing digital em comércios locais, com a chegada da pandemia, o senso de comunidade das pessoas falou mais alto. Afinal, em confinamento e observando a situação socioeconômica do país despencar, é mais fácil sentir empatia pelo outro. E essa atitude foi um dos principais motivos do aumento de doações a ONGs e, consequentemente, do crescimento do consumo nos negócios locais – uma das partes do varejo mais afetadas pelo vírus.
Foi inclusive essa movimentação que fez com que inúmeros comércios locais resistissem à pandemia, mas mesmo agora, com a maior parte da população vacinada, a frequência de consumo nessas lojas continua alta. E, em uma linha constante de crescimento, cada vez mais, esses empreendimentos necessitam de estratégias que permitam um futuro promissor.
Assim, separamos algumas dicas e ferramentas que podem ajudar nesse processo de marketing para um negócio local. Confira!
Trabalhe o site e as redes sociais da marca
É possível melhorar o tráfego orgânico de um site ou rede social por meio das estratégias de Search Engine Optimization, o SEO, e pagando menos do que o investimento em anúncios no Google, por exemplo.
Uma maneira de começar é atualizando o site para que seja compatível em diversos canais além do desktop, posto que a maior parte dos consumidores de hoje acessa lojas online ou mesmo sites de lojas físicas via smartphone. E vale destacar que 74% dos brasileiros usam as redes sociais para comprar, o que demanda uma atenção especial a essas mídias.
Google Meu Negócio para comércios locais
Não há nada mais frustrante para um consumidor do que procurar uma marca no Google e não encontrá-la logo no início da página, no canto superior direito. E a ferramenta responsável por colocar o seu empreendimento nesse local da busca é justamente o Google Meu Negócio.
Dessa forma, é fundamental cadastrar a loja nesta ferramenta, que possibilita a inscrição de vários estabelecimentos, além de gerar informações importantes ao consumidor, tais como endereço, horário de funcionamento, telefone, site oficial, avaliações e até mesmo perguntas e respostas de outros usuários. No caso de um consultório médico, por exemplo, é possível inclusive marcar consulta por essa ferramenta, a depender da programação no software do Google.
Capriche nos influenciadores
O marketing de influência vem ano a ano provando o quanto pode ser eficiente para as marcas. Com os comércios locais, entretanto, é possível combinar a ação de influenciadores com o sentimento de pertencimento a uma determinada região.
Uma boa dica é procurar influenciadores que morem ou tenham nascido em ruas próximas ao estabelecimento, para criar parcerias e divulgar a marca nas redes sociais.