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Marketing Digital para Dentistas: 7 dicas para conquistar mais pacientes

Marketing Digital para Dentistas

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Antigamente, uma das principais formas de divulgação de clínicas odontológicas era a indicação de pacientes, a famosa boca a boca. Esse método ainda é usado atualmente, mas com a evolução constante da tecnologia, deixou de ser o principal meio adotado.

Uma estratégia que está presente em diversos segmentos hoje em dia e vem apresentando resultados muito vantajosos é o marketing digital. Com ele, é possível alcançar diversas pessoas, em variadas regiões e, além disso, fortalecer a imagem do seu consultório. 

Então, se você deseja entender mais sobre o assunto para começar a utilizar a estratégia acompanhe as nossas dicas nos tópicos seguintes.

Marketing Odontológico

O marketing odontológico tem o objetivo de aproximar o dentista e o paciente por meio de ferramentas presentes na internet, como por exemplo  as redes sociais, o Google Ads, o YouTube, blogs e outras plataformas. 

Segundo uma pesquisa feita pelo TIC Domicílios, Centro Regional de Estudos, cerca de 67% dos brasileiros utilizavam a internet em 2018. Em 2019, esse número teve um aumento de 3%, chegando, então a 70%, valor que equivale a 126,9 milhões de pessoas.

Olhando por essa ótica, concluímos que a quantidade de pessoas conectadas, consumindo e compartilhando conteúdos na internet é muito grande, então, o que você está esperando para usá-la como ferramenta de atração de clientes?

No entanto, não é tão simples assim! Não pense que basta apenas criar um perfil nas redes sociais e publicar fotos de procedimentos da clínica de vez em quando ou criar um anúncio no Google Ads sobre clareamento dental e achar que isso trará resultados instantâneos.

Para que essas estratégias funcionem você precisa estruturar um projeto baseado em dois pontos importantes:

Persona

Antes de tudo, é preciso criar a sua persona, que é nada menos que um personagem fictício feito com base nas pessoas que você deseja atingir. Para elaborá-la, é necessário entender quais os  problemas, desejos e necessidades desses potenciais pacientes. 

Separamos algumas perguntas que podem te ajudar:

  • Qual o nome da minha persona?
  • Qual seu sexo?
  • Quantos anos ela tem?
  • Qual cargo ocupa?
  • Qual sua renda?
  • Quais são seus medos?
  • Quais são suas vontades e necessidades?
  • Como meu negócio pode ajudá-la?

Pense bem quando formular a sua persona, ela é uma parte crucial do seu projeto, e caso não seja feita da maneira correta, a sua estratégia pode acabar não gerando o resultado desejado.

Planejamento

Para colocar a mão na massa, você precisa, primeiro, saber quais são os seus objetivos. A criação da persona pode te direcionar um pouco com relação a isso, mas existe outra parte importante para organizar: o calendário.

Não adianta somente publicar ou colocar anúncios para rodar sem ter um calendário de elaboração e publicação. Já pensando na questão de que deve haver um objetivo para cada postagem, por exemplo, precisa existir uma elaboração bem feita do conteúdo 

A mesma coisa funciona para os anúncios, que muitas vezes devem ser alterados de acordo com a sazonalidade. 

Então, antes de começar, o ideal é preparar o calendário de publicações de, pelo menos, um ou dois meses para conseguir dar sequência aos próximos.

Em qual plataforma investir?

Depois de entender como funciona o planejamento, é preciso parar para pensar sobre são os melhores lugares para estar.

Google Meu Negócio

Vamos começar por onde você deve estar: o Google Meu Negócio. Ele é uma ferramenta gratuita que faz com que as pessoas encontrem as empresas na Rede de Pesquisa do Google e do Google Maps.

Lá é possível descobrir o endereço do estabelecimento, o horário de funcionamento, ver fotos, produtos, entre outras informações importantes.  

Outra coisa muito importante sobre a ferramenta é que ela permite que as pessoas deixem avaliações de como foi a sua experiência com os serviços ou o produto oferecidos pela empresa. 

Isso é muito importante no momento de decisão de novos clientes, afinal, uma das primeiras coisas que as pessoas fazem antes de adquirir algo de uma marca é procurar recomendações, então saiba que o Google Meu Negócio pode ser um ótimo recurso.

Site

É essencial também ter um site, além de passar uma imagem profissional, nele as pessoas podem encontrar todos os procedimentos que sua clínica oferece e entrar em contato para tirar possíveis dúvidas. 

Saiba que não basta apenas construir um site, você precisa investir no SEO – Search Engine Optimization – também, que significa Otimização para Mecanismos de Pesquisa em português. 

É por meio dele que sua página aparece na primeira página do Google, mas para que isso aconteça é necessário  trabalhar com as melhores palavras-chave e investir na estratégia da maneira certa.  

Redes Sociais

Você sabe qual a importância das redes sociais para o seu negócio local? Elas são extremamente relevantes! Já sabemos que muitas pessoas usam a internet, certo? Então imagina quantas delas têm perfis nas redes sociais!

As mídias digitais existem para conectar pessoas e fazê-las interagir umas com as outras, além disso, elas servem para o compartilhamento de conteúdos e informações de diversos tipos.  Então, está esperando o que para criar o seu perfil também? 

Há diversas opções e para escolher onde estar, é preciso analisar a sua persona e identificar em quais os locais ela está, assim, se torna mais fácil de atraí-la e trazê-la para você. 

Claro que seu consultório pode ter mais de uma rede social, mas é fundamental entender em qual ou em quais investir mais.

Google Ads

Quando as pessoas buscam por qualquer tipo de coisa no Google, aparecem inúmeros resultados, mas raramente elas acabam indo para as próximas páginas.  A concorrência para estar na primeira página é grande, mas com o Google Ads isso é possível. 

Ele é uma ótima ferramenta para investimento, mas o mais adequado é contratar alguém que entenda do assunto para te ajudar, pois, será necessário estar sempre analisando os resultados e otimizando as campanhas.

Por exemplo, um anúncio sobre preenchimento labial pode estar dando certo em uma época do ano, mas depois de algum tempo não apresentar um resultado tão bom. Sendo assim, com o auxílio de um profissional em marketing você terá resultados satisfatórios.

Blog

Com o blog, é possível investir na estratégia de Inbound Marketing. Ela surte resultados de médio e longo prazo, mas é ótima para você mostrar que tem autoridade no segmento e atrair as pessoas certas para a sua clínica.

Ela funciona da seguinte forma: você oferece conteúdos educativos com palavras chave do seu segmento, como por exemplo tratamento dentário e plano odontológico. Quem busca por esses termos têm grande chance encontrar o seu conteúdo.

E, para que isso aconteça, é preciso investir bastante em estratégias de SEO, como a de link building, por exemplo. Dessa forma, será possível mostrar para o Google que o seu conteúdo é relevante e  aparecer nas primeiras páginas do Google. 

Foco na missão

Agora que você já entendeu como funciona o universo do marketing digital e como você pode usá-lo para destacar a sua clínica odontológica, que tal começar a pesquisar para iniciar todo o planejamento?

Não perca tempo, quanto antes você começar a investir no marketing odontológico na internet, mais rápido se tornará referência no segmento e mais resultados positivos virão!

Conteúdo produzido por Beatriz Trevizoli, link builder na Ideal Odonto.

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