7 Dicas de Marketing Digital para Restaurantes sobreviverem ao CoronaVírus

Marketing Digital para Restaurantes

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Gerenciar um negócio não é tarefa fácil, principalmente se você escolheu investir em um restaurante. Ainda mais agora com a Crise do novo Coronavírus que decretou o fechamento de todos os restaurantes.

coronavirus aumenta delivery

 

E, como ganhar dinheiro nesse momento de crise? O Delivery pode te salvar, mas como ser encontrado utilizando o Marketing Digital?

Será que o marketing digital para restaurantes pode contribuir com o aumento de pedidos no seu estabelecimento?

Sim pode! Agora o Marketing Digital é o principal ponto de vendas de contato na crise. E tudo começa através de uma simples ferramenta: a busca no Google! 

Porém, se você não estiver bem posicionado na busca do Google, perderá clientes para o seu concorrente.

Outro ponto que possibilita a oportunidade de se posicionar rapidamente, é que os supermercados não darão conta das entregas conforme os avisos abaixo:

Aviso do Supermercado Marche.com.br

marche com br delivey comunicado

 

Aviso do Supermercado Pão de Açúcar

pão de açucar delivey comunicado

 

Vamos direto ao ponto!

Confira algumas dicas de marketing digital para restaurantes que ajudam os meus clientes a melhorarem a imagem na internet, segmentarem o público-alvo e aumentarem as vendas e sair da CRISE! 

 

1 – Google Meu Negócio para Restaurantes

Cadastrar o seu restaurante no Google Meu Negócio é de grande importância para colocar sua página nos resultados de pesquisa, principalmente para buscas locais, ou seja, na região onde está a sua empresa.

Ao procurar por alguns termos, o Google exibe 3 resultados de locais próximos relacionados a palavra buscada, por exemplo, quem procura por “restaurante japonês” se depara primeiramente com 3 locais que oferecem esse tipo de culinária na região. 

Dessa forma, o seu estabelecimento pode ser encontrado por clientes potenciais que estão procurando por pratos que você ofereça em seu empreendimento.

Se você está com dificuldade de aparecer entre os 3 primeiros do mapa, entre em contato que te ajudarei a configurar o seu Google Meu Negócio da forma correta para tentar sair da crise!!!

Ter uma empresa no Google Meu Negócio é totalmente gratuito e para começar a aproveitar esse serviço e aumentar a visibilidade do seu restaurante na web, basta acessar o site e se cadastrar.

 

2 – Retenha os seus Clientes

Sabe quando você liga para uma operadora de celular ou de TV a cabo, pedindo para cancelar o serviço e, imediatamente, o atendente começa a oferecer diversas vantagens e condições inimagináveis para que você não desista deles e continue usando aquele serviço?

Pois bem, esse é um típico exemplo de retenção de clientes – em uma versão bastante agressiva – muito comum hoje em dia.

E mais: esse tipo de ação, na maioria das vezes, pode nem valer a pena para a empresa!

Mas, o que é a retenção de clientes na prática: Reter clientes é torná-los fiéis e leais. Para isso é preciso fazer da maneira correta.

Confira a seguir as dicas para reter clientes:

  1. Priorize a excelência no atendimento
  2. Conheça seu cliente de verdade
  3. Fale o que o cliente quer ouvir
  4. Organize-se em torno do cliente, não da empresa
  5. Valorize a sua marca
  6. Sempre resolva rapidamente os problemas de seus clientes
  7. Ouça seus clientes!

 

3 – Tenha um Site Rápido e Responsivo

Quando se trata de marketing digital para restaurantes, ter um site é o primeiro passo que consideramos obrigatório. 

Sua página na internet não precisa ter um design robusto, porém deve ser bem planejada e 100% funcional, focada da conversão.

Muitos de nossos clientes do segmento alimentício nos procuram com sites desatualizados, lentos, não são compatíveis com dispositivos móveis (são mais de  230 milhões de celulares ativos no País), páginas de contatos escondidas, imagens de baixa qualidade que não ajudam a vender e mais uma série de detalhes que tornam a experiência do usuário bem desagradável e que podem fazer a diferença na decisão da escolha entre você e o seu concorrente 

Os restaurantes estão no topo da lista quando se trata de tráfego via smartphones, portanto seu site deve ser responsivo, isto é, compatível com os dispositivos móveis. Além de possuir seções verticais para que as pessoas possam rolar facilmente na hora de encontrar informações de contato, menus, horários e uma galeria de fotos.

 

4 – Redes Sociais Para Restaurantes

Muitos proprietários de restaurantes sabem da importância das redes sociais (Facebook e Instagram), porém nem todos sabem como utilizá-las para atrair novos clientes. 

Um bom planejamento de marketing digital para restaurantes inclui criar estratégias (posts, imagens e vídeos) para atingir o seu público-alvo (o seu vizinho do lado que nem sabia que você existia) e não só ganhar seguidores e curtidas, mas também converter esses usuários em pedidos no seu estabelecimento.

Não basta criar uma página no Facebook ou perfil no Instagram, é preciso compartilhar conteúdo relevante para o seu público, dando prioridade para imagens de alta qualidade. 

Nas redes sociais é onde você conversa com seus clientes regularmente, por isso devem ser levadas a sério! Você precisa ter frequência diária em tempos de crise.

 

5 – Utilize o Whatsapp no seu Restaurante!

Vender pelo Whatsapp é uma realidade para um grande número de empresas e pessoas. 

O que já é realidade para muitas pessoas antenadas e ligadas em tecnologia, talvez ainda seja um grande mistério para uma boa parte das pessoas. Vender pelo Whatsapp é o que as pequenas e médias empresas desejam, ou empreendedores que querem melhorar suas vendas pela web e alavancar seu retorno financeiro.

Mas como fazer isso? Segue uma lista de alguns itens que você pode fazer hoje mesmo:

  1. Tenha um número próprio de Whatsapp, não utilize o seu pessoal;
  2. Dê o número do Whatsapp da sua empresa para que os clientes te adicionem; 
  3. Cadastre os contatos no Whatsapp; 
  4. Crie uma Listas de Transmissão do Whatsapp para Promoções;
  5. Otimize as vendas pelo Whatsapp com fotos e promoções
  6. Atenda rápido pelo Whatsapp. 

Esse último item é extremamente importante e ele chama Lead Response Time, ou tempo de resposta, é o índice que mede quanto tempo uma empresa leva para entrar em contato com um lead (cliente potencial) após receber um contato. 

Uma pesquisa divulgada pela Hubspot sobre response time, ou tempo de resposta, constatou que, em média, vendedores de empresas B2B demoram 42 horas para entrar em contato com leads.

Apenas 37% das empresas respondem seus leads em menos de uma hora e 23% das empresas nunca respondem.

Um outro estudo conduzido pelo Prof. James B. Oldroyd, no MIT e publicado pela Marketo mostrou que menos de 5% das empresas entrevistadas abordavam leads em menos de uma hora.

Quem responde em menos de uma hora tem 36% mais chances de fechar o negócio. Quem responde em 1 minuto tem 391% mais chances de fechar negócio em relação à média geral de fechamentos. 

Se nem o básico está sendo feito, não adianta investir em audiência. A empresa só terá mais clientes potenciais frustrados fazendo negócio com os concorrentes. Pense nisso!

Confira o artigo completo de Como usar o Whatsapp para vender mais!

 

6 – Conteúdo de Vídeo (Youtube para restaurantes)

Em 2019 falaram que era o ano do vídeo e em 2020 isso se concretizou. Hoje esse tipo de conteúdo é fundamental  para o restaurante, sendo necessária a criação de vídeos sobre seu negócio. 

Quase metade dos usuários passam uma hora assistindo a conteúdos de vídeo nas redes sociais todos os dias. São muitos clipes de dez a sessenta segundos ao longo de um dia.

A princípio esse pode ser um investimento alto, porém vale cada centavo. Quando escolher uma empresa especializada no segmento video, trace estratégias para atingir seu público-alvo de várias maneiras. 

Recomendamos vídeos de 10 segundos, 30 segundos e 2 minutos para diferentes plataformas. Vídeos mais longos são apropriados para o Youtube, enquanto usuários do Instagram ou do Facebook querem ver clipes curtos.

 

7 – Junte-se aos serviços de entrega

Por fim, mas não menos importante no ambiente atual todo focado em serviços online, aderir às novas plataformas pode ser crucial para o sucesso do seu negócio. Os serviços de entrega, como Ifood, podem ser uma boa solução para aumentar o faturamento do seu restaurante. Esses sites e apps de entregas já contam com uma série de usuários ativos buscando por comidas prontas a qualquer hora. Logo o proprietário de restaurante pode fazer o cadastro e oferecer seu menu na própria plataforma. Recomendamos que consulte as taxas de comissão, que normalmente são cobradas, e também consulte a viabilidade de fazer parte desse modelo de negócio.

 Considere parcerias com empresas de entrega online como:

Milhares de clientes podem encontrá-lo pela primeira vez através de serviços como estes!

Mas, ter o seu próprio site lhe dará liberdade e maiores lucros, veja como essas empresas podem quebrar o seu negócio.

Embora desenvolver um bom planejamento de marketing digital para restaurantes não seja uma tarefa tão simples, todo o investimento, seja de dinheiro ou tempo, com certeza será recompensado. 

Concentre-se em seus clientes e nas estratégias mencionadas anteriormente, dessa forma você irá fazer a diferença nos resultados da sua campanha. 

Mesmo aplicando as nossas dicas, não se esqueça que oferecer pratos de qualidade e prestar um serviço cordial, ainda é a melhor técnica, não só de atrair novos clientes, mas também de fidelizá-los.

Se você está com dificuldade de organizar o seu Marketing Digital Local podemos ajudá-lo da forma correta para tentar passar pela crise!!!

 

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