Saiba como utilizar o marketing emocional a seu favor. O marketing emocional surgiu para seguir a premissa de estabelecer uma conexão com seu público-alvo, por meio do apelo emocional. A principal vantagem dessa conexão é convencer o espectador a concluir a ação desejada, como comprar produtos, adquirir serviços, compartilhar publicações, realizar doações, assinar newsletter, entre outros.
Não é de hoje que o sentimento despertado em pessoas influencia diretamente na tomada de decisões. Além disso, ao mexer com as emoções do público, é mais fácil que ele se lembre da marca depois; afinal, memórias claras estão sempre ligadas a emoções.
Dados apresentados pela agência de marketing Rock Content apontam que os anúncios emocionais resultam em um aumento de aproximadamente 23% nas vendas, em comparação com a comunicação padrão. O índice demonstra um resultado correspondente a quase o dobro de eficácia, frente aos anúncios tradicionais.
Adotar uma narrativa significativa é o primeiro passo para o sucesso. A mente humana gosta de boas histórias, que mobilizem emoções e incentivem a identificação. Também é possível gerar emoções através de depoimentos de clientes, além de campanhas de marketing relacionadas a ações sociais, uma boa pedida para ajudar a humanizar a empresa.
Ainda é preciso ter seu público-alvo bem estabelecido e desenvolver mensagens com eles em mente. Após essa conexão e fidelização, os clientes estão mais propensos a recomendar seu serviço, defender e legitimar. Procure ainda utilizar elementos criativos – as cores, músicas e os sons, por exemplo, são capazes de despertar as mais diversas emoções.
Os consumidores querem um sentimento genuíno entre cliente e empresa; portanto, é necessário apresentar autenticidade e lealdade. Uma das formas de agradá-los é interagindo com seus comentários, respondendo dúvidas, compartilhando fotos com a marca, postadas pelo próprio consumidor, entre outros.
Isso é possível em quaisquer setorizações comerciais: seja alimentação, com marcas ou serviços de entrega delivery; no setor automotivo, com apresentação de novos modelos de autos; tags para serviços de pedágio ou cartão de abastecimento, e até no segmento de vestuário, apresentado por marcas de roupas ou atividades de lavanderia.
Algumas outras dicas são: falar com os pontos de dor do cliente, mostrar que pode resolver seus problemas, desde os mais básicos até os mais preocupantes, inspirá-los a atingir metas ou alcançar um estilo de vida favorável à sua marca, apoiar boas causas, comemorar marcos, fazê-los rir e apresentar ofertas personalizadas.
Durante a pandemia, a Coca-Cola realizou uma campanha onde seus clientes podiam encomendar latas personalizadas com mensagens de apoio e enviá-las aos seus familiares. O objetivo era mostrar aos clientes que seu bem-estar físico e emocional era mais importante do que a própria identidade da marca. Um exemplo prático de como o marketing é capaz de mexer com o emocional.