A importância dos dispositivos móveis na sua estratégia de marketing digital

Marketing Móvel

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Não há desculpa: se o celular não estiver no cerne da sua estratégia de marketing digital,  é hora de se adaptar ou morrer.  Em 2015, o Google anunciou que o tráfego móvel havia ultrapassado o tráfego de computadores pela primeira vez, e essa diferença só continuou a aumentar. 

Para que sua estratégia de marketing digital continue com sucesso, é crucial o desenvolvimento de uma estratégia de marketing móvel. Adaptar suas estratégias digitais ao celular significa simplesmente identificar os principais elementos de seus esforços de marketing e apresentá-los ao dispositivo móvel de seus usuários. 

O mercado de aplicativos para dispositivos móveis atingiu a maturidade e os usuários estão mais do que prontos para o marketing para dispositivos móveis. Portanto, para que você possa entender e incorporar isso totalmente à sua estratégia, vamos dar uma olhada no que é o marketing para celular, quais ferramentas ele usa e como você pode usá-lo para aumentar as conversões.

O que é marketing móvel?

O marketing móvel é uma série de técnicas e formatos para promover produtos e serviços que usam dispositivos móveis como ferramenta de comunicação.

Sua grande vantagem é que ele abre um canal pessoal entre o anunciante e seu público, oferecendo um mundo de opções de personalização.

Nos últimos anos, a popularização de smartphones mudou completamente a maneira como acessamos as informações e, junto com elas, nosso comportamento de consumo. 

Graças a isso,  surgiu uma nova maneira de ver o marketing, a ponto de muitos autores acreditarem que a publicidade para celular implica toda uma mudança de paradigma, em vez de apenas uma atualização.

Apenas alguns anos atrás, o marketing móvel era considerado um complemento a outro marketing digital direcionado aos usuários de desktop. Atualmente, no entanto, essa tendência virou de cabeça para baixo, e não há dúvida de que o celular é o rei.

Dando uma olhada em  dados do IAB sobre a importância da publicidade móvel, nos dá uma ideia da importância desse formato:

  • O tempo médio diário gasto online é de 2 horas e 34 minutos para smartphones e 1h19m para tablets;
  • Um em cada três usuários móveis costuma usar o dispositivo como uma “segunda tela” em combinação com a televisão;
  • 9 em cada 10 usuários de smartphones o usaram em algum momento de um processo de compra (especialmente aqueles entre 16 e 45 anos);
  • 4 em cada 10 usaram o comércio móvel;
  • Os problemas mais comuns que as pessoas têm com a compra por celular são que preferem uma tela maior (61%) ou falta de confiança (33%).

Por que investir em marketing móvel?

As estatísticas confirmam que o marketing móvel é, sem dúvida, mais do que capaz de dar à sua marca o impulso necessário de que ela precisa:

  • Atualmente, os usuários se conectam com mais frequência a partir de seus smartphones do que de seus computadores. Segundo o Google, 2015 foi o primeiro ano em que o tráfego móvel ultrapassou o tráfego de computadores;
  • Outra vantagem do marketing móvel é a facilidade de conversão.  Ao usar smartphones, podemos entrar em contato com os usuários em tempo real, mesmo quando estão fora de casa, quando estão mais dispostos a comprar. De acordo com um dos estudos do Google, 50% dos usuários que fizeram uma pesquisa local a partir de seus smartphones os levaram a agir (como ir a uma loja, por exemplo). Quanto ao usuário que fez essas pesquisas em um computador, apenas 39% foram levados a agir;
  • A maioria dos consumidores procura eventos de férias e ideias de presentes em seus smartphones, tornando o marketing móvel um canal muito atraente para suas campanhas de férias. Essa é uma opção particularmente boa para empresas pequenas e locais, pois interessa aos usuários saber onde podem comprar produtos ou serviços perto deles;

As ferramentas de marketing móvel mais importantes

Vamos dar uma olhada em algumas das principais ferramentas de marketing para celular e em algumas recomendações de como usá-las em sua estratégia.

Pesquisas para celular

Os resultados de pesquisa em dispositivos móveis são diferentes dos computadores, e  o Google já anunciou sua intenção de tornar a indexação móvel a principal em um futuro próximo. 

Pesquisas para celular

Em outras palavras, é essencial ter uma estratégia de SEO específica para celular. Ao otimizar seu site para dispositivos móveis, recomendo levar em consideração as seguintes idéias:

  • Os usuários móveis não leem tanto quanto os usuários que pesquisam em dispositivos de desktop; 
  • A paciência também é significativamente reduzida em dispositivos móveis, portanto, o tempo de carregamento deve ser o mais curto possível;
  • E, é claro, priorize o design responsivo e a usabilidade. O tamanho dos botões também é muito importante.

Anúncios para celular

Os banners tradicionais são recebidos com cada vez mais ceticismo e desaprovação, e os smartphones não são exceção ao aumento dos bloqueadores de anúncios.

Por esse motivo, é importante usar formatos menos invasivos e oferecer uma melhor experiência ao usuário, como anúncios interativos, banners animados e vídeos.

Aplicativos móveis

Os usuários de smartphones têm aplicativos totalmente integrados em suas vidas, como mostramos acima. Um aplicativo de marca pode, como tal, ser um investimento incrível para aumentar a interação e melhorar a experiência de seus usuários.

No entanto, é importante garantir que seu aplicativo seja suportado por uma estratégia de marketing completa. O design é apenas uma fração do trabalho.

Cupons

Os cupons de desconto são uma daquelas técnicas de marketing que existem desde sempre, mas, graças aos dispositivos móveis, elas foram completamente revolucionadas.

Agora, esses cupons de desconto seguem os usuários dentro de seus próprios bolsos, o que  aumenta as possibilidades de conversão.  Também temos a opção de enviar ofertas personalizadas usando a localização do usuário e outros dados, aumentando sua relevância.  

E-mail marketing

Uma das principais tarefas para as quais as pessoas usam seus smartphones é verificar seus e-mails. 72% dos usuários da Internet leem e-mail mensalmente. 

Entre em contato com seus clientes por e-mail através do seu smartphone! E se você ainda não está convencido, de acordo com o Litmus , 12.000 milhões de e-mails estavam sendo abertos em todo o mundo no ano de 2014 e cerca de metade desse valor foi aberto em um smartphone ou tablet.   

Graças a isso, as técnicas baseadas em email marketing estão mais vivas do que nunca. Se você decidir usá-los, certifique-se de não esquecer os  modelos responsivos.

Envie periodicamente um boletim informativo, onde você resume as últimas postagens publicadas em seu blog, notícias sobre seu setor, compartilhe vídeos internos e externos que possam ser do interesse de todo o seu banco de dados de clientes, envie promoções ou ofertas e informe-os de quaisquer alterações que possam afetar os compradores.

Geolocações

A geolocalização é uma das maneiras pelas quais o marketing móvel revolucionou completamente nossa maneira de perceber a publicidade.  Agora, podemos oferecer aos usuários promoções e descontos, dependendo do contexto físico em que se encontram. 

Por outro lado, as plataformas móveis baseadas em localização também oferecem aos usuários a chance de compartilhar conteúdo com base em um determinado espaço ou local. Os mais recentes formatos de publicidade digital externa também abrem muitas portas novas e interessantes para incentivar a interação.

Localização ou localização geográfica é uma das grandes oportunidades do marketing para celular. A Internet “tradicional” (ou seja, em desktop) tem a característica de que seu acesso é limitado. 

No entanto, o acesso móvel à Internet oferece inúmeras possibilidades e permite acessibilidade e resposta do usuário muito mais flexível, dinâmica e imediata. As pessoas tendem a se interessar mais pelo que está próximo de nós e se divertir.

Mensagens de texto e multimídia

As mensagens de texto (SMS) foram a primeira ferramenta a ser usada no marketing móvel, e ainda assim continuam presentes e eficientes ao oferecer promoções e informações aos usuários, portanto, não as esqueça!

7 dicas para converter mais com suas campanhas de marketing para dispositivos móveis

1. Responsivo e ágil

Eu já disse isso antes e direi novamente: um design responsivo é essencial para que suas campanhas de marketing sejam bem-sucedidas. Lembre-se de que você não apenas precisa adaptar sua página da web, mas também o restante de seus materiais promocionais.

2. Melhore a navegação do seu site

Se você deseja aumentar suas taxas de conversão, a experiência dos usuários no seu site é fundamental. Nesse sentido, eu recomendaria priorizar a navegação.

Experiência dos Usuários

Detalhes tão simples como incluir um rodapé de menu e página suave e simples de navegar fazem a diferença entre um cliente que compra feliz ou um usuário frustrado que deixa o site no meio do caminho. Seus botões e links de apelo à ação também devem, é claro, ser totalmente compatíveis com dispositivos móveis.

3. Adapte seu conteúdo às preferências dos usuários móveis

Quando estamos fora de casa, nossas necessidades em termos de pesquisa de conteúdo mudam. Na verdade, não queremos parar e ler um artigo de 3.000 palavras – precisamos de soluções rápidas. E nós temos telas muito menores. Portanto, seja claro e conciso e use títulos curtos.

4. Inscreva sua loja no Google Meu Negócio

Se você quiser que os usuários visitem sua loja, será necessário que apareçam quando eles pesquisarem por você. Para que isso aconteça, você precisa que sua empresa esteja no mapa. É um processo muito simples e melhorará imediatamente o tráfego dos mecanismos de pesquisa.

5. Adicione um toque pessoal

Em um mundo cheio de conteúdo, os usuários precisam saber que você está pensando neles. Aqui estão algumas dicas rápidas para se aproximar do seu público: identifique as necessidades específicas de cada cliente, use imagens e vídeos, conte histórias e crie personagens para sua marca.

6. Inclua mídias sociais em sua estratégia

Atualmente, a maioria das interações sociais é produzida a partir de dispositivos móveis. Além disso, redes sociais exclusivamente móveis, como Instagram, estão se tornando extremamente bem-sucedidas entre os usuários. Portanto, não há desculpa para não incluí-los na sua estratégia de marketing.

7. Combine diferentes canais em suas campanhas

Não há razão para se limitar a apenas uma ferramenta – elas podem ser perfeitamente combinadas!  O truque é chegar a cada usuário da sua maneira favorita e oferecer uma experiência integrada e perfeita , sem sobrecarregá-los. Ao planejar suas campanhas, pense em diferentes maneiras de se conectar com seus usuários.

Conclusão

O marketing para dispositivos móveis é um campo um pouco mais complexo do que há alguns anos atrás, mas também há muitas maneiras de se envolver com seu público do que nunca. Ao adotar as estratégias listadas acima, sua empresa estará bem encaminhada para expandir seu alcance em vários canais ativos.

banner agenda minPowered by Rock Convert

Mais posts

Você quer expandir seus negócios?

Podemos fazer isso juntos

Entre em contato
Open chat
1
Olá! Como Podemos te ajudar?