Marketing sustentável: por que é importante adotar essa estratégia

Marketing sustentável: por que é importante adotar essa estratégia

Compartilhe este post

Pesquisa mostra que brasileiros priorizam empresas que se preocupam com sustentabilidade

Os desastres climáticos e as discrepâncias no clima e na temperatura têm mostrado cada vez mais a urgência das medidas sustentáveis. De acordo com a Organização Meteorológica Mundial, os últimos seis anos foram os mais quentes registrados desde 1880.

Isso tem se refletido no comportamento dos consumidores. Um estudo recente realizado pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) mostrou que 95% dos brasileiros priorizam produtos e serviços de empresas que investem em práticas sustentáveis.

Além de o produto ou serviço em si ser sustentável, é importante que o marketing esteja alinhado com esse valor. O marketing sustentável é o conceito que abrange essa orientação.

O que é marketing sustentável

O marketing sustentável consiste em um conjunto de estratégias para promover ações, produtos e serviços com baixo impacto ambiental, associando a imagem de uma empresa à sustentabilidade e preocupação com o meio ambiente.

Entender os princípios desse método é de extrema importância para empreendedores que desejam fugir do greenwashing, como é chamada a manipulação de informações para fazer o cliente acreditar que uma marca é comprometida com a sustentabilidade – quando na verdade ela não é.

Quais são os princípios do marketing sustentável?

  • Foco no consumidor

O marketing sustentável diz muito mais a respeito do cliente do que da marca. Isso porque o objetivo é ajudá-lo a criar um estilo de vida sustentável. O “storytelling” deve colocar o consumidor em foco, e não as ações da empresa.

  • Criatividade

Uma marca só se destaca quando ela possui diferenciais reais. Se um produto ou serviço já existe, a ideia é que a empresa o renove, o transforme em uma solução para um problema relacionado ao meio ambiente. Ser criativo é a melhor forma de se sobressair em meio à mesmice.

  • Transparência

A nova geração não consegue se conectar com marcas das quais ela desconfia. O marketing sustentável deve se basear em transparência total. Para isso, devem ser expostos números reais sobre as ações da empresa e detalhes sobre todo o processo de produção.

Como colocar o marketing sustentável em prática?

  • Marketing verde

O marketing verde se assemelha muito ao sustentável. A grande diferença entre os dois é que o verde é muito mais focado em ações voltadas à natureza em si e ao desenvolvimento da consciência ecológica. Um exemplo é a implementação de painéis de energia solar para empresa como fonte de energia elétrica e a sua divulgação.

  • Produção

É de extrema importância não pensar apenas nas estratégias de divulgação, mas criar produtos com matérias-primas, de fato, sustentáveis. A economia de água e o tratamento de resíduos durante a produção também são alternativas a serem consideradas.

  • Distribuição

Os clientes irão prestar atenção na quantidade e no material das embalagens, na luz usada dentro das lojas e no combustível usado até o momento em que o produto ou serviço chega até ele. Por isso, é necessário aplicar medidas sustentáveis nesse meio também.

  • Divulgação

Por fim, a promoção do serviço ou produto precisa causar o menor impacto ambiental possível. Empresas conscientes usam as mídias sociais a seu favor para não precisar utilizar folhetos em papel.

banner agenda min

Mais posts

Você quer expandir seus negócios?
Podemos fazer isso juntos!

Entre em contato
Abrir bate-papo
1
Olá! Como Podemos te ajudar?