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A metodologia AIDA foi desenvolvida para aplicação de quatro conceitos básicos que definem como o cliente chega ao momento da compra: Atenção, Interesse, Desejo e Ação.
Especialmente utilizado no marketing digital, a AIDA foi criada por Elias St. Elmo Lewis, com o intuito de criar um roteiro para ser utilizado por empresas que desejam converter mais clientes e potencializar a imagem de uma marca.
A metodologia foi criada, inicialmente, para o desenvolvimento de bons anúncios impressos, mas se encaixa perfeitamente na abordagem necessária para aplicação também em diferentes ferramentas de marketing, tais como:
- E-mail marketing;
- Blog;
- Remarketing;
- Site de vendas, etc.
Nesta postagem, trataremos brevemente de como funciona cada um desses conceitos e como eles podem ser utilizados de maneira eficiente para levar um potencial cliente para o momento da compra.
Chamando a atenção do seu público-alvo
É preciso investir em ferramentas para chamar a atenção do cliente. E isso pode ser feito de diferentes maneiras, como as citadas anteriormente: e-mails, sites, blogs e outras estratégias interessantes.
Um exemplo prático disso é: se uma empresa especializada na venda de produtos e equipamentos para casa e construção quer aparecer para o seu público, deve investir em anúncios ou apostar em newsletters, que chamem a atenção do seu cliente para uma possível oferta de peças para máquinas pesadas ou promoções de pisos e azulejos.
Para isso, é preciso desenvolver uma boa apresentação, destacando os itens de maior importância e deixando de maneira acessível informações sobre como o cliente pode obter um determinado produto que lhe interesse.
Como estimular o interesse para a compra?
Uma maneira de estimular o interesse de um possível comprador é por meio de referências importantes que façam com que ele entenda mais sobre um determinado produto.
Isso quer dizer que você já conseguiu a atenção do cliente na etapa anterior e que ele concedeu maior tempo para entender sobre o que você está oferecendo.
Por isso, se com o seu anúncio o cliente fixou o olhar sobre um tipo de piso industrial de alta resistência, certamente chegou o momento de explorar as vantagens que esse produto pode oferecer, fornecendo assim uma solução para um problema.
Nessa etapa, podem ser utilizados algumas técnicas interessantes, como:
- Perguntas persuasivas;
- Características do produto;
- Possíveis aplicações;
- Fotos detalhadas, etc.
Dessa forma, o interesse pela compra começa a ser alimentado, despertando o desejo, próxima etapa da metodologia AIDA.
Desejo: seu cliente a um passo do objetivo
Chegando nessa etapa, o cliente está cada vez mais perto da ação. Isso quer dizer que você conseguiu utilizar ferramentas eficientes para convencê-lo de que ele, possuindo uma necessidade, pode confiar na sua empresa para resolver o problema.
Essa conversão pode ser feita eficientemente utilizando estratégias como:
- Depoimentos de clientes;
- Oferecimento de garantias;
- Prazos de entrega atrativos;
- Preços especiais para compras imediatas, etc.
Esses indicadores passam ao cliente maior credibilidade, sendo etapas essenciais para chegar a uma venda.
Por isso, se uma empresa de casa e construção deseja efetuar a venda de um produto como um detector de gás, é preciso promover de maneira atrativa algumas informações importantes, como a opinião de clientes que adquiriram o produto anteriormente, oferecer bons períodos de garantia, destacar preços promocionais e encantar o futuro comprador com um prazo de entrega rápido.
Ação: finalmente, a conclusão do processo
Esta é a etapa mais importante da AIDA: o momento da ação, onde o cliente enfim toma uma decisão.
Isso pode ocorrer de diferentes formas:
- Clicando no botão comprar;
- Levando o cliente ao site da empresa;
- Inscrição para um evento;
- Assistir a um vídeo, etc.
Elas dependem, necessariamente, do tipo de ferramenta de marketing que você utilizou para chamar a atenção do cliente.
Caso você tenha utilizado a metodologia no seu site de compras, esse é o momento ideal para que o cliente, que buscava um produto específico para solucionar problemas com fumaça em sua cozinha, clique em comprar na página do modelo de coifa para apartamento que mais o agradou.
Se você enviou um e-mail marketing oferecendo produtos com desconto em seu site, esse é o momento ideal para que o leitor acesse sua página por meio de um botão bem posicionado no corpo do e-mail.
Ou ainda, quando a intenção era atrair um grande público para um evento corporativo, esse é o momento onde ele opta por realizar a inscrição.
E, se na verdade, o desejo era que o cliente assistisse a um vídeo promocional, certamente é nessa etapa que essa ação se concretiza.
Por isso, a metodologia AIDA é utilizada como uma eficiente maneira de alavancar as vendas por meio do Marketing Digital, promovendo uma marca e atraindo um maior número de vendas para sua empresa.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.