5 dicas de marketing de conteúdo para pequenas empresas

Pequenas Empresas

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As pequenas empresas podem ter mais dificuldades em montar estratégias de marketing de conteúdo. Em uma era digital, os grandes nomes dominam o cenário completamente e podem estabelecer novos critérios para que os concorrentes adaptem os seus serviços.  Com um orçamento baixo para o marketing, fica mais complicado ainda de acompanhar essas mudanças. 

As grandes corporações compram tráfego, investem milhares de reais em marketing todos os meses, fazendo com que os pequenos empreendedores precisem trabalhar muito para ganhar visibilidade nos mecanismos de busca e redes sociais. Em um cenário concorrido, como investir em produção de conteúdo para atrair mais visibilidade?

 

1 – Planejamento para pequenas empresas

Antes de sair produzindo conteúdo, é importante saber que o planejamento é fundamental. Procurar entender os objetivos do seu empreendimento, estabelecer  quem são as personas, encontrar os temas relevantes, além de criar um cronograma para as publicações, organizando por temas . Bastante coisa, não é mesmo? 

Além disso, é necessário definir de quanto em quanto tempo vão ter novos posts, o tipo de linguagem a ser utilizada, quantos posts e outros tipos de materiais que vão compor a produção de conteúdo. Estes são alguns dos critérios que devem ser definidos para planejar as suas estratégias. 

Os conteúdos precisam ter uma conexão com a visão da empresa, pensando na conversão, mas não somente nisso. O profissional contratado para realizar a produção de conteúdo estabelece um planejamento focado no funil de venda, pensando na jornada para que o potencial cliente vire, de fato, um verdadeiro cliente. 

 

2 – Saiba quem é a sua persona

Ao pensar em marketing de conteúdo direcionado a pequenas empresas, é muito importante conhecer a sua persona. Esta é a primeira coisa que se deve ter em mente durante o planejamento. As peças devem ser criadas pensadas na sua persona para garantir que todo conteúdo criado seja bem aproveitado.

As peças criadas precisam falar sobre um problema real que o seu público-alvo tenha e apresentar as soluções que resolvem essa situação. Ou seja, é fundamental entregar o conteúdo certo para a sua persona.

A produção de conteúdo deve ser pensada estabelecendo quem é a sua persona. Descubra quem é e construa intimamente as suas necessidades.  Saiba o que chama a atenção do seu público-alvo, que dúvidas apresentam, problemas que passam e como a sua empresa pode contribuir para solução dessas questões. 

É fundamental ao contratar um profissional para realizar a produção de conteúdo que o foco seja responder todas as necessidades da sua persona. Dessa maneira, vai conseguir gerar o conteúdo certo, de boa qualidade e que consiga atingir diretamente os seus consumidores. O objetivo é aumentar o retorno dos seus investimentos com estratégias de marketing de conteúdo de qualidade. 

 

3 – Quantidade não é qualidade para pequenas empresas

Uma empresa pequena nem sempre vai contar com dinheiro disponível para contratar uma equipe de redatores ou fechar um planejamento com uma agência de marketing de conteúdo. Na maioria dos casos, estes pequenos negócios não dispõem de uma estratégia pensada em relação a produção de conteúdo.

O marketing de conteúdo custa um tempo para começar a mostrar os seus resultados, por isso, saber direcionar o orçamento para criar muitas peças de conteúdo nem sempre é a opção mais vantajosa. Com um preço elevado, fica difícil manter a geração de conteúdo em massa por muito tempo, ainda esperando que haja novas vendas.

Sabendo das suas limitações, é importante contratar um profissional que compense na qualidade do texto, no lugar da quantidade. Deixe de lado a ideia de gerar diversos artigos para o seu blog ou vários posts para as suas redes sociais por dia, direcione o seu foco na qualidade do conteúdo.

Faça um planejamento com o profissional para que haja textos 1 ou 2 vezes por semana, por exemplo. A estratégia é escolher os melhores temas para falar naquele momento e criar um conteúdo incrível. Foque em artigos com maior profundidade, conteúdo de qualidade e perceba que os investimentos serão reduzidos. 

4 – Conversão é importante

Como as empresas pequenas apresentam pouco dinheiro para investir em marketing de conteúdo,  é importante que todo tráfego gerado, gere uma lista de contatos qualificadas.  A partir disso, se consegue o maior número de leads para a empresa. Quanto mais leads obtidos, maior serão as oportunidades de vendas. 

O seu site precisa contar com formulários e CTA (Call To Action), mas como fazer isso? Ao optar por conteúdos focados na qualidade, chame o leitor a se inscrever nas newsletter para receber as novidades no seu blog. Coloque chamadas, banners, falando sobre as ofertas de conteúdo gratuito. 

Como já criou o conteúdo, transforme os seus artigos em e-books. Nem sempre vai sair caro realizar a diagramação e o mesmo profissional contratado pode providenciar o conteúdo. Um e-book de qualidade e que seja focado na persona criada, vai ser o suficiente para conquistar novos leads. 

 

5 – Distribuição

Um ponto que é bem importante no marketing de conteúdo é na distribuição do conteúdo. É importante focar nas pequenas empresas que o material realmente chegue até os potenciais clientes, obtendo todos os resultados que eles possam trazer.

Diferente das grandes empresas que tem capacidade de gerar diversas peças de conteúdo, o pequeno empreendedor não vai precisar gerar tanto conteúdo assim. O foco da sua estratégia tem que ser em posts estratégicos que alinhem com os seus objetivos e com o seu público. 

Dessa maneira, fica mais fácil distribuir esse tipo de conteúdo, contando com uma verba limitada para promovê-los. Separar uma parte do orçamento para divulgar os posts nas redes sociais, como Facebook e Instagram já são o suficiente, por exemplo.  Essa divulgação contribui para melhorar o alcance da sua empresa, além de gerar mais vendas. 

Ainda é importante focar em um tráfego orgânico nas redes sociais e principais buscadores, porém, o seu negócio não pode sobreviver apenas desse tipo de estratégia. As grandes corporações gastam milhares de dinheiros em anúncios, com foco em venda, por isso, faça diferente. Deixe que a produção de conteúdo seja o foco da sua distribuição, atraindo novos compradores e facilitando o relacionamento com eles.

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