SEO na sua loja online: como melhorar os resultados do e-commerce

SEO em Loja Online

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Técnica potencializa resultados em vendas de seus produtos, aumento no faturamento e contratação de mão de obra.

Com o avanço tecnológico presente cada vez mais na rotina das pessoas, observou-se que o aumento da utilização desse recurso de procura resultou no crescimento da loja online de maneira significativa, em razão das ofertas de vendas e de serviços oferecidos online, como em busca de informações sobre diversos assuntos.

Cada vez mais, as pessoas utilizam dos mecanismos de busca na internet com o objetivo de encontrar um produto ou uma informação, especialmente com a eclosão da pandemia do COVID-19, onde a necessidade das restrições sanitárias se fez necessária e, assim, a população passou a ficar mais tempo em casa.

Dessa maneira, para aqueles que possuem um negócio virtual, foi o momento de destacar-se nas primeiras visualizações dos resultados de busca não só na questão de popularidade, mas também na efetiva negociação de compra e venda.

Para tanto, foi necessário buscar a orientação de um especialista, que, utilizando-se de um conjunto de técnicas e de boas práticas, faz com que o site seja valorizado por aqueles que buscam o produto ou serviço. Surge assim o conceito de Search Engine Optimization (SEO), ou seja, Otimização para Mecanismos de Busca, que tornasse uma  ferramenta  para que seu site tenha mais visitantes e ganhe confiabilidade para o domínio. 

Toda essa evolução tecnológica observada nos últimos dez anos é percebida no desenvolvimento dos equipamentos eletrônicos e é notada em notebooks, smartphones, iPhone, etc., que ganharam muito mais em recursos, como a capacidade de armazenar dados, da mesma forma que o avanço nas redes sociais e nos marketplaces modificou totalmente a nossa forma de pesquisa e compras pela internet, inclusive com a entrega precisa e confiável dos mecanismos de busca.

 Esse resultado é de grande valia para o comerciante, pois terá destaque entre tantos outros. 

SEO para loja virtual

Mais do que oferecer um produto, o desafio é destacar-se, ser visto e ser lembrado pelo cliente. A partir do momento em que se conhece o seu público-alvo, atende às normas básicas de pesquisa e ajusta o seu conteúdo para a intenção de busca, os resultados serão favoráveis para o SEO.

Algumas dicas são fundamentais para se trabalhar as ferramentas de busca – SEO – na loja virtual. Veja abaixo.

  • Organização das páginas do site, como ter seções bem definidas e caminhos curtos para que o usuário encontre rapidamente o que busca; por exemplo: ter a página inicial de seu site com as informações bem claras e objetivas. Se a sua loja vende roupas, separe-as por tipo: feminina, masculina e infantil, e crie subseções, se for o caso, como infantil para idade de 0 a 1 ano, de 2 a 4 anos, etc., ou seja, encurtar o caminho da pesquisa do usuário. Manter o equilíbrio entre usabilidade e desempenho proporciona a chamada navegação intuitiva, onde o conteúdo registrado pelos bots – softwares programados e automatizados para executar tarefas por conta própria, imitando ou substituindo o comportamento de um usuário humano – gera dados muito importantes para a definição de seções, subseções e menus de navegação; portanto, utilizar-se de sitemaps auxilia no momento do rastreio.

  • Planejamento das palavras-chave, sendo fundamental para o SEO a escolha de boas palavras-chave, que devem auxiliar no ranqueamento do site e estar alinhadas aos objetivos da empresa e focadas no público-alvo, tanto é que podem ser curtas e genéricas, ou longas e específicas. É importante selecionar termos para garantia de seu sucesso, explorando inclusive opções populares como o Google Keyword Planner e o Ubersuggest.

  • Investimento nos detalhes para a melhoria do SEO na loja virtual, entendendo que, de acordo com o seu produto, a sua página deve ser diferenciada, pois assim pode oferecer maiores condições para os mecanismos de busca, tanto é que título e subtítulo são fundamentais, pois informam do que se trata o assunto do texto, da mesma forma que criar descrições claras e objetivas, com uma ficha técnica do produto, irá informar mais rapidamente o que está oferecendo ao cliente, até mesmo como forma de estratégia para atingir seu objetivo. E não adianta repetir as palavras-chave, pois elas não aumentam a ocorrência na busca. Prezar pela qualidade do conteúdo é a melhor estratégia.

  • Valorização das imagens e das URLs. Assim como o conteúdo escrito, as imagens também trazem informações importantes até mesmo para os mecanismos de busca. Muitas vezes, procura-se uma imagem e somos direcionados a um site de venda; daí a necessidade da qualidade visual e de manter arquivos menores e mais leves, para que o carregamento da página seja mais rápido. Otimizar a URL também garante um resultado mais certeiro. Enfim, selecione imagens cujo formato carregue rapidamente, escolha um nome para o arquivo relacionado com as suas palavras-chave, descreva imagens e situações que o navegador possa realmente exibir para os leitores e respeite os direitos autorais, cumprindo a legislação vigente.

As dificuldades econômicas mundiais fizeram com que as pessoas buscassem novas oportunidades profissionais em diferentes áreas de atuação. Os empregos em São Paulo, como em outras metrópoles, mudaram o foco, que hoje não se limita às médias e grandes empresas, mas principalmente ao micro e pequeno empresário,  que passa a adotar as lojas virtuais como fonte de renda e, consequentemente, necessitar de mais mão de obra, principalmente no que se refere ao comércio online.  

À medida que crescem as vendas, se faz  necessário o aumento  da produção das mercadorias e  ter maior cuidado no site de vendas e rede social, para tanto a manutenção contínua do SEO, com o estabelecimento da definição métrica e acompanhamento dos indicadores relevantes da sua loja virtual, como a quantidade de acessos e tempo de pesquisa do seu prospect e também a finalização da negociação, contudo estar atento para a melhoria constante não só de seu site como também visualizar o que seu concorrente tem realizado para assim traçar estratégias para o aumento do faturamento, ou seja estar antenado sempre.

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