SEO na sua loja online: como melhorar os resultados do e-commerce

SEO em Loja Online

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Técnica potencializa resultados em vendas de seus produtos, aumento no faturamento e contratação de mão de obra.

Com o avanço tecnológico presente cada vez mais na rotina das pessoas, observou-se que o aumento da utilização desse recurso de procura resultou no crescimento da loja online de maneira significativa, em razão das ofertas de vendas e de serviços oferecidos online, como em busca de informações sobre diversos assuntos.

Cada vez mais, as pessoas utilizam dos mecanismos de busca na internet com o objetivo de encontrar um produto ou uma informação, especialmente com a eclosão da pandemia do COVID-19, onde a necessidade das restrições sanitárias se fez necessária e, assim, a população passou a ficar mais tempo em casa.

Dessa maneira, para aqueles que possuem um negócio virtual, foi o momento de destacar-se nas primeiras visualizações dos resultados de busca não só na questão de popularidade, mas também na efetiva negociação de compra e venda.

Para tanto, foi necessário buscar a orientação de um especialista, que, utilizando-se de um conjunto de técnicas e de boas práticas, faz com que o site seja valorizado por aqueles que buscam o produto ou serviço. Surge assim o conceito de Search Engine Optimization (SEO), ou seja, Otimização para Mecanismos de Busca, que tornasse uma  ferramenta  para que seu site tenha mais visitantes e ganhe confiabilidade para o domínio. 

Toda essa evolução tecnológica observada nos últimos dez anos é percebida no desenvolvimento dos equipamentos eletrônicos e é notada em notebooks, smartphones, iPhone, etc., que ganharam muito mais em recursos, como a capacidade de armazenar dados, da mesma forma que o avanço nas redes sociais e nos marketplaces modificou totalmente a nossa forma de pesquisa e compras pela internet, inclusive com a entrega precisa e confiável dos mecanismos de busca.

 Esse resultado é de grande valia para o comerciante, pois terá destaque entre tantos outros. 

SEO para loja virtual

Mais do que oferecer um produto, o desafio é destacar-se, ser visto e ser lembrado pelo cliente. A partir do momento em que se conhece o seu público-alvo, atende às normas básicas de pesquisa e ajusta o seu conteúdo para a intenção de busca, os resultados serão favoráveis para o SEO.

Algumas dicas são fundamentais para se trabalhar as ferramentas de busca – SEO – na loja virtual. Veja abaixo.

  • Organização das páginas do site, como ter seções bem definidas e caminhos curtos para que o usuário encontre rapidamente o que busca; por exemplo: ter a página inicial de seu site com as informações bem claras e objetivas. Se a sua loja vende roupas, separe-as por tipo: feminina, masculina e infantil, e crie subseções, se for o caso, como infantil para idade de 0 a 1 ano, de 2 a 4 anos, etc., ou seja, encurtar o caminho da pesquisa do usuário. Manter o equilíbrio entre usabilidade e desempenho proporciona a chamada navegação intuitiva, onde o conteúdo registrado pelos bots – softwares programados e automatizados para executar tarefas por conta própria, imitando ou substituindo o comportamento de um usuário humano – gera dados muito importantes para a definição de seções, subseções e menus de navegação; portanto, utilizar-se de sitemaps auxilia no momento do rastreio.

  • Planejamento das palavras-chave, sendo fundamental para o SEO a escolha de boas palavras-chave, que devem auxiliar no ranqueamento do site e estar alinhadas aos objetivos da empresa e focadas no público-alvo, tanto é que podem ser curtas e genéricas, ou longas e específicas. É importante selecionar termos para garantia de seu sucesso, explorando inclusive opções populares como o Google Keyword Planner e o Ubersuggest.

  • Investimento nos detalhes para a melhoria do SEO na loja virtual, entendendo que, de acordo com o seu produto, a sua página deve ser diferenciada, pois assim pode oferecer maiores condições para os mecanismos de busca, tanto é que título e subtítulo são fundamentais, pois informam do que se trata o assunto do texto, da mesma forma que criar descrições claras e objetivas, com uma ficha técnica do produto, irá informar mais rapidamente o que está oferecendo ao cliente, até mesmo como forma de estratégia para atingir seu objetivo. E não adianta repetir as palavras-chave, pois elas não aumentam a ocorrência na busca. Prezar pela qualidade do conteúdo é a melhor estratégia.

  • Valorização das imagens e das URLs. Assim como o conteúdo escrito, as imagens também trazem informações importantes até mesmo para os mecanismos de busca. Muitas vezes, procura-se uma imagem e somos direcionados a um site de venda; daí a necessidade da qualidade visual e de manter arquivos menores e mais leves, para que o carregamento da página seja mais rápido. Otimizar a URL também garante um resultado mais certeiro. Enfim, selecione imagens cujo formato carregue rapidamente, escolha um nome para o arquivo relacionado com as suas palavras-chave, descreva imagens e situações que o navegador possa realmente exibir para os leitores e respeite os direitos autorais, cumprindo a legislação vigente.

As dificuldades econômicas mundiais fizeram com que as pessoas buscassem novas oportunidades profissionais em diferentes áreas de atuação. Os empregos em São Paulo, como em outras metrópoles, mudaram o foco, que hoje não se limita às médias e grandes empresas, mas principalmente ao micro e pequeno empresário,  que passa a adotar as lojas virtuais como fonte de renda e, consequentemente, necessitar de mais mão de obra, principalmente no que se refere ao comércio online.  

À medida que crescem as vendas, se faz  necessário o aumento  da produção das mercadorias e  ter maior cuidado no site de vendas e rede social, para tanto a manutenção contínua do SEO, com o estabelecimento da definição métrica e acompanhamento dos indicadores relevantes da sua loja virtual, como a quantidade de acessos e tempo de pesquisa do seu prospect e também a finalização da negociação, contudo estar atento para a melhoria constante não só de seu site como também visualizar o que seu concorrente tem realizado para assim traçar estratégias para o aumento do faturamento, ou seja estar antenado sempre.

Mais posts

Você quer expandir seus negócios?

Podemos fazer isso juntos

Entre em contato
Open chat
1
Olá! Como Podemos te ajudar?