De grandes empresas a negócios locais, o mundo digital é a possibilidade de explorar mercados sem fronteiras, ganhar visibilidade e conquistar um público inimaginável pelos canais tradicionais de marketing.
Por ali acontecem, diariamente, cerca de 3 bilhões de buscas de usuários em todo o mundo. Qual empreendedor não quer um mercado dessa dimensão? Estar fora desse mercado digital não é mais uma opção.
Agora imagine quantas dessas pesquisas procuram um produto que você vende.
E quantas efetivamente acham o seu produto?
Então basta criar um site, as redes sociais certas, descrições eficientes dos produtos, artigos atraentes, campanhas de venda e aguardar que potenciais clientes procurem?
Certamente. Que não!
Um número cada vez maior de empresas está, nesse momento, disputando a atenção dos usuários com os mesmos recursos, ao mesmo tempo em um mercado que literalmente nunca fecha!
Um produto ou serviço de excelência ainda é a base da venda, porém é preciso estar digitalmente presente e relevante na internet é fundamental.
Aparecer muito e bem. Mas como fazer?
Essa é a missão do SEO (otimização de sites), uma metodologia fundamental para tornar a marca visível ao maior público possível, melhorar o posicionamento no mecanismo de pesquisa e assim gerar mais oportunidades e vendas.
Estar nas melhores posições das buscas é o objetivo principal de todos os negócios, mas como os resultados por tema são organizados? Afinal, são bilhões de respostas para cada pesquisa e a ordem não pode ser aleatória.
O algoritmo do Google estabelece (e revisa constantemente) uma série de regras internas para classificar os resultados – é o que chamamos de ranqueamento), de forma que os conteúdos mais relevantes sejam vistos primeiro e tenham um bom posicionamento.
Essa relevância não depende apenas da qualidade textual ou das mídias usadas, mas também do maior atendimento possível às regras.
O SEO (Search Engine Optimization) é a metodologia e um conjunto de técnicas que estuda permanentemente essas regras e aplica o maior número delas nas estruturas de site, blog e redes sociais e em todos os conteúdos – textos, imagens, vídeos e áudios – presentes na estratégia de marketing digital da empresa.
Por exemplo, para textos e artigos, devemos usar uma estrutura específica e uma série de características de redação que qualificam o conteúdo. A maior delas é o uso natural e eficiente das palavras-chave – principal fator de ranqueamento de um texto nos motores de busca.
Basicamente, no trabalho de SEO de um texto:
Da mesma forma, aplicam-se regras nos demais tipos de conteúdo e na estrutura do site ou blog.
Lembrando que o SEO é uma metodologia para alcance de resultados orgânicos – sem custo de propaganda ou de campanhas, para atingir as primeiras posições no site de busca.
Como vimos até aqui, o objetivo central de uma estratégia de SEO é colocar cada conteúdo na melhor posição de ranqueamento do Google, através do estudo e pesquisa de palavras chave.
Porém, uma vez alcançado o topo, é hora de manter-se lá e aproveitar a paisagem (vender), não é mesmo?
A consultoria SEO tem uma série de ferramentas de métrica e análise para avaliar como cada conteúdo está se comportando e tomar as decisões de ajuste necessárias para manter ou melhorar o ranqueamento.
É um trabalho constante e altamente especializado, pois a entrada de novos conteúdos é constante e o Google ranqueia todos a cada nova busca pelos mesmos termos.
Um dos principais indicadores de otimização para o Google é o tráfego de usuários nos veículos digitais do seu negócio – site, blog, redes sociais.
Clique, visualizações, compartilhamentos e comentários são alguns indicadores importantes e a base para duas medições fundamentais: o tempo de permanência no site e a navegação ativa – paginação, abertura de links, preenchimento de cadastros e outras ações, sobre o assunto acima iremos abordar em nosso blog.
Textos, artigos, áudios, vídeos, infográficos e outros recursos devem ser usados com qualidade e assertividade para criar uma experiência focada e positiva no público-alvo desejado.
Com isso, aumentam-se as possibilidades de retorno e de geração efetiva de leads – ações que levam a uma negociação ou diretamente a uma venda.
A Consultoria SEO da H2Web é um trabalho extenso, profundamente detalhado em todos os aspectos que devem ser avaliados para que a estratégia de conteúdo da sua empresa seja otimizada e alcance a visibilidade desejada.
Podemos destacar os principais aspectos da consultoria – a lista é grande e varia conforme a complexidade, os objetivos e os prazos definidos para o seu negócio.
Antes de começar qualquer estratégia de marketing, é preciso (re)conhecer com muito acerto quem compra (e de que forma) o seu produto ou serviço. Na estratégia de SEO – que faz parte do marketing como um todo – esse estudo é essencial.
A partir dele, toda a construção de conteúdo textual e visual é feita, com foco nas características, na linguagem e nas preferências desse público. Até regionalmente o resultado pode ser afetado; palavras-chave que funcionam em determinada região.
A H2Web é uma empresa que oferece consultoria de SEO para empresas de todos os portes e segmentos.
Na frase acima existem termos-chave que usamos para que a H2Web seja reconhecida por usuários (potenciais clientes) nas buscas isso é muito importante e esse é um exemplo claro de como foi estudado o volume de buscas do termo “SEO” aproximadamente 33.000 mil buscas mês!
Tomando um exemplo:
A lista de palavras-chave pode ser muito maior, dependerá de um estudo profundo das características do negócio. Além disso, as expressões mais usadas em pesquisas também são consideradas (por exemplo: conserto celular Samsung).
O grande objetivo dessa etapa é traduzir seu negócio nas melhores palavras.
Todas as publicações da empresa vão considerar os termos definidos. Podemos imaginar a complexidade, mas a base da eficiência do SEO para o seu negócio começa aqui é isso pode fazer a diferença entre o usuário encontrar você ou o seu concorrente.
Esse é o ponto central do seu negócio e onde a estratégia de SEO mais trabalha: definir e produzir conteúdos com qualidade, alinhamento com a marca e que atendam às regras do Google.
Para que um conteúdo digital seja relevante, precisa unir a qualidade textual ou visual com a eficiência do SEO. O resultado não é uma redação do Enem: é mensagem que cative, fidelize e transforme a audiência em clientes.
A H2Web tem toda a expertise para definir conteúdos – textos, áudios, vídeos, infográficos – que traduzam e impulsione a marca no mundo digital.
Um dos maiores ganhos do marketing digital para os negócios é a possibilidade medir e analisar as estratégias, ações e resultados com alto grau de profundidade.
A H2Web utiliza inúmeros indicadores de desempenho para reforçar ou revisar ações – e dar à gestão do negócio e às equipes de venda uma base qualificada de dados que pode indicar diversos aspectos de comportamento do público-alvo e da carteira atual de clientes.
Dessa forma, os próximos passos, tanto de marketing quanto comerciais, podem ser reavaliados com mais rapidez e uma possibilidade maior de acerto.
Alguns exemplos de indicadores:
Quer dar um salto de visibilidade da sua marca no mundo digital e conquistar mais clientes?
Então é hora de investir no SEO com a parceria da H2Web!
E falar com a gente é simples:
Teremos uma grande satisfação em conhecer a sua empresa, os seus planos e participar do sucesso deles!
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