Você lembra da primeira rede social de alcance popular? O Orkut em 2004, uma revolução na cultura de relacionamentos à distância.
Porém, se formos buscar a pedra fundamental das redes da forma como usamos hoje em dia, encontraremos a Classmates, criada em 1995 nos Estados Unidos.
Passados 25 anos, a vida de bilhões de usuários foi invadida pelas redes sociais em escala mundial.
Facebook, LinkedIn, Youtube, Instagram e outras redes sociais são grandes vitrines do comportamento humano e fontes inesgotáveis de informação e tendências nos hábitos de consumo dos usuários.
Diante disto, das grandes marcas aos negócios locais e até informais, todos começaram a investir nas mídias sociais e estratégia de marketing como uma forma de relacionamento com um mercado potencial tão grande.
Esse é um processo inevitável para as empresas. Afinal, as redes sociais são cada vez mais uma realidade no dia a dia das pessoas.
Podemos dizer que elas são como feiras em escala mundial, com bilhões de pessoas transitando 24 horas por dia, consumindo e compartilhando conteúdo social e, ao mesmo tempo, pesquisando toda sorte de produtos.
Mas será que todas as redes sociais são importantes para a sua empresa? E como cada uma pode contribuir para o sucesso do seu negócio?
Que a sua empresa precisa estar nas redes sociais para conquistar mercado e atrair consumidores, não temos dúvida alguma.
Mas se ainda houver alguma, números coletados em pesquisas de 2018 mostram o sucesso desses canais e como ainda podem progredir mais:
No Brasil, o tempo médio diário é de 225 minutos, somos o 2º país no mundo em uso de redes, atrás apenas das Filipinas.
Olhando para alguns desses números, você já imaginou como é fundamental estar nas mídias sociais e ser uma opção de compra para quem passa quase 4 horas logado nas redes.
Atualmente, as redes sociais são os canais mais eficientes de contato com os públicos consumidores e com os clientes cativos.
Enquanto o site e o blog desempenham um papel fundamental na identidade institucional e na formação de uma audiência seletiva, nas mídias sociais as empresas buscam captar leads qualificados e um público numeroso com conteúdos rápidos.
Vamos falar de algumas estratégias importantes para o melhor proveito nos negócios.
A partir das redes sociais escolhidas para propagar sua marca e os produtos e serviços, é possível estabelecer uma comunicação personalizada e assertiva com os seguidores sendo através de posts ou mensagens instantâneas.
Um dos pontos principais é a escolha dos tipos de conteúdo que despertam mais interesse – por exemplo, textos com alto nível de formalidade para um escritório de advocacia ou vídeos na rede social de uma academia de crossfit.
Outro aspecto é a linguagem, que naturalmente acompanha o formato do conteúdo e deve cativar a audiência de forma natural. A identidade visual e o layout devem transmitir os valores da marca de uma forma eficiente.
Nas redes, os seguidores são pessoas naturalmente interessadas nos produtos e serviços da empresa, mesmo que ainda não sejam clientes.
Talvez sejam apenas simpatizantes, mas podem influenciar outras pessoas. Isso ajuda a formar uma audiência altamente segmentada.
Dessa forma, os conteúdos produzidos chegarão às pessoas com uma chance maior de serem vistos e compartilhados.
Cada mídia social dispõe de uma série de métricas usadas para avaliar indicadores de desempenho específicos. Um dos pontos principais é o nível de interação com a audiência – visualizações, cliques, compartilhamentos e outros fatores.
É possível avaliar esses números em tempo real, o que permite que a equipe de marketing digital mantenha ou reveja suas estratégias rapidamente, sempre buscando potencializar o tráfego e o engajamento com as publicações.
A lista é grande dos benefícios que as mídias sociais podem trazer para a sua empresa, vamos destacar os mais importantes e que traduzem os principais objetivos de quem investe nelas.
Em meio a 3 bilhões de usuários, a chance de formar um público qualificado para o seu negócio é muito grande.
Para isso, a H2Web desenvolve há anos para seus clientes, estudos, análises e métricas para definir o público-alvo e trabalhar conteúdos direcionados para conquistar e fidelizar o interesse dele pelos produtos e serviços.
Como as mídias sociais estão presentes durante todo o dia nos aparelhos e são um meio de engajamento rápido e qualificado com o público-alvo.
Elas podem se tornar excelentes caminhos para levar público e gerar tráfego no site, no blog ou na loja virtual, onde as possibilidades de conversão aumentam bastante.
Viralizar ainda é muito ligado a publicações de humor e entretenimento – e no Instagram de uma produtora cultural, evidentemente é o objetivo principal.
Porém, um conteúdo viral também pode ser muito eficaz em outros negócios. O vídeo sobre um importante pacote de medidas econômicas pode viralizar no LinkedIn de uma consultoria empresarial.
As redes sociais são o melhor lugar para transformar bons conteúdos em virais – e os resultados são felizmente imprevisíveis.
Com certeza, não. Dificilmente um negócio encontra uma vantagem competitiva real em todas as redes sociais.
Ao investir nas plataformas certas, a empresa reforça a mensagem sobre os públicos que ela quer alcançar, o que é um sinal de profissionalismo com a marca.
O Facebook é hoje a maior rede social com mais de 2 bilhões de usuários, é uma unanimidade, presente em todos os dispositivos de usuários que acessam mídias sociais. Seu gigantismo é um campo fértil de audiência e oportunidades para todos os negócios.
Por outro lado, o LinkedIn é uma rede social profissional e não deve ser foco de uma academia de musculação, por exemplo, assim como o Instagram não trará números para uma retífica de motores que justifiquem a estratégia.
Portanto, a definição do público-alvo é fundamental para decidir em quais redes vamos investir, assim como o twitter é uma rede social voltada para pequenas citações e o youtube é considerado a maior plataforma de vídeos do mundo.
Escolher a sua rede social pode fazer a diferença no seu negócio, portanto nossa recomendação é escolher uma e trabalhar ela muito bem.
Com certeza, não. Dificilmente um negócio encontra uma vantagem competitiva real em todas as redes sociais.
Ao investir nas plataformas certas, a empresa reforça a mensagem sobre os públicos que ela quer alcançar, o que é um sinal de profissionalismo com a marca.
O Facebook é hoje a maior rede social com mais de 2 bilhões de usuários, é uma unanimidade, presente em todos os dispositivos de usuários que acessam mídias sociais. Seu gigantismo é um campo fértil de audiência e oportunidades para todos os negócios.
Por outro lado, o LinkedIn é uma rede social profissional e não deve ser foco de uma academia de musculação, por exemplo, assim como o Instagram não trará números para uma retífica de motores que justifiquem a estratégia.
Portanto, a definição do público-alvo é fundamental para decidir em quais redes vamos investir, assim como o twitter é uma rede social voltada para pequenas citações e o youtube é considerado a maior plataforma de vídeos do mundo.
Escolher a sua rede social pode fazer a diferença no seu negócio, portanto nossa recomendação é escolher uma e trabalhar ela muito bem.
A boa notícia é que você não precisa perder horas de sono ou contratar profissionais para fazer a gestão das redes sociais.
A H2Web conta com equipes experientes, qualificadas e atualizadas sobre tudo que acontece nas mídias sociais e em todo o mundo digital.
Além disso, os resultados são integrados com o site e o blog, para que todos os canais digitais da empresa se beneficiem do melhor que cada um oferece e juntos alavancam clientes, oportunidades e vendas.
Quer dar um salto de visibilidade da sua marca no mundo digital e conquistar mais clientes?
Então é hora de investir no SEO com a parceria da H2Web!
E falar com a gente é simples:
Teremos uma grande satisfação em conhecer a sua empresa, os seus planos e participar do sucesso deles!
Endereço: Rua Sargento Francisco Boeming, 269 Sala 07
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