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Pensando em atrair mais clientes e se destacar da concorrência, empreendedores e grandes marcas apostam cada vez mais nas técnicas de marketing digital. Por isso, acompanhar as tendências é importante para garantir um melhor desempenho e cativar o público-alvo.
Estar atualizado pode ser a chave para alavancar os negócios e crescer nas redes, aumentando os lucros. Neste ano, a personalização e os conteúdos em diversos formatos se tornam ainda mais relevantes.
No FAQ a seguir, respondemos as principais dúvidas sobre as tendências de 2024 para o marketing digital.
Como e por que personalizar a experiência do público-alvo?
Criar uma experiência única para cada tipo de cliente com mensagens e ofertas personalizadas amplia a relevância do marketing. Entender que o público-alvo é diverso e tem diferentes demandas ajuda a identificar seu comportamento e sua forma de consumir.
Assim, podemos dividir a audiência em subgrupos que têm preferências semelhantes. Dessa forma, é muito mais fácil criar uma conexão com cada um e atingir os objetivos do marketing.
Quais os formatos que ganham destaque em 2024?
Os vídeos e podcasts são as apostas do ano para quem quer se destacar. Eles garantem uma conversa mais íntima e prática para o consumidor.
Outro ponto positivo dos formatos é a possibilidade de abordar diversos temas que atraem a atenção do público-alvo. No ramo das roupas, por exemplo, é possível criar vídeos com sugestões de looks para certas datas ou um podcast comentando algum evento de moda.
Para despertar emoção e proporcionar experiências que agregam valor, basta usar a criatividade.
A realidade aumentada funciona no marketing digital?
Uma das maiores tendências do ano é o uso da realidade aumentada para criar experiências imersivas aos consumidores. A tecnologia permite que o cliente sinta o produto ou serviço, e não apenas leia sobre ele.
É possível promover visitas a diversos locais como pontos turísticos ou imóveis, auxiliando as agências de turismo e imobiliárias, por exemplo. Simulações também permitem a visualização dos produtos de forma mais realista, o que pode acabar com as dúvidas na hora da compra.
Vale a pena investir em micro influenciadores?
A estratégia de firmar parcerias com influenciadores locais ou nichados é ótima para criar identificação com o público-alvo. Além de ser financeiramente mais viável para negócios pequenos, os micros influenciadores fortalecem a imagem de uma marca real que faz parte do dia a dia.
Como aplicar as tendências?
Uma boa equipe de marketing é essencial para aqueles que querem desenvolver estratégias eficazes. Por isso, contratar profissionais especializados, formados em cursos de marketing digital ou outras áreas da comunicação, é fundamental para alavancar os negócios.
Além disso, é importante identificar os gostos do público-alvopara saber o que vai funcionar. Não adianta investir em micro influenciadores para fazer postagens no Instagram se a sua audiência prefere receber e-mails ou ouvir podcasts.
Por isso, o contato com os consumidores e as pesquisas de feedback devem ser constantes. Além de ampliar o retorno do marketing digital, passa a imagem de uma empresa que se importa com seus clientes, impulsionando a fidelidade.