Índice de Conteúdo
A Global Entrepreneurship Monitor (GEM) divulgou recentemente um estudo que aponta para um quadro no mínimo surpreendente para o universo do empreendedorismo:
Isso significa dizer que mais de 52 milhões de brasileiros hoje são donos dos seus próprios empreendimentos. E isso significa também que, de cada 100 brasileiros entre 18 e 65 anos de idade, cerca de 38 têm ou estão iniciando um negócio próprio.
Obviamente, esses números também fizeram com que esse universo do empreendedorismo se ampliasse de uma maneira jamais vista. Com diversas categorias de empreendimentos sendo criadas, como nesses exemplos de nichos que veremos ao longo desse artigo.
Entretenimento online
O negócio do entretenimento online abrange as atividades de jogos online, games, transmissão de torneios ao vivo, apostas esportivas, entre diversas outras atividades que ajudam a colocar a internet como a principal ferramenta para a busca por entretenimento em todo o mundo.
Alimentação e conveniência
Uma das consequências mais imediatas dos períodos de crise econômica é a diminuição das idas a restaurantes e a preferência por comer no conforto e aconchego do próprio lar.
E o que alguns empreendedores descobriram é que vender marmitas para serem consumidas em casa pode ser um verdadeiro “negócio da china.”
Principalmente a preços acessíveis, que não ultrapassem os R$10,00 ou R$12,00, a depender da demanda.
Lojas virtuais
Foi-se o tempo em que, para adquirir um produto, você tinha que, necessariamente, deslocar-se até um estabelecimento.
Agora são os estabelecimentos que vão até os clientes, na forma de lojas virtuais, onde as vendas são feitas de forma 100% online; sendo necessário, apenas, escolher um bom nicho de mercado com necessidades que você possa satisfazer.
Essas lojas conseguem vender de tudo: roupas novas ou usadas, calçados, livros, cursos online, entre outras necessidades que podem ser atendidas com um baixo custo, de forma sustentável e com bem menos burocracia.
Empresa de pequenos consertos
No universo do empreendedorismo esse nicho tem a cara dos novos tempos: soluciona diversos problemas, pode ser implementado de forma 100% digital e possui um baixíssimo risco.
Nesse caso, o empreendedor de pequenos reparos só precisará contratar bons profissionais (ou ser o próprio) e ter paixão por executar um bom serviço.
Empreendedorismo feminino
Esse não é exatamente um segmento à parte. Aqui estamos falando de um empreendedorismo que tenha, digamos, a “cara” do universo feminino e do seu jeito de fazer as coisas.
Diversos estudos chamam a atenção para o fato de que, diferentemente do que ocorre com os homens, empreender, para muitas mulheres, tem um significado de empoderamento, cuidado com a família e com o mundo.
O que faz com que qualquer negócio mantido por mulheres tenha características únicas.
O negócio dos aplicativos
Um aplicativo pode contribuir para a gestão de uma empresa, para fazer cálculos e planilhas, ajudar na organização do dia a dia…
E o melhor: agora você também pode empreender na criação de aplicativos para esses fins, bastando apenas fazer uma criteriosa pesquisa de mercado (qual o problema ele irá resolver?), fazer um rascunho do aplicativo, contratar um bom desenvolvedor, entre outras preocupações concernentes ao universo digital.
E caso tenha ficado satisfeito com esse artigo deixe o seu comentário. E aproveite para compartilhar e divulgar com os seus amigos e conhecidos os nossos conteúdos.