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Conteúdo E-E-A-T na era da IA é um dos principais meios de construir a confiança para ser citado nos mecanismos generativos, tornando a gestão de Google Perfil Empresa com IA indispensável. Na era da Inteligência Artificial, o conteúdo se destaca não somente por ser bem escrito, como também deve ser confiável, autêntico e fundamentado no princípio E-E-A-T: Experiência, Especialidade, Autoridade e Confiabilidade.
Para ser citado pelas ferramentas de IA, como o Google SGE e outras, é necessário demonstrar que seu conteúdo é valioso e superior aos gerados de forma automática, construindo credibilidade e confiança a cada publicação.
Para se destacar e se tornar referência pelos mecanismos de IA, é importante manter o foco em estratégias que valorizam a autoridade, transparência e profundidade do seu conteúdo. Descubra o que é conteúdo E-E-A-T e a sua importância na era da Inteligência Artificial!
O conteúdo E-E-A-T refere-se a um conjunto de diretrizes de qualidade do Google que tem como base Experiência, Especialidade, Autoridade e Confiabilidade (Experience, Expertise, Authoritativeness, Trustworthiness).
Em geral, ele serve como um padrão para avaliar se um conteúdo é valioso, confiável e se foi produzido com fontes legítimas, influenciando o ranqueamento de uma página online, como site ou blog. Os componentes do E-E-A-T compreendem:
O Google aperfeiçoa seus algoritmos para oferecer os resultados mais úteis, seguros e confiáveis dentre as opções de conteúdo. Com isso, o E-E-A-T se tornou uma métrica essencial para guiar os avaliadores de qualidades e os algoritmos do buscador.
Na era da Inteligência Artificial generativa, a capacidade de criar conteúdo de maneira instantânea se tornou real, mas acabou gerando impactos negativos em relação à confiança e veracidade do conteúdo.
Nesse contexto, o E-E-A-T se destaca como um fator essencial por trazer uma variedade de vantagens para os usuários e autores, como o combate à desinformação, diferenciar o conteúdo autêntico, promover a reputação online, evitar penalizações do Google e mecanismos de busca e melhorar a experiência do usuário.
Para além de entender a importância das avaliações no Google Perfil Empresa, no mercado digital atual, o conteúdo E-E-A-T é indispensável.
Os modelos de Inteligência Artificial, principalmente os modelos LLMS mais conhecidos atualmente, não selecionam os conteúdos como um humano, mas sim com o uso de processamento complexo baseado em padrões, autoridade e relevância, para escolher e, assim, atribuir informações durante a geração de uma resposta.
Ao escolher um conteúdo específico para citar, a Inteligência Artificial considera fatores como busca externa de dados recentes, relevância semântica, aprendizado em diferentes conjuntos de dados, estrutura do conteúdo e autoridade e credibilidade. Um conteúdo pode ser citado pelo mecanismo de IA quando o autor foca nos seguintes fatores:
A resposta direta é essencial para que o conteúdo se destaque nos mecanismos de busca e de IA generativa. Ao explicar sobre uma tesoura cirúrgica, por exemplo, ao em vez de começar com “A tesoura cirúrgica é muito importante para os processos cirúrgicos” opte por iniciar o tópico dessa forma: “A tesoura cirúrgica é uma ferramenta utilizada para cortar tecidos moles durante as cirurgias”.
Após a sua criação, o conteúdo deve ser sempre atualizado para que a Inteligência Artificial continue citando em suas respostas geradas automaticamente. Isso vale para o Google SGE, Google Gemini, ChatGPT e outros.
Produzir conteúdo E-E-A-T envolve demonstrar autoridade e profundidade humana, o que significa que um texto escrito por um humano tem mais chances de ser citado pela Inteligência Artificial do que os gerados automaticamente. Confira mais detalhes:
Para abordar temas com profundidade e propriedade, considere fatores importantes como as lacunas de cada conteúdo, estude sobre o tema, desenvolva tópicos, priorize a experiência e foque na intenção do usuário. Antes da criação de conteúdo, faça uma busca sobre as principais questões sobre o tema que os usuários mais procuram. Dados, estatísticas e fontes confiáveis como diferenciais.
Utilize dados atualizados e de fontes confiáveis, como do IBGE, órgãos governamentais e de instituições de pesquisa. Para apresentar os dados, utilize tabelas, infográficos e gráficos para facilitar a transmissão de informação sobre o tema e tornar o conteúdo mais atrativo para os leitores, além de se tornar mais fácil de ser compartilhado.
Para tornar o seu conteúdo ainda mais valioso e diferente dos demais, é possível realizar a própria pesquisa de mercado e publicar os resultados. Esses dados podem se tornar fonte de referência, podendo ser citados por mecanismos de IA ou até mesmo por outros sites, aumentando a visibilidade da sua página.
Adicione links para as fontes originais das estatísticas e dados citados no conteúdo. Isso pode aumentar a confiança, além de possibilitar que o usuário verifique a informação por conta própria.
Demonstrar experiência e autoridade envolve criar estudos de caso e depoimentos, criar biografias detalhadas, construir uma boa presença digital, participar de palestras, e produzir conteúdo de alta qualidade e com consistência.
Outro ponto importante, além da criação de conteúdo E-E-A-T, é abordar temas interessantes para atrair um público maior. Além disso, não se esqueça de aprofundar sempre os temas, levando para a página tudo o que os usuários gostariam de saber sobre eles.
Combinar o conteúdo E-E-A-T com GEO (Generative Engine Optimization) é crucial para ser citado pelas ferramentas de Inteligência Artificial, principalmente pelas mais utilizadas. As IAs generativas valorizam o conteúdo de alta qualidade, especialmente quando se trata das IAs dos mecanismos de busca, como o Google SGE. No geral, o E-E-A-T e o GEO são:
Ao focar nos principais aspectos que giram em torno do E-E-A-T e do GEO, as empresas e marcas podem se destacar com uma maior facilidade nos mecanismos de busca e de Inteligência Artificial, tornando-se referência em um assunto específico. Com a ascensão da IA, aplicar estratégias de GEO não é mais um diferencial, mas uma necessidade.
Para validar e reforçar a sua autoridade, utilize provas sociais como fotos e depoimentos de clientes. Combine esse fator com a implementação de técnicas de SEO, que envolve a criação de conteúdo de alta qualidade, construção de backlinks de sites de autoridade, uso de palavras-chave de alta demanda e foco na experiência do usuário.
Ainda que o GEO tenha se tornado indispensável para marcas, empresas e criadores de conteúdo, utilizar estratégias de SEO ainda é crucial para que a sua página se destaque nos mecanismos de busca, principalmente nos mais utilizados, como Bing e Google.
Ser citado pela Inteligência Artificial (IA) depende da construção de confiança, não somente do uso de palavras-chave de alta relevância. Assim como os mecanismos de busca e os humanos, as IAs priorizam a qualidade, credibilidade e relevância de um conteúdo.
O conteúdo E-E-A-T se trata dos principais critérios do Google para destacar um conteúdo de uma página online específica. Para isso, é essencial criar conteúdo valioso, aprofundar o tema e adicionar dados e estatísticas de fontes confiáveis.
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