Google Meu Negócio:
dispute o potencial das buscas

Google meu negócio

Qual negócio, independente do porte ou da atividade, pode abrir mão da maior vitrine do mundo – o mercado digital – nos dias de hoje? Certamente nenhum. 

Estar online é uma condição básica para o crescimento e até mesmo a sobrevivência de empresas. De uma grande indústria de calçados a uma delicatessen no seu quarteirão, todos precisam projetar a marca no mundo digital.

E alguns números dão a dimensão dessa necessidade.

  1. Diariamente, são geradas 3.5 bilhões de buscas na internet em todo o mundo, um número que impressiona até os especialistas em comércio digital;
  2. Oitenta por cento das pessoas usam o Google para buscar informações sobre pequenas e médias empresas;
  3. 96% usaram o Google em 2017 para pesquisar produtos, serviços e fornecedores antes de decidir pela compra.

É um potencial de mercado a explorar que seria impensável há poucos anos.

Mas hoje é uma realidade – para quem está na vitrine

 

Olhando com atenção para o item 3, quando alguém pesquisa um produto ou serviço que você vende, a sua empresa aparece nos resultados?

Podemos destacar três características que destacam o Google My Business:

É usada uma quantidade menor de dados e todos são básicos da empresa, dos canais digitais que ela já possui ou facilmente levantadas. A ideia é ser tão simples quanto os ciclos de venda que a plataforma pretende alcançar.

A ficha – como é chamado o cadastro – é focada nas informações mais importantes para atender as buscas, além de conteúdos que qualificam o negócio, seus produtos e serviços que você oferece, imagens e publicações. 

Você poderá personalizar: nome da empresa, número de telefone, horário de funcionamento com esses dados ele irá disponibilizar rotas de carro para os seus possíveis clientes.

Google Meu Negócio: como ele muda a realidade do seu negócio

Em muitos segmentos, especialmente no varejo de consumo imediato e recorrente e com um ciclo curto entre a busca e o fechamento, a presença digital é fundamental no momento das buscas.

Grande parte das buscas diárias dizem respeito a esses nichos – e que são basicamente os negócios locais, empresas de bairro ou presença em microrregiões.

Quando um usuário busca por delicatessen Vila Olímpia ou conserto iPhone Arouche, inicia-se um processo que pode demorar apenas alguns segundos, o suficiente para localizar as opções mais próximas e contatar cada empresa.

Se o usuário digitar apenas o produto ou serviço, o Google mostrará as opções mais próximas da geolocalização dele. Será que a pessoa voltará a fazer essa busca? 

Nunca se sabe, mas dependendo da qualidade da concorrência que está no Google Meu Negócio, a resposta é não.

Se o seu negócio se enquadra nas informações da busca, é uma oportunidade perdida de ser contatado pelo cliente. E isso pode ocorrer não só com negócios de alto consumo, mas pequenas indústrias e cadeias de lojas.

Google Meu Negócio: quais são as suas características

Google meu negócio simples

É grátis

O Google Meu Negócio é gratuito. Basta ter um Gmail válido e, a partir dele, fazer a construção da ferramenta para a empresa – o Gmail usado será o administrador da conta.

É eficiente

Basta fazer o cadastro, com todas as informações que qualifiquem o negócio, e o Google imediatamente reconhece a sua empresa nas buscas relacionadas aos produtos e serviços e à geolocalização informados na ficha.

As possibilidades de resultado são inversamente proporcionais à simplicidade de ter um Google Meu Negócio.

Google meu negócio eficiente

É simples

Invisto em marketing digital.
Preciso de Google Meu Negócio?

Com certeza, sim!

As ferramentas de marketing digital – site, blog, redes sociais – são fundamentais para a conquista e fidelização continuada e estruturada do público-alvo. De formas diferentes, cada estratégia vai atuar no mundo digital e trazer mais resultados em menor tempo.

Porém, são estratégias para resultados de médio e longo prazo.

Google Meu Negócio: quais são os benefícios imediatos para a sua marca

Os benefícios que o Google My Business traz são muitos e também os principais para quem quer ver a marca ganhar visibilidade rapidamente a chance de serem consideradas nos mecanismos de buscas irá aumentar, gerando consultas e negócios.

Ser a localização geográfica da empresa na internet

O ponto forte da ferramenta é a geolocalização, que permite que clientes possam ir à empresa utilizando a solicitações de rotas se estiverem interessados no produto ou serviço. Isso é especialmente importante para os negócios locais, que também dependem do movimento presencial como forma de atrair clientes.

É o caso de panificações, petshops, empresas de manutenção, entre outros exemplos.

Gerar reputação rapidamente para o negócio

Os clientes podem deixar opiniões na ficha de GMN, com suas impressões, sugestões e reclamações. Essas opiniões podem impactar imediatamente as pessoas que pesquisarem a sua empresa.

Além disso, você poderá atuar em problemas assim que a opinião for postada, pois você receberá mensagens no Gmail cadastrado.

Contribuir com as estratégias orgânicas da empresa

Ao colocar o seu negócio na vitrine digital, você pode atrair usuários e clientes para os outros canais de comunicação digital, para o mundo da sua marca.

Dessa forma, é possível aumentar a base de contatos usada para as estratégias maiores e permanentes, reforçar e fidelizar os relacionamentos com conteúdos mais densos.

Alcançar mais potenciais clientes

Uma ficha de Google Meu Negócio eficiente não só mostra a empresa nas buscas, mas atrai a atenção com informações relevantes e precisas sobre a sua atividade e isso ajuda a posicionar (e reposicionar) a empresas nos resultados de buscas.

Sim, é o Google ranqueando as empresas nas buscas como faz com os seus conteúdos no site e nas redes sociais. Trabalhar na qualidade dos dados é mais um passo para conquistar posições melhores nos resultados – e atrair mais clientes.

Google Meu Negócio: 3 dicas para ter uma ferramenta sempre melhor

Quando olhamos o Google Meu Negócio, parece ser uma solução bastante simples para gerar visibilidade para uma marca.

A boa notícia é que realmente ela é simples. 

A ótima notícia é que, com ações simples, que a H2Web administra, o GMN da sua empresa só vai melhorar. Vamos falar de algumas delas.

 

1 – Explorar constantemente as informações atuais e novas

A plataforma já oferece diversos espaços para informações, dados, imagens e publicações sobre sua empresa. Começar com o melhor conteúdo é ótimo, mas não investir é como acontece com um site: sua marca vai perder relevância.

Portanto, é fundamental gerar conteúdos novos, publicar novidades, usar o espaço para divulgar campanhas e promoções e poste fotos na área de novidades.

Lembre-se: é o contato mais imediato e funciona literalmente 24 horas por dia – suas informações estarão em servidores do Google, sem o risco de downtime que pode ocorrer com as soluções individuais.

 

2 – Mantenha as informações básicas atualizadas

Mudou de endereço ou tem uma nova linha para atender por whatsapp? 

Atualize os dados na sua ficha, pois eles são as formas de você ser contatado após as buscas.

 

3 – Interaja rapidamente para construir relacionamentos

Esse ponto é crucial em tudo que envolve o marketing digital: estabelecer uma relação constante com a sua audiência. 

No GMN este cuidado é ainda maior, estamos lidando com um público naturalmente volúvel e sem muitas informações precisas no começo. Portanto, invista em um relacionamento ágil e interessado, sem demora para responder solicitações, dúvidas e principalmente as reclamações. 

A agilidade é tão ou mais decisiva em uma relação digital quanto a própria resposta, pois demonstra interesse – algo que os clientes do mundo online valorizam muito.

Nesse momento, concorrentes seus estão aparecendo em todas as buscas locais e aumentando exponencialmente as chances de serem contatadas e vender 

Sua empresa quer ficar apenas assistindo? ou Você Quer  ter duas vezes mais chances de aparecer nos resultados de pesquisa! 

Com certeza, SIM! Você quer ter a sua presença online garantida.

É hora de investir nas Google Meu Negócio pode dar um grande salto de visibilidade e disputar cada cliente!

É hora de contar com a parceria da H2Web para configurar corretamente e passar as principais dicas de como o google meu negócio pode ajudar o seu negócio!

Não deixe para amanhã, cada minuto é precioso no mercado que nunca fecha!

Vamos falar dos seus objetivos e criar uma solução para o sucesso deles!

Você quer expandir seus negócios?

Podemos fazer isso juntos.

Entre em contato
Open chat
1
Olá! Como Podemos te ajudar?