Categories: Marketing Digital

Efeito parallax: técnica pode agregar à estratégia de user experience da sua empresa em 2022

 Efeito parallax: ilusão de ótica pode ser aplicada em inúmeras páginas da web, e cria um efeito de profundidade interessante para o consumidor. 

Com a ascensão do digital, o mundo voltado ao user experience (UX) ficou completamente abastecido de interesse. Afinal, uma vez que o e-commerce caiu no gosto dos brasileiros – e de quase todas as nações mundo afora, durante a pandemia –, ter um website bem desenhado foi um grande fator de mudança no resultado final das vendas.

É por esse motivo que as estratégias de web design borbulharam: como a palavra do ano foi a experiência do cliente no mundo dos negócios, trabalhar a jornada do usuário dentro do site foi fundamental para entender melhor o que funciona ou não para o e-commerce. E uma das técnicas usadas na construção gráfica dos sites foi o chamado “efeito parallax”.

O que é o efeito parallax?

Para quem não está familiarizado com o termo, o efeito parallax é um tipo de ilusão de ótica que faz alguns objetos em imagens parecerem ter mais movimento, tamanho e distância do que realmente têm. Ele usa e abusa de uma condição do olho humano que enxerga os itens mais próximos como maiores e os mais distantes como menores. 

Esse é um recurso que traz uma sensação mais realista para as fotografias, o que torna a experiência do usuário bem mais proveitosa. O resultado é algo semelhante ao efeito 3D, posto que, em blogs e sites, cria uma sensação de profundidade entre os itens do web design. 

Embora pareça novo, a verdade é que o efeito parallax já existe há muitos anos e é usado em várias comunicações – com certeza, você já se deparou com ele. A princípio, ele era usado nas animações infantis, tendo uma de suas primeiras aparições na grande mídia em 1937, no filme da Branca de Neve e os Sete Anões, da Disney.

Os videogames mais antigos também fazem o uso desse efeito para indicar movimento, a ver pelo mapa do icônico Super Mario Bros, feito em pixel art para o Atari 2600, em 1983.

Como usá-lo a favor do UX?

Há muitas formas de implementar um efeito parallax em sites, sejam eles de compra ou comuns. Uma dessas maneiras é usar o movimento de rolagem do mouse para provocar essa impressão de profundidade – aquela em que, quanto mais você rola a página, mais formas geométricas para trás ou para frente do conteúdo principal aparecem.

Outro ponto interessante, usado por sites como Ivy Chen e Mild Design, é a coloração de imagens já encontradas na página. O efeito também funciona com a rolagem e pode trazer uma visão colorida de um design monocromático.

Há também a opção de manter algumas imagens fixas durante a rolagem, ao passo que outras se transformam e saem da tela. Alguns dos sites que aplicam bem esse conceito são o Industrial Jewelry e o Inky Blue Animal Rescue.

É válido lembrar que qualquer site e para qualquer propósito pode usar o efeito parallax a seu favor para trazer um user experience mais sofisticado e chamativo. A ilusão de ótica, quando bem feita – sempre por profissionais da área de web design –, pode transformar até mesmo um site de investimentos em algo mais prazeroso e divertido de se navegar, além de promover um maior interesse das pessoas mais leigas no assunto.

Alan Terra

Estrategista de Marketing Digital e Expert de Vendas On-line com 18 anos de experiência no mercado de internet e mais de 600 projetos digitais desde 1997, isso mesmo da época que não existia Wordpress, só o velho e bom notepad!

Share
Published by
Alan Terra

Recent Posts

SEO Local e Google Perfil Empresa: Como Conquistar Clientes na Sua Região

O SEO Local e Google Perfil Empresa desempenham um papel fundamental no que se refere…

2 semanas ago

Tudo o que Você Precisa Saber Sobre Generative Engine Optimization (GEO): Preparando seu Site para a Busca por IA

O GEO (Generative Engine Optimization) é a estratégia que têm revolucionado o mercado e a…

3 semanas ago

Como Gerar Conteúdo para Redes Sociais que Vende: Dicas para Converter Seguidores em Clientes

Entender como gerar conteúdo para redes sociais é crucial para empresas que buscam mais conversões…

4 semanas ago

Marketing de Conteúdo Estratégico: Como Educar seu Cliente e Gerar Mais Autoridade Online

O marketing de conteúdo estratégico revolucionou a forma como as grandes e pequenas marcas se…

4 semanas ago

Planejamento de Marketing Digital: Um Guia Estratégico para Pequenos Negócios

Um planejamento de marketing digital é a base para qualquer negócio que deseja crescer de…

1 mês ago

5 Vantagens de ter um ChatBot Inteligente em sua estratégia digital

A integração de ChatBot com IA para negócios ou ChatBot Inteligente é um meio eficaz…

1 mês ago