Índice de Conteúdo
Implementar estratégias GEO para e-commerces envolve utilizar dicas para aumentar o tráfego orgânico do seu e-commerce. Com o aumento da popularidade dos assistentes de busca e Inteligência Artificial Generativa, os e-commerces devem adaptar suas estratégias para que os seus produtos apareçam nos mecanismos de busca e plataformas de Inteligência Artificial.
Nesse contexto, o foco na criação de conteúdo ou de páginas para sites deixa de ser apenas o SEO (Search Engine Optimization) e passa a ser a menção direta do seu produto em uma resposta GEO, sigla para Generative Engine Optimization.
O SEO local, em conjunto com a otimização para IA, conhecido como GEO, se tornou indispensável para e-commerces que desejam manter a visibilidade em um cenário cada vez mais competitivo, em que os usuários estão priorizando realizar pesquisa por meio de ferramentas de Inteligência Artificial. Descubra quais são as melhores estratégias GEO para e-commerces!
Ir além do SEO tradicional se tornou indispensável para os e-commerces, pois a jornada de compra do consumidor se tornou mais complexa e fragmentada do que antes. Se antes ela se limitava a pesquisas em mecanismos de busca, como o Google, seguidas da visita a alguns sites, agora envolve múltiplos pontos de contato e decisões influenciadas por diferentes canais.
Com a ascensão da Inteligência Artificial (IA), busca por voz, crescimento do social commerce e importância da experiência do usuário, exigem uma abordagem de marketing mais estratégica. A jornada de compra do cliente evoluiu bastante pelos seguintes motivos:
O cenário do e-commerce está cada vez mais saturado, e depender apenas do SEO tradicional não é mais suficiente para se destacar da concorrência cada vez maior, sendo essencial implementar estratégias GEO para e-commerces.
O SEO auxilia os usuários a encontrarem seus produtos e conteúdo, o marketing digital, no geral, contribui ativamente para criar uma experiência de marca memorável, construindo engajamento e confiança. Além disso, a Inteligência Artificial também trouxe uma variedade de possibilidades, indo muito além da pesquisa, e tornando possível até mesmo a criação de site com IA.
Estratégias GEO para e-commerces são um conjunto de técnicas utilizadas para otimizar o conteúdo de comércios eletrônicos, visando sua visibilidade nas respostas geradas por Inteligência Artificial (IA) em mecanismos de busca. O GEO é considerado uma evolução do SEO tradicional adaptado para as pesquisas impulsionadas pela IA generativa.
Enquanto o SEO tradicional tem como foco o destaque nos primeiros links dos resultados de busca dos mecanismos de pesquisa, o GEO faz com que a marca seja citada nas respostas geradas pelas ferramentas de IA de forma concisa e estruturada. As estratégias GEO para e-commerces funcionam da seguinte maneira:
Investir em estratégias GEO para e-commerces traz uma série de vantagens, como tráfego qualificado, mais visibilidade, adaptação ao futuro da pesquisa e uma melhor experiência para os usuários.
As estratégias de GEO para e-commerces se tornaram essenciais que visam se destacar nos resultados de pesquisa por IA. Em vez de somente obter classificação nos mecanismos de pesquisa tradicionais, o principal objetivo é ser citado como uma fonte confiável por assistentes de Inteligência Artificial, como o Google Gemini e ChatGPT.
Esse fator exige que as descrições dos produtos sejam mais detalhados, tenham informações relevantes e estrutura semântica clara. Confira alguns detalhes para aplicar descrições de produtos da melhor forma:
Para criar descrições que respondam às perguntas reais é importante compreender o que o cliente deseja saber sobre algo em específico, antecipando suas dúvidas para adicionar informações que a IA possa considerar útil. Considere os seguintes fatores:
A IA generativa utiliza uma estrutura muito bem organizada de respostas aos usuários, o que significa que é essencial criar conteúdo de texto bem estruturado com títulos, subtítulos e FAQs.
Uma estrutura semântica auxilia os usuários e a IA a compreenderem o conteúdo de forma mais facilitada. Nesse contexto, é crucial levar em conta alguns fatores importantes ao criar conteúdo, como:
Um dos pontos mais importantes ao criar conteúdo de texto, é a conclusão de links internos, que envolve adicionar links aos textos de produtos semelhantes ou complementar, para orientar a navegação do comprador.
Para se destacar entre a concorrência, o segredo é criar conteúdo com autoridade. Nesse sentido, você pode incluir a história da sua marca, bem como os motivos por trás da criação da sua marca, o que pode gerar uma maior conexão com os clientes em potencial. Outros pontos importantes, compreendem:
Não se esqueça de explorar o EEAT (Experiência, Especialização, Autoridade e Confiabilidade), que é indispensável para alcançar o público-alvo de forma orgânica por meio das ferramentas de Inteligência Artificial.
Para o e-commerce as estratégias de GEO se tornam cada vez mais essenciais para que o conteúdo seja compreendido e citado nas respostas de IA generativa, como o Google SGE, que têm sido amplamente utilizado para exibir respostas rápidas e bem resumidas nos resultados de pesquisa. As principais estratégias de GEO para o comércio eletrônico incluem:
O principal objetivo é garantir que sua marca seja considerada uma fonte de informação confiável para os modelos de Inteligência Artificial, aumentando a visibilidade e autoridade da sua empresa ou marca.
Monitorar e otimizar a sua presença nas respostas geradas por IA envolve utilizar ferramentas de monitoramento de IA, como o Semrush, monitorar prompts, consultas de busca e fazer pesquisas relacionadas ao conteúdo publicado.
O uso de estratégias GEO para e-commerces tornou-se essencial para qualquer empresa inserida no mercado eletrônico. Para isso, crie conteúdo com títulos e subtítulos, desenvolva respostas rápidas, crie conteúdo de alta qualidade e aprofundado, atualize o conteúdo e utilize uma linguagem que facilite a compreensão do público que deseja alcançar.
A H2WEB é uma agência de marketing digital especializada em Inteligência artificial que auxilia empresas a alcançar o público-alvo no meio digital com as ferramentas certas. Acesse a plataforma da H2WEB e entenda como a nossa equipe pode ajudar a implementar estratégias de GEO no seu negócio!
Medir o desempenho de um conteúdo na era da IA vai muito além de contar…
Estruturar um funil de vendas com IA envolve integrar a Inteligência Artificial (IA) em cada…
Conteúdo E-E-A-T na era da IA é um dos principais meios de construir a confiança…
A estratégia de conteúdo não se fundamenta apenas em análises de palavras-chave ou em documentos…
ChatBots com IA + GEO tornaram-se uma das alianças mais eficazes para empresas que buscam…
A passagem da busca por palavras-chave para a busca por respostas rápidas exige uma adaptação…