Categories: Marketing Digital

Giro de estoque: entenda como funciona, sua importância e como calcular o índice

Saiba tudo o que você precisa sobre uma das métricas mais importantes da cadeia de suprimentos de uma empresa.

O giro de estoque corresponde a uma métrica-chave para mensurar a eficiência da cadeia de suprimentos e do gerenciamento dos estoques, além de ser essencial para o diagnóstico de investimentos e de sucesso das vendas.

De maneira objetiva, esse índice tem por essência servir como base para estratégias que visam encontrar um equilíbrio entre o que é produzido e comercializado, de modo que o seu negócio tenha os produtos certos, no momento certo, sem acúmulo ou desperdício.

O ideal é que não faltem produtos nas prateleiras nem sobrem na armazenagem. Ele contempla vários níveis de uma empresa, sendo fundamental que os gestores saibam fazer o seu cálculo e entendam as dinâmicas que envolvem a maximização da eficácia no armazenamento dos produtos.

O que é giro de estoque?

giro de estoque consiste no número de vezes em que o que está armazenado é convertido em vendas em um dado período. Além disso, ele analisa a quantidade de vezes em que o estoque é reabastecido e quão eficiente está sendo a aplicação dos recursos por parte da empresa.

Ele avalia o rendimento da cadeia de suprimentos e a lucratividade do negócio. Também contribui para o aprimoramento da margem operacional e acompanha o tempo médio necessário para vender o estoque mantido na organização e renovar sua mercadoria.

Esse indicador deve ser analisado cuidadosamente pela equipe de gestão, já que cada item no estoque representa um valor investido, e não é interessante que esses produtos permaneçam lá por muito tempo, sem gerar lucros que poderiam ser aplicados em outras áreas de melhoria.

Como calcular o giro de estoque?

A fórmula básica de cálculo é a seguinte: giro de estoque = total do valor das vendas / valor médio investido no estoque. Essa conta deve considerar um período específico tanto de vendas quanto de abastecimento.

Pode ser calculado anual, mensal ou trimestralmente, e por departamento ou categoria de mercadoria, tudo depende da estratégia do gestor. As variações podem gerar insights preciosos que, junto de outros diagnósticos, melhorarão a eficiência no planejamento de compras, na promoção de vendas e na administração da armazenagem em geral.

Interpretar o cálculo é essencial: caso o giro mantenha-se em constante crescimento, indica que as vendas estão indo bem. Se ocorrer uma queda sem motivo aparente, é importante avaliar o que ocasionou e, assim, adotar medidas para solucionar o problema.

Não existe um giro de estoque ideal, pois cada empresa é única e atua em um segmento com uma demanda específica. No entanto, vale se atentar caso o resultado da conta seja menor que 1, pois isso significa que estão sobrando muitos itens no seu estoque, devido às baixas reposições.

Qual a importância de acompanhar esse índice?

Manter um giro de estoque sempre positivo é essencial para a redução de perda de mercadorias e para os custos diretos e indiretos que o armazenamento exige, para o aumento dos lucros e para a inovação dos produtos.

Também contribui para uma tomada de decisão assertiva no direcionamento dos recursos, te auxilia a entender o perfil de compra do seu consumidor, aumenta a produtividade, entre outros benefícios.

Estratégias para melhorar o giro de estoque

  1. Conte com fornecedores e colaboradores confiáveis;
  2. Defina boas estratégias de venda e tenha produtos de qualidade;
  3. Saiba o perfil de consumo do seu cliente;
  4. Invista em treinamentos para a equipe;
  5. Faça diagnósticos periódicos.
Alan Terra

Estrategista de Marketing Digital e Expert de Vendas On-line com 18 anos de experiência no mercado de internet e mais de 600 projetos digitais desde 1997, isso mesmo da época que não existia Wordpress, só o velho e bom notepad!

Share
Published by
Alan Terra

Recent Posts

SEO Local e Google Perfil Empresa: Como Conquistar Clientes na Sua Região

O SEO Local e Google Perfil Empresa desempenham um papel fundamental no que se refere…

2 semanas ago

Tudo o que Você Precisa Saber Sobre Generative Engine Optimization (GEO): Preparando seu Site para a Busca por IA

O GEO (Generative Engine Optimization) é a estratégia que têm revolucionado o mercado e a…

3 semanas ago

Como Gerar Conteúdo para Redes Sociais que Vende: Dicas para Converter Seguidores em Clientes

Entender como gerar conteúdo para redes sociais é crucial para empresas que buscam mais conversões…

4 semanas ago

Marketing de Conteúdo Estratégico: Como Educar seu Cliente e Gerar Mais Autoridade Online

O marketing de conteúdo estratégico revolucionou a forma como as grandes e pequenas marcas se…

4 semanas ago

Planejamento de Marketing Digital: Um Guia Estratégico para Pequenos Negócios

Um planejamento de marketing digital é a base para qualquer negócio que deseja crescer de…

1 mês ago

5 Vantagens de ter um ChatBot Inteligente em sua estratégia digital

A integração de ChatBot com IA para negócios ou ChatBot Inteligente é um meio eficaz…

1 mês ago