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Com o pagamento recorrente, uma venda pode gerar diversas entradas, e tanto a receita quanto a fidelização de clientes podem ser melhoradas; saiba como
O ambiente de negócios brasileiro está em constante evolução, e uma das mudanças mais significativas tem sido a adoção do pagamento recorrente: um modelo financeiro que transforma transações únicas em fontes contínuas de receita.
Essa modalidade está se tornando essencial para o sucesso das empresas, especialmente aquelas do cenário digital, pois é um recurso que beneficia diversos pilares que sustentam o meio corporativo – desde o marketing até o setor financeiro.
A ferramenta surge como um fator estratégico que potencializa a eficiência e a lucratividade de uma organização, redefinindo as dinâmicas da gestão financeira.
Entenda por que esse modelo é tão importante e saiba tudo o que precisa para implementá-lo no seu negócio. Acompanhe a leitura e confira um guia objetivo e prático!
Ao invés de depender exclusivamente de vendas pontuais, o pagamento recorrente permite que empresas coletem receitas em intervalos regulares. Isso é feito por meio de assinaturas, mensalidades ou outros métodos que proporcionam uma entrada constante de dinheiro.
De modo geral, é um modelo de negócios em que os clientes adquirem a assinatura de um produto ou serviço, e pagam por isso durante um período predeterminado – mensal, anual ou semanal. Essa cobrança acontece automaticamente, conforme o ciclo escolhido pelo consumidor.
As plataformas de streaming, por exemplo, funcionam desta forma. As vendas acontecem de forma online e aceitam diferentes tipos de métodos de pagamento (cartões, boleto bancário, Pix, etc.).
No âmbito empresarial, o modelo aprimora a eficiência operacional, otimiza as rotinas de trabalho das equipes de finanças e de vendas, automatiza os recebimentos e reduz o índice de inadimplências ou atrasos de pagamento.
Além disso, promove maior estabilidade financeira em longo prazo, economizando tempo e recursos. Para o marketing, ele auxilia na fidelização dos clientes, devido a sua praticidade, e diminui o Custo de Aquisição por Cliente (CAC), pois, quanto maior é a retenção, mais assinaturas ficam ativas e a renovação de contratos torna-se mais simples.
Já para o consumidor final, há ganhos em comodidade, economiza o tempo dele, melhora a organização financeira, com uma previsibilidade de gastos mais claras no orçamento, e reduz os incômodos com cobranças ou cortes, caso, eventualmente, esqueça de pagar.
1. Identifique a necessidade do mercado e se esse método condiz com o seu negócio.
2. Faça pesquisas sobre os concorrentes que adotam o modelo e colete a opinião dos seus clientes.
3. Avalie como está o seu fluxo de caixa, a entrada de pagamentos e a receita do seu empreendimento.
4. Invista em tecnologia e automação, como um sistema de cobrança recorrente, que irá facilitar a gestão e a intermediação de pagamentos.
5. Acompanhe os resultados e estabeleça ações de pós-venda para recompensar seus consumidores, solucionar suas necessidades e manter contato.
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