Já não é segredo para nenhum empreendedor que as empresas que são fundadas por meio de um plano de negócios, também chamado Business Plan, tendem a ser mais sólidas e, segundo dados do próprio SEBRAE, resistir em um mercado no qual mais de 70% das empresas abertas fecham nos seus primeiros doze meses de atuação.
Em sentido mais amplo, o Plano de Negócios não se limita apenas às empresas que queiram atuar na esfera digital, mas a todos os formatos corporativos. Trata-se de um estudo que estipula o caminho a ser seguido em termos de planejamento e estratégia.
Adiante entenderemos um pouco mais sobre isso, com exemplos práticos voltados não apenas para o e-commerce, como também para a área industrial, que é bastante abrangente, de tal modo que as dicas servem para todos os demais setores do mercado.
Embora sirva para todos os tipos de empresas, de todos os tamanhos e segmentos, o Business Plan pode chegar a mudar radicalmente, dependendo do perfil geral do negócio: pode ser uma startup, uma empresa pequena, uma rede de fábricas, etc.
No caso da área de empresas de fundição em sp, por exemplo, certamente o projeto já “começará grande”, como costumam dizer. Ou seja, essa indústria terá um quadro de funcionários mais completo, folha de pagamento, infraestrutura elevada, e daí por diante.
Porém, na mesma área pode haver uma pequena oficina que presta, de modo muito mais modesto, serviços de usinagem.
Ou ainda, um exemplo mais ilustrativo: o de uma empresa de calibração de instrumentos, cujo setor comporta desde grandes empresas até oficina menores, ambas fazendo o mesmo trabalho, apenas com estruturas diferentes.
Em todos os casos, o Plano de Negócios é indispensável. E como nosso foco aqui é o e-commerce, será preciso ter alguns conhecimentos na área, ou contar com o suporte de um especialista, a fim de equalizar as expectativas com a realidade da esfera digital.
A essa altura, os pontos centrais a serem levantados são:
A essência de todos os pontos indicados acima é bem simples, e conhecida de todo empreendedor, seja ele novato ou mais experimentado na área: trata-se do estudo de mercado, do levantamento de indicadores de sucesso, e daí por diante.
O plano de marketing digital a que nos referimos acima inclui alguns pontos bem práticos e específicos, embora ele não possa “ficar de pé sozinho”, isto é, sem o respaldo e a base dos dados listados antes dele.
Também assim, as áreas mais técnicas do mercado não estão imunes a esse tipo de cuidado. A principal razão disso é que hoje a internet faz parte do dia a dia de todo mundo.
Ou seja, mesmo as empresas de montagem e manutenção industrial, por exemplo, que lidam com um nicho bem restrito, precisam pensar na apresentação do seu e-commerce.
Os pontos principais aqui são os seguintes:
Ao analisarmos os pontos indicados acima, algo salta aos olhos: abrir uma loja virtual pode ser algo tão exigente quanto abrir uma loja física!
Sim, é preciso compreender e idealizar todas as etapas do negócio, antes de começar a tirá-lo do papel. Este é, definitivamente, o papel central do Business Plan. Sem as projeções dele não é possível obter a segurança indispensável a qualquer negócio.
O Plano de Negócios é como um mapa. Um exemplo que tem bastante sinergia com os outros citados acima é o de montagem de componentes. Trata-se daquelas indústrias que lidam com esteiras de montagem de placas eletrônicas, cujo método depende de uma quantidade considerável de peças, componentes e metodologias.
É evidente que uma fábrica dessas contou com profissionais de todas as áreas para dar suporte na sua fase de planejamento. Mas imagine se você quiser, por exemplo, vender peças e partes para a manufatura de uma indústria assim: qual não será a seriedade que você terá de transmitir, não é verdade?
Conseguir um contrato desses no começo pode ser uma oportunidade única, mas certamente você terá de transmitir aquela confiança que somente quem sabe o que está fazendo pode ter. Nisto, como dito, o Plano de Negócios é insubstituível.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
O GEO (Generative Engine Optimization) é a estratégia que têm revolucionado o mercado e a…
Entender como gerar conteúdo para redes sociais é crucial para empresas que buscam mais conversões…
O marketing de conteúdo estratégico revolucionou a forma como as grandes e pequenas marcas se…
Um planejamento de marketing digital é a base para qualquer negócio que deseja crescer de…
A integração de ChatBot com IA para negócios ou ChatBot Inteligente é um meio eficaz…
A discussão entre GEO vs SEO está no centro das estratégias digitais mais modernas atualmente.…