Estudos da Pantone e Shutterstock apontam que lilás, coral, azul e tons terrosos serão as tendências de cores neste ano.
Com a chegada de 2022, vêm também as tendências para o ano novo na área de marketing. E, ainda que elas aconteçam em todos os setores, há uma que se sobressai ante as demais: as tão aclamadas tendências de cores do ano, que ditarão alguns direcionamentos para os profissionais de arte e design gráfico, bem como para a decoração e moda, além de boa parte das ações de marketing.
E, após os últimos períodos, assolados pela pandemia, é compreensível que a tonalidade das peças publicitárias e comunicações visuais esteja atrelada à superação, resiliência e serenidade. Pelo menos é o que aponta o estudo de tendências de cores realizado anualmente pela Shutterstock: as cores-chave de 2022 devem ser aquelas que passam a sensação de calma e aconchego.
Ou seja, para este ano, as cores Coral Sereno, Violeta Veludo e Pink Pacífico, por exemplo, devem ficar em alta.
Ainda que o estudo da Shutterstock aponte algumas tonalidades como tendências para este ano, a Pantone também já divulgou suas apostas. A empresa, que é responsável por escolher e divulgar as cores do ano, acredita que 2022 será o tempo dos tons terrosos, bem como o lilás e o azul.
Os tons mais terrosos, por exemplo, aplicam justamente a ideia de serenidade, além de trazer à tona ideias mais clássicas – algo que sai das últimas tendências mais coloridas. O azul e o lilás refletem o aconchego e a calma, assim como as tendências de cores apresentadas pela Shutterstock.
É claro que as tendências não são uma sentença. Mesmo que as cores fiquem em alta, é preciso ter cuidado na hora de inseri-las em designs, posto que a composição de cada peça publicitária é única e varia de acordo com o serviço ou produto ofertado.
Segundo estudo da Shutterstock, as cores que representam serenidade podem ser usadas em pontos específicos de propagandas, e, quando combinadas, podem gerar resultados interessantes.
Um dos usos interessantes para a composição de cores pode ser visto no UX Design – aquele que realiza toda a parte da experiência do usuário dentro de um aplicativo ou site. Em um e-commerce, por exemplo, é possível usar essas cores para diferenciar setores, departamentos e tendências, ou até mesmo nas áreas de contato com o consumidor, como na hora de calcular o frete, colocar os itens no carrinho e, de fato, efetuar a compra.
A evolução da Inteligência Artificial está redefinindo como conteúdos são encontrados, avaliados e entregues aos…
O ambiente de busca está passando por transformações profundas, e entender as mudanças nos buscadores…
O marketing digital atravessa uma fase de transformação profunda, e o avanço do Google Ads…
Medir o desempenho de um conteúdo na era da IA vai muito além de contar…
Estruturar um funil de vendas com IA envolve integrar a Inteligência Artificial (IA) em cada…
Conteúdo E-E-A-T na era da IA é um dos principais meios de construir a confiança…