O UX Design e a corrida digital como estratégia de negócios

UX Design

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Saiba como sair na frente trabalhando a experiência do usuário em plataformas digitais com o UX Design

O mundo de hoje é digital. É algo que não deixa dúvidas: se antes da pandemia nós ainda tínhamos muito mais contato com o físico, 18 meses dentro de casa, com certeza, mudaram a experiência das pessoas com o uso da tecnologia.

A digitalização, que já era iminente, foi o elo que manteve o contato entre as pessoas, a economia em sobrevivência e os negócios em pé.

No entanto, muitas vezes, a evolução da tecnologia não acompanha o bem-estar das pessoas – ou melhor, dos usuários. É comum ter em mãos alguns itens digitais que foram projetados para facilitar a nossa vida, mas que, por vezes, mais atrapalham do que ajudam.  Afinal, quem nunca se irritou por tentar entrar em um site, mas não conseguir ter acesso a nenhum conteúdo, sem antes fechar todos os anúncios, pop-ups, publicidades, etc.? 

Tendo em vista que a tecnologia caminha em uma constante evolução, algumas estratégias para tornar a convivência entre todas as inovações harmônica foram necessárias. Uma delas – que, inclusive, tem gerado muitas vagas de emprego, com excelentes remunerações – é o UX Design.

O que é UX Design?

Hoje, muito se fala sobre a centralidade no cliente, como ela é importante para os negócios, e o UX Design se utiliza exatamente dessa estratégia para melhorar a experiência das pessoas em páginas digitais.

A ferramenta nada mais é do que um redesign da experiência do usuário (UX), ou seja, torná-la mais proveitosa. 

Na prática, é o UX Design quem reprograma qualquer plataforma digital para que ele tenha a melhor navegação, eficiência e usabilidade possível. É por meio dele que entendemos o comportamento dos usuários e suas decisões – itens fundamentais para planejar as melhores soluções. Isso significa, por exemplo, colocar atalhos nos lugares corretos, planejar uma exibição intuitiva, entre outros recursos.  Ele também serve para conciliar os anúncios e as publicidades, sem que eles interfiram na experiência do usuário dentro da página. 

Experiência do usuário

Ainda que o UX Design esteja bastante voltado às páginas da web, ele também pode ser usado em outras áreas digitais. Para a construção de um game – seja ele para jogar no computador ou celular –, também são usadas técnicas de UX Design, tudo para pensar em uma experiência planejada aos jogadores.

Negócios digitais com UX Design: um espaço de crescimento para startups

Trabalhar a experiência do cliente hoje é um dos principais motes no negócio.

Afinal, o consumidor hoje já preza até mais pela jornada que trava quando vai em busca de um serviço ou produto do que pelo próprio produto em si, uma vez que já tem mais certeza do que está comprando.

A vantagem do UX Design é, de fato, ter o planejamento de uma plataforma digital já pensado desde o início para o conforto do usuário, o que também dispara à frente da concorrência. Por meio dessa estratégia, todos os processos ficam mais simples, intuitivos e a taxa de abandono da plataforma passa também a ser menor. Assim, ter um planejamento de UX Design é uma das soluções que as startups já podem oferecer às demais empresas. Além do diferencial, ele também auxilia em uma formulação de negócios mais eficiente ao mercado. No mais, hoje há uma série de estudantes de faculdade de design gráfico que já se interessam pelo assunto e traçam carreira na área – um bom aditivo para ficar de olho.

banner agenda min

Mais posts

renda de uma assistência técnica

Qual a renda de uma assistência técnica?

Você já teve vontade de iniciar um negócio de assistência técnica de aparelhos? Sabe quais são as melhores maneiras de ganhar com os serviços oferecidos?

Você quer expandir seus negócios?

Podemos fazer isso juntos

Entre em contato
Open chat
1
Olá! Como Podemos te ajudar?