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Fonte: alanterra.com.br
Para quem busca expansão, divulgar é essencial para voltar a atenção do possível franqueado ao seu negócio. Não basta apenas uma única estratégia, busque saber onde seu franqueado ideal está e aproxime-se dele como a opção mais vantajosa a ser escolhida.
Muitas redes de franquias pensam que é necessário investir alto para ter um bom retorno, mas não é bem assim.
Segundo a consultora Celina Kochen, especializada em varejo e franchising, “algumas ações relativamente simples são essenciais para captar franqueados, desde que sejam realizadas de forma contínua, eficiente e profissional”.
O investimento pode ir para diversas possibilidades, seja uma divulgação online, anúncios pagos em sites de busca ou redes sociais, até banners em sites especializados; ou mesmo offline em revistas, jornais e feiras.
Chamar atenção para seu negócio diretamente no estabelecimento também é interessante. Oferecendo um serviço de qualidade, seus fãs podem se tornar seus maiores aliados, ou mesmo franqueados.
Observe nesses próximos tópicos algumas estratégias que dependem mais de iniciativa que de verba para investir em ações. Por mais simples que pareçam, são deixadas de lado erroneamente, sem saber o real benefício quando aplicadas de forma eficiente.
Divulgação no estabelecimento
Os interessados tentarão entrar em contato com você e uma simples ação pode facilitar muito a vida dele. Pense que ao passar na frente de uma franquia alguém pensou “este pode ser um bom investimento para mim” e quis entrar em contato para tirar algumas dúvidas. Você está acessível?
Coloque nas franquias um pequeno quadro com um telefone, e-mail ou site para que os interessados na franquia possam te encontrar facilmente.
Divulgação da franquia
Quais os materiais de suporte para divulgação oferecido para as franquias?
Ofereça folders, banners, flyers e cartões, esse material é muito importante por ser uma forma de marcar presença na lembrança das pessoas. Por isso, lembre-se do cuidado com o visual para dar uma boa impressão.
Assessoria de imprensa
É sempre interessante uma ação de comunicação com investidores, para saber como anda a concorrência e o nível de satisfação. Estabelecer uma marca envolve o trabalho de criação e manutenção.
Existem diversas opções de assessoria por todo o país. Pesquise e encontre a mais indicada para fazer esse tipo de divulgação para sua área de atuação.
Boa relação com shopping centers
Os interessados em montar uma loja chegam até superintendentes e diretores para terem uma indicação de qual caminho seguir. Na hora da decisão é necessária uma ação efetiva que direcione esse interessado para o caminho da sua franquia.
Crie um trabalho de relações públicas com esses superintendentes e diretores pois eles podem apontar este caminho, tanto para os que querem ingressar na área quanto para quem está insatisfeito com a franquia que escolheu.
Um excelente site
O que você oferece no seu site? Somente conteúdo para o cliente final ou para investidores também? São duas áreas distintas que precisam de atenção especial.
Tenha um site preparado para receber quem quer investir, com informações claras e objetivas sobre suas franquias e meios fáceis de entrar em contato para maiores informações. Não esqueça das redes sociais e do e-mail marketing.
Prosseguir com as negociações
O investidor entra em contato com sua central de atendimento para tirar dúvidas sobre como dar andamento no processo da abertura da franquia. Seus atendentes estão preparados?
Invista na preparação de quem irá atender esses investidores. Eles precisam estar bem informados e atualizados para ter esse contato pessoal e passar a credibilidade do seu negócio.
Outra boa oportunidade são as feiras e eventos.
Ótima maneira de apresentar uma marca e ter contato direto com o mercado. Um panorama geral de como todos os franqueados e franqueadores têm atuado, e o quão efetiva tais ações foram em cada caso.
Se está disposto a expôr sua marca e capturar franqueados em eventos e feiras, deixo aqui algumas sugestões: faça um projeto, prepare a apresentação para atrair visitantes, treine bem sua equipe, tenha um bom material para apresentação e adeque o espaço.
Lembre-se que esta obviamente não é a única forma de captação de franqueados, então não é necessário investir todas as fichas nela. Apenas faça um bom trabalho com uma demonstração eficiente do que sua empresa é capaz.
Para mais dicas de captação, leia nosso artigo sobre marketing especializado para franquias.