Entenda impacto das redes sociais para a imagem corporativa do seu negócio e como aproveitar as oportunidades do ambiente digital
O relacionamento entre marca e consumidor não é mais o mesmo desde que as redes sociais passaram a fazer parte do dia a dia das pessoas. O consumo das mídias sociais e o tempo de permanência online aumentam exponencialmente como reflexo de uma sociedade cada vez mais conectada.
O advento das redes sociais estabeleceu uma forma mais direta e pessoal de as empresas alcançarem seus públicos por meio da presença online, uma comunicação humanizada, a possibilidade de diálogos e trocas de opiniões.
O que antes era feito exclusivamente por meio da televisão, do rádio, das revistas e dos jornais, hoje a promoção de produtos e serviços é feita através de anúncios segmentados, conforme localização, idade, interesses, gênero, fatores demográficos, profissões e tudo o que inclui as estratégias de marketing digital.
Tudo isso possibilitou um maior entendimento das necessidades genuínas e do perfil de cada consumidor, fazendo com que as empresas proporcionem uma melhor experiência de compra ao usuário.
Mas, para consolidar seu posicionamento na internet, é primordial entender as dinâmicas que envolvem as redes sociais, e é justamente sobre isso que abordaremos abaixo!
O impacto das redes sociais nas estratégias de marketing
As mídias digitais operam a favor das empresas e apresentam vantagens como:
- Visibilidade e imagem corporativa da marca
As organizações estão investindo cada vez mais em estabelecer um relacionamento com seus clientes, e isso só é feito com uma boa reputação e imagem empresarial. Com as redes sociais, você pode compartilhar conteúdos que agreguem valor, evidenciem seus negócios e aproximem seus consumidores.
- SEO e ranqueamento no Google
Algumas estratégias como o SEO (Search Engine Optimization) são empregadas para melhorar a visibilidade empresarial no ambiente online. Quando as redes sociais são ativas, as pessoas curtem, comentam, compartilham, falam da marca, recomendam e fazem com que ela se fixe na memória do público-alvo.
- Recomendações, feedbacks e engajamento com o público
Os clientes levam em consideração quando a empresa está preocupada em escutar suas opiniões, demonstrar preocupação com a experiência de compra, descrever os produtos e serviços e priorizar a satisfação do consumidor. As redes sociais aprimoraram a forma com que as marcas conquistam confiança. É importante ser o mais transparente possível, pois tudo está ao alcance das mãos.
- Geração de tráfego e aumento das vendas
As redes sociais são uma extensão da sua marca, portanto, mesmo que você atue com e-commerce ou pontos físicos, elas serão essenciais para maximizar o seu alcance com maior interatividade com seus atuais ou potenciais clientes.
- Anúncios pagos e segmentação
As estratégias de marketing digital com anúncios pagos como Facebook Ads, Instagram Ads e Google Ads fazem com que o conteúdo certo chegue até a pessoa ideal, otimizando o processo de conquista e fidelização de clientes. Além dos conteúdos patrocinados, o marketing de conteúdo também pode ser um importante aliado para a qualificação do seu público.
- Mensuração e análise de resultados
Existem diversas métricas nas redes sociais que podem te mostrar seus erros e acertos em determinadas campanhas ou posts. Isso faz com que você não fique “no escuro” e entenda o que performa melhor com o seu perfil de consumidores.
Algumas delas podem ser analisadas em tempo real pelo Analytics e pela página de insights das plataformas. A maioria das empresas opta por um profissional formado em um curso de social media para analisar os dados e gerenciar as estratégias de marketing corretamente.