Como as redes sociais impulsionam as estratégias de marketing na era digital

Como as redes sociais impulsionam as estratégias de marketing na era digital

Compartilhe este post

Entenda impacto das redes sociais para a imagem corporativa do seu negócio e como aproveitar as oportunidades do ambiente digital

O relacionamento entre marca e consumidor não é mais o mesmo desde que as redes sociais passaram a fazer parte do dia a dia das pessoas. O consumo das mídias sociais e o tempo de permanência online aumentam exponencialmente como reflexo de uma sociedade cada vez mais conectada.

O advento das redes sociais estabeleceu uma forma mais direta e pessoal de as empresas alcançarem seus públicos por meio da presença online, uma comunicação humanizada, a possibilidade de diálogos e trocas de opiniões.

O que antes era feito exclusivamente por meio da televisão, do rádio, das revistas e dos jornais, hoje a promoção de produtos e serviços é feita através de anúncios segmentados, conforme localização, idade, interesses, gênero, fatores demográficos, profissões e tudo o que inclui as estratégias de marketing digital.

Tudo isso possibilitou um maior entendimento das necessidades genuínas e do perfil de cada consumidor, fazendo com que as empresas proporcionem uma melhor experiência de compra ao usuário.

Mas, para consolidar seu posicionamento na internet, é primordial entender as dinâmicas que envolvem as redes sociais, e é justamente sobre isso que abordaremos abaixo!

O impacto das redes sociais nas estratégias de marketing

As mídias digitais operam a favor das empresas e apresentam vantagens como:

  1. Visibilidade e imagem corporativa da marca

As organizações estão investindo cada vez mais em estabelecer um relacionamento com seus clientes, e isso só é feito com uma boa reputação e imagem empresarial. Com as redes sociais, você pode compartilhar conteúdos que agreguem valor, evidenciem seus negócios e aproximem seus consumidores.

  1. SEO e ranqueamento no Google

Algumas estratégias como o SEO (Search Engine Optimization) são empregadas para melhorar a visibilidade empresarial no ambiente online. Quando as redes sociais são ativas, as pessoas curtem, comentam, compartilham, falam da marca, recomendam e fazem com que ela se fixe na memória do público-alvo.

  1. Recomendações, feedbacks e engajamento com o público

Os clientes levam em consideração quando a empresa está preocupada em escutar suas opiniões, demonstrar preocupação com a experiência de compra, descrever os produtos e serviços e priorizar a satisfação do consumidor. As redes sociais aprimoraram a forma com que as marcas conquistam confiança. É importante ser o mais transparente possível, pois tudo está ao alcance das mãos.

  1. Geração de tráfego e aumento das vendas

As redes sociais são uma extensão da sua marca, portanto, mesmo que você atue com e-commerce ou pontos físicos, elas serão essenciais para maximizar o seu alcance com maior interatividade com seus atuais ou potenciais clientes.

  1. Anúncios pagos e segmentação

As estratégias de marketing digital com anúncios pagos como Facebook Ads, Instagram Ads e Google Ads fazem com que o conteúdo certo chegue até a pessoa ideal, otimizando o processo de conquista e fidelização de clientes. Além dos conteúdos patrocinados, o marketing de conteúdo também pode ser um importante aliado para a qualificação do seu público.

  1. Mensuração e análise de resultados

Existem diversas métricas nas redes sociais que podem te mostrar seus erros e acertos em determinadas campanhas ou posts. Isso faz com que você não fique “no escuro” e entenda o que performa melhor com o seu perfil de consumidores.

Algumas delas podem ser analisadas em tempo real pelo Analytics e pela página de insights das plataformas. A maioria das empresas opta por um profissional formado em um curso de social media para analisar os dados e gerenciar as estratégias de marketing corretamente.

banner agenda min

Mais posts

Você quer expandir seus negócios?
Podemos fazer isso juntos!

Entre em contato
Abrir bate-papo
1
Olá! Como Podemos te ajudar?