Índice de Conteúdo
Existem muitas formas de promover o seu e-commerce, embora algumas possuam um preço elevado, é possível aumentar as suas vendas através de estratégias de baixo custo. Confira algumas técnicas para utilizar no seu e-commerce.
Utilize fotos chamativas
As imagens utilizadas em um e-commerce são de extrema importância, pois são elas que irão atrair o usuário. Utilize fotos que demonstrem a utilização do produto ou quais os benefícios que eles irão trazer para o consumidor.
Se você utiliza modelos em sua estratégia, é interessante que eles estejam sorrindo, utilizar pessoas felizes e bebês olhando para os consumidores, prendem a sua atenção. Esta é apenas uma das inúmeras estratégias de neuromarketing que você pode utilizar para aumentar a sua taxa de conversão.
Na criação de sites é importante pensar não somente nas imagens dos produtos, mas também em botões, banners e tudo que é referente a comunicação visual da sua loja.
Evite utilizar fotos de banco de imagens, isso pode deixar os usuários inseguros, pois ficarão na dúvida se o produto realmente condiz com a imagem.
Evite distrações
Você guiou corretamente o seu consumidor até o carrinho de compras, agora basta apenas que ele finalize a compra. Porém, se a sua página de Checkout possui um menu de navegação, isto pode estar distraindo os seus usuários. A empresa VeggieTales, aumentou em 38% a receita, após remover o menu do checkout. Nesta etapa, a página deve conter apenas informações para pagamento.
O “Grátis” sempre funciona
Uma técnica comum entre os e-commerces mas que gera resultados, é oferecer opções de serviços gratuitos. Os benefícios variam entre:
Compre 2 leve 1: nesta estratégia, o usuário recebe benefícios quando compra mais;
Materiais demonstrativos: oferecer produtos em versões reduzidas, diminui a resistência que o usuário teria para experimentar o seu produto, e que podem aumentar as suas vendas.
Frete grátis: infelizmente o frete no Brasil ainda é muito caro, por isso oferecer esta opção pode ser uma grande atrativo. Serviços que oferecem entregas em 24 horas, possuem um destaque ainda maior.
Utilize o gatilho da “Autoridade”
A empresa de relógios Express Watches tinha dificuldades em provar que seus produtos eram originais. A empresa utilizou a certificação da Seiko, empresa renomada no ramo de relógios, e a suas vendas cresceram 107%. A Autoridade serve para diminuir a insegurança do seu consumidor.
Gatilho da “Escassez”
Esse talvez seja o mais disseminado entre as lojas de todo o mundo, porém deve ser feito com cuidado, pois a utilização errada pode gerar uma imagem negativa para sua loja. Anunciar que estão disponíveis as últimas peças ou que o preço estará reduzido somente nas próximas horas, pode fazer com que os usuários busquem desesperadamente o seu produto, afinal ninguém quer perder uma boa oportunidade.
Mas muita atenção para esta técnica, se você utilizar a escassez como forma de manter o seu e-commerce, isso se tornará tão habitual, que seus usuários não sentirão urgência para comprar na sua loja. Por isso, utilize com responsabilidade esta técnica.
Facilite o pagamento
A Amazon oferece a opção de pagamento com apenas 1 clique. A Americanas disponibiliza a opção de comprar inserindo apenas o seu email, assim o usuário já recebe a confirmação e finaliza a compra. O que estas empresas têm em comum? Ambas fazem com que o cliente tenha que pensar menos para realizar a compra.
Quanto mais fácil for o processo de compra, mais vendas você irá realizar. Gostou das nossas dicas? Compartilhe nos comentários, quais estratégias você tem utilizado para aumentar as suas vendas. Acompanhe o nosso blog e conheça outras técnicas para aplicar no seu e-commerce, aumentar a conversão e vender mais.
“Este é um post escrito por nosso convidado Caio Nogueira, co-fundador e desenvolvedor de sites WordPress na empresa UpSites Digital.
Apaixonado por novas tecnologias e pelo desafio de criar soluções na internet, Caio também gosta de escrever no tempo livre e de tocar violão.” https://www.linkedin.com/in/caionog/