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Como criar estratégia de e-mail marketing de sucesso para franquia

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Fonte: alanterra.com.br

 

Olá! Tudo bem?

 

Criar seu e-mail marketing pode ser realmente desafiador. Pela sua própria experiência você deve saber como é abrir sua caixa de entrada e ver dezenas de e-mails, separando os relevantes dos desnecessários que vão direto para a lixeira.

 

Por isso, antes de sair disparando e-mails é bom planejar bem sua estratégia. É isso que eu, Alan Terra, vou pontuar para você estruturar e consolidar seu e-mail marketing de acordo com o objetivo: atrair franqueados.

 

Adoraria passar aqui a fórmula perfeita, mas ela não existe. Nada de generalizar, seu negócio é único e seu diferencial se mostra de diversas formas, inclusive no e-mail.

 

Busque entender seu cliente, o que ele procura e como ele chegou até sua marca.

busque entender seu cliente

A estratégia começa na forma de captação dos e-mails. Essa é uma parte das 7 maneiras de atrair franqueados. Os interessados na franquia tiveram contato com seu site e se interessaram, ponto pra você! Na hora de fazer o cadastro é o momento de captar informações sobre o que é relevante para esta pessoa, por isso, o preenchimento de um formulário nessa hora será muito útil para a segmentação da sua lista.

 

Já ouviu falar em Campanha de Segmentação?

 

Vou explicar a seguir como ela funciona e você poderá começar a aplicá-la hoje mesmo para garantir um bom engajamento.

 

O processo dessa campanha consiste em 4 fases:

  1. Segmentação;
  2. Engajamento
  3. Oferta
  4. Reset de atenção

 

Vamos entender e aplicar cada uma delas.

 

1 – Segmentação

Segmentação de ClientesVocê utilizou um imã digital, seja a oferta de um e-book ou vídeos exclusivos para atender uma dúvida do usuário. Ele se interessou e então fez o cadastro para receber o material.

 

A segmentação pode começar no ato do preenchimento do formulário no seu site. A partir daí você já começa a entender o que aquele visitante estava buscando. Esta pessoa está começando? Ou está prestes a tomar a decisão final?

 

Com os e-mails recebidos o assinante vai descobrindo sua marca e seus atributos, e os resultados de interação podem ser usados a seu favor. Veja o que ele tem em comum com outros assinantes e faça os grupos de acordo com a área de interesse.

 

Cada segmento é um mundo, busque compreendê-los.

 

2 – Engajamento

Nessa fase o assinante já começou a criar mais interesse pela sua marca. Com conteúdos e ofertas adaptadas e personalizadas para cada um já é possível dizer que há um vínculo. Seu assinante está ali, recebendo, abrindo e consumindo seus e-mails. Mais um ponto para você!

 

Lembre-se que o conteúdo deve intercalar informações úteis e a oferta em si. Ninguém gosta de ser lembrado só quando precisam vender. Mostre que você está sempre disposto a auxiliar.

 

Mantenha tudo alinhado para que na hora de enviar a grande oferta, ou seja, algo diretamente voltado para a abertura de sua franquia, ele esteja realmente preparado para isso.

 

3 – Oferta

Depois do esforço para alinhar a segmentação, ter um copywriting, uma frequência de envio razoável e a criação de um relacionamento harmonioso com o assinante, chega o momento esperado, a oferta.

 

A hora da oferta precisa ser especial, algo irresistível, que conforme o e-mail seja lido o assinante pense “é disso que eu preciso!”.

 

Todo o valor criado é explorado aqui, descreva os benefícios, experiências e mostre como seu negócio é vantajoso.

 

O processo te levou até a hora certa de agir, então mostre tudo de bom que tem a oferecer.

 

4 –  Reset de atenção

O ciclo foi completado, você organizou, fidelizou e ofertou a possibilidade do início do seu negócio naquele momento, mas pode não ter sido o mais oportuno para seu potencial franqueado.

 

Esse é o ponto de reelaborar seu plano de forma estratégica e assertiva.

 

Esse ciclo tem uma duração, para fechar um contrato de franquia estima-se levar de 12 a 18 meses, então tenha uma estratégia a longo prazo.

 

Acompanhe os resultados, veja o que foi mais efetivo, com o tempo você pode desenvolver a fórmula para o seu negócio, sem generalizar, apenas entendendo o momento dos seus futuros franqueados.

 

Gostou desse artigo? Comente abaixo e até a próxima!

 

 

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