Índice de Conteúdo
Atrair novos franqueados está sendo um desafio para a sua rede? Saiba que todas as estratégias inseridas no conceito de Inbound Marketing são válidas para as redes de franquias, visto que são métodos completamente diferentes de alcançar um público, sem a demanda de altos investimentos.
Mas como isso ajuda a ganhar novos franqueados? Como fazer com que eles se interessem pelo negócio?
Na perspectiva atual de mercado, em meio ao momento de crise econômica, o perfil do empreendedor tem sido marcado pela cautela e um maior senso estratégico, quando a ideia é escolher uma franquia.
Portanto, o primeiro degrau para anular qualquer princípio de desconfiança é fazer com que esse público entenda o quanto pode faturar com o investimento, mostrando em números o potencial de crescimento, e que o mercado, apesar de tudo, está favorável a ponto de a franquia ser um bom negócio.
O Inbound Marketing, sem dúvidas, é uma ampla ferramenta para demonstrar isso tudo. Para se ter ideia dessa grandeza, leve em conta que milhões de pesquisas são feitas por segundo no Google, ou seja, milhares de pessoas buscando informações o tempo todo — e o Brasil está entre os cinco países com maior número de internautas.
Muitas dessas pessoas podem desejar montar uma franquia, portanto, neste conteúdo, você aprenderá a atraí-las com alguns elementos do Inbound Marketing!
Construa um site de qualidade profissional
Transmitir uma boa imagem é algo essencial quando o assunto é marketing. Da mesma forma em que uma unidade física com um belo escritório passa uma ótima impressão aos franqueados que fazem uma visita, o site cumpre o mesmo papel no mundo digital. Ou seja, o site será a sua credencial online no mundo dos negócios.
Investir em uma página com design bonito e com responsividade não é uma causa restrita às grandes empresas. Na verdade, isso é tão fundamental que pode determinar se uma franquia é atrativa ou se transmite desconfiança — o que é meio caminho andado para assustar franqueados em potencial.
Além da aparência, o site precisa estar alinhado com a imagem e com os princípios da marca, deixando à mostra todos os benefícios que o franqueado terá ao fazer seu investimento. Dependendo do segmento, é interessante promover — por meio de uma seção direcionada aos clientes finais — uma interação com os consumidores, mostrando assim o potencial que a marca tem para garantir o retorno financeiro.
Invista em campanhas de liks patrocinados e SEO
Para adquirir um bom alcance na quantidade de potenciais franqueados, o marketing digital oferece alternativas que se completam.
A primeira delas é a otimização do site para mecanismos de pesquisa (como Google e Yahoo!), em que a página, como um todo, é elaborada estrategicamente para conseguir bons posicionamentos nos resultados de análises.
Isto é, quando alguém faz uma pesquisa sobre as melhores opções de franquia disponíveis para o seu orçamento, é indispensável que a marca na qual você trabalha apareça nos resultados — preferencialmente no topo — e assim se torne uma opção.
É nisso que se insere a importância de implementar as técnicas de SEO, já que elas tornam o site mais “amigável” ao Google.
Por outro lado, temos as campanhas de links patrocinados, em que o Google AdWords entra como a maior ferramenta para trabalhar com anúncios. Com um investimento mínimo de R$50,00, é possível anunciar tanto na rede de Pesquisa (anúncios que aparecem nos resultados de pesquisa) e na Rede de Display (banners que aparecem nos principais sites e portais da web).
E por que ambas as estratégias se completam?
Simplesmente por possibilitarem que haja um maior domínio de espaço nas páginas mais acessadas pelos futuros novos franqueados, além de terem como alicerce um mesmo fator: o uso de palavras-chave.
Isso envolve uma análise muito bem elaborada sobre as melhores palavras-chave para atrair novos franqueados, e a aplicação das estratégias deve ser realizada em todos os setores do site — das URLs aos conteúdos.
Use o marketing de conteúdo para engajar novos franqueados
Como o assunto “conteúdo” veio à tona, aproveitaremos para esclarecer onde o Marketing de Conteúdo se encaixará nos seus planos. O Inbound Marketing está atado ao Marketing de Conteúdo, afinal, o grande conceito prático do Inbound é oferecer conteúdos gratuitos ao público em troca de seus dados e a consequente criação de um elo com a marca.
Dessa forma, um dos principais meios de atrair os novos franqueados é fornecendo um conteúdo informativo acerca das atividades da marca. Até mesmo para que eles estejam bem cientes dos produtos e serviços, das razões pela qual atingiu o sucesso e ainda se mantém autêntica, entre outras informações relevantes, despertando um maior interesse de quem está disposto a investir.
O formato do conteúdo não deve ser necessariamente em texto, embora esse formato colabore muito para os aspectos de SEO. Dentre os tipos de materiais mais utilizados estão: e-books, webinars, vídeos e infográficos. Entretanto, se materiais em áudio (podcasts) ou infoprodutos, por exemplo, forem mais convenientes para atrair novos franqueados, não há lei alguma que te impeça de arriscar.
Gere leads e faça a nutrição delas
Nem todos os visitantes do site — por mais propensos que estejam a investir em franquia — se tornarão franqueados imediatamente. Na verdade, a maioria tende a acessar conteúdos por curiosidade ou para tirar dúvidas.
Porém, em vez de desconsiderar essa parcela de pessoas, é indispensável convertê-las em leads. Ou seja, movê-los da condição de visitantes para um ciclo que faça deles seus novos franqueados.
De forma prática, podemos compreender leads como uma agenda de contatos a ser trabalhada para estabelecer uma aproximação.
Por meio do e-mail marketing, por exemplo, conteúdos informativos e relevantes podem ser distribuídos ao público, com objetivo de fazer com que ele conheça melhor a franquia a fim de entender todas as suas vantagens.
Para gerar leads, o ponto inicial é estabelecer o conceito de funil de vendas. Na prática, cada conteúdo publicado no site corresponderá a um estágio do funil. Basicamente, os estágios se resumem a atrair (com conteúdos mais abrangentes), nutrir (com materiais mais aprofundados no assunto) e converter (formar novos franqueados).
O Inbonud Marketing com certeza é uma ótima ferramenta para encontrar potenciais clientes e franqueados, pois como visto acima, o próprio conceito é um verdadeiro atrativo com eficiência comprovada e além de tudo, de baixo custo, não é mesmo?
Você sabia que além do Inboud Marketing, nossos conteúdos para o marketing digital estão ajudando muitos clientes no caminho do sucesso? Para você se aprofundar no assunto, que tal saber um pouco mais sobre como funciona o marketing de conteúdo?
Esse artigo te ajudará a saber quais informações ditam a conversão e demais informações sobre algumas técnicas utilizadas por grandes empresas.
Gostou? Deseja acessar novos conteúdos como esse? Acompanhe minhas redes sociais e fique atualizado das últimas novidades do mercado!
Fonte: alanterra.com.br