Como usar o Digital Storytelling em sua estratégia de negócios

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Mais do que contar uma história, storytelling ajuda a criar engajamento e gerar conversões

O digital storytelling é cada vez mais usado no momento de persuadir e convencer para gerar conversões online. As versáteis técnicas podem ajudar na promoção de qualquer produto, serviço ou informação: de vagas em concursos abertos a uma promoção de loja varejista.

 Suas técnicas ajudam a combinar uma boa história de marketing a ferramentas mais inovadoras e modernas, permitindo alcançar o público-alvo com muito mais eficiência e levando os resultados a um novo nível. 

No modelo mais tradicional, o storytelling utilizava materiais físicos para transmitir as informações e criar sentimentos nas pessoas. Já no digital storytelling utiliza as ferramentas e os métodos de comunicação presentes no ambiente online, aliando tecnologia e modernidade para chegar aos seus objetivos.

Entre os métodos mais utilizados para esse tipo de storytelling, estão vídeos, textos escritos, imagens digitais e áudios, tudo para incrementar a experiência do usuário ao chegar à sua história. Porém esses formatos ainda podem ser adaptados, de acordo com cada plataforma, como as diferentes redes sociais, de tweets a stories, levando a interatividade como uma possibilidade a mais do formato.

As melhores opções de histórias digitais geram envolvimento e emocionam, além de serem atraentes, uma vez que o espaço digital possui uma grande concorrência pela atenção dos usuários da plataforma. Afinal, com tantos conteúdos online, é preciso criar algo que seja ainda mais especial.

Como criar bons conteúdos – Como usar o Digital Storytelling em sua estratégia de negócios

A principal dica para contar uma boa história com o digital storytelling é conhecer bem o seu público. Fazer pesquisas e analisar os dados que você já possui é o primeiro passo para saber aquilo que mais agrada os seus potenciais clientes. Isso ajuda a criar a estrutura dos seus conteúdos, como as potenciais histórias que podem chamar a atenção dos consumidores nas plataformas que você estiver.

O potencial de engajamento também está relacionado à inovação e ao desejo de participar da história. Seja através de comentários ou até mesmo a partir de um desafio no TikTok, por exemplo, chamar os clientes e potenciais clientes para participar é uma maneira de conseguir um engajamento orgânico, que amplia a sua visibilidade digital.

Por fim, um toque essencial no digital storytelling é a honestidade. Cuidado com a história que você pretende contar, pois ela deve ser verossímil e estar relacionada com a realidade da marca e do produto. Assim como o meio digital leva mais praticidade às suas estratégias, os erros e enganos podem viralizar, de maneira que prejudique a sua empresa.

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