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Como usar o Whatsapp para vender mais hoje!

Vender pelo Whatsapp já é uma realidade para um grande número de empresas e pessoas

O que já é realidade para muitas pessoas antenadas e ligadas em tecnologia, talvez ainda seja um grande mistério para uma boa parte das pessoas. Vender pelo Whatsapp é o  que desejam as pessoas, empresas ou empreendedores que querem melhorar suas vendas pela web e alavancar seu retorno financeiro.

Se você tem interesse em desvendar o caminho das pedras para aprender Como usar o Whatsapp para vender mais, então esse artigo é para você. Neste artigo vamos te mostrar quais os aspectos que devem ser considerados para aprender a dominar essa ferramenta tão prática e que vem trazendo bons resultados para empresas e empreendedores. Você vai aprender as técnicas mais usadas para conseguir a atenção do seu público.

Vendas pelo Whatsapp: Veja alguns números

Antes de partir para as dicas de Como usar o Whatsapp para vender mais, vamos falar de alguns números sobre o Whatsapp que podem te ajudar a ter uma dimensão do que representa essa ferramenta.

Dentre as ferramentas de mídias sociais, o Whatsapp fica somente atrás do Facebook, que possui 1,6 Bilhões de usuários pelo mundo. Em seguida, vem o Whatsapp com um número de usuário em torno de 1,0 Bilhões de usuários.

  • Mais de 70% dos usuários que têm WhatsApp o usam diariamente.
  • Mais de 47 milhões de Brasileiros têm esse app em seus aparelhos.
  • Mais de 10.000 milhões de mensagens são enviadas diariamente através deste canal.

É um volume enorme de pessoas com acesso a essa ferramenta. Um mundo literalmente conectado. Talvez seja por isso que mais e mais pessoas tenham o interesse em usar a ferramenta para aprender Como usar o Whatsapp para vender mais.

Segundo uma pesquisa nacional feita pelo SEBRAE, o WhatsApp é o quinto canal mais utilizado por e-commerces para atendimento pré e pós-venda, além de ser responsável por 35% da concretização das vendas online.

É inegável o enorme potencial que a ferramenta possui. Porém, para poder ser bem sucedido nessa área, é preciso seguir algumas regras para que não corra o risco de passar uma imagem pouco profissional para os seus clientes. Confira as dicas que preparamos para ajudar você a aprender como usar o Whatsapp para vender mais.

Whatsapp para negócios: Como iniciar sua jornada?

1 – Tenha um número próprio de Whatsapp 

O primeiro passo para iniciar nessa jornada pode parecer óbvio, mas muitas pessoas já começam errando justamente aí. Nada de usar o número pessoal para fazer contatos com seus clientes. É importante que esse número seja separado para poder evitar envios indevidos de mensagens, confusão com números e nomes de clientes. Ah, e claro: um aparelho separado também.

2 – Dê o número do Whatsapp da sua empresa para que os clientes te adicionem 

O processo de troca de mensagem do Whatsapp só permite que você troque mensagem com uma pessoa se ela aceitar o seu contato. Por isso é importante respeitar um fluxo de aceitação para que ocorra a interação com seus clientes. Veja abaixo como é esse fluxo para te ajudar a Como Usar o Whatsapp para vender mais:

  1. Você divulga seu número para seus clientes e pede para eles te adicionar e enviar uma mensagem para você.
  2. O Usuário te adiciona salvando o número do Whatsapp da sua empresa na agenda dele.
  3. O usuário te envia uma mensagem para que você também o aceite e o adicione.
  4. Você salva o contato do usuário e aceita a mensagem dele.

Seguindo esse fluxo, onde ambos os lados dando o aceite, já é possível iniciar o fluxo de comunicação.

  3 – Cadastro de contatos do Whatsapp

Tenha um cadastro organizado dos seus clientes. Separe-os na agenda de acordo com seus interesses.

Por exemplo:

Se um cliente, comprou um tênis de corrida amarelo, você salva na agenda:

Pedro Tênis de corrida Amarelo.

Em uma futura interação com ele, você pode perguntar:

Olá Pedro, gostaríamos de saber se você gostou do seu tênis de correr amarelo. Sua opinião é muito importante para nós!

Para o cliente é importante que ele sinta que você o conhece. Para que isso ocorra, é preciso usar o cadastro de forma inteligente e otimizada.

 4 – Listas de Transmissão do Whatsapp 

Com o seu cadastro de clientes bem organizado, você pode começar a organizar suas listas de transmissão.

Listas de transmissão é um recurso do Whatsapp que te permite enviar de uma só vez uma mensagem para uma série de contatos selecionados (limitados a 256 contatos que é o limite da lista). você pode criar quantas listas quiser, segmentadas de acordo com o perfil do seu cliente.

É uma maneira rápida e fácil para transmitir informações, promoções, descontos, lançamentos e até comunicados para sua base de clientes. O importante nessa lista de transmissão é que cada pessoa receberá sua mensagem de forma privada.

Se você não sabe como criar uma lista de transmissão, leia esse artigo que te mostrará o passo a passo para realizar essa tarefa.

  5 – A comunicação com sua lista de clientes pelo Whatsapp 

O importante, segundo possa parecer contraditório, é você não focar exclusivamente na venda. Embora estejamos falando de Como Usar o Whatsapp para vender mais, A palavra de ordem aqui é bom senso. Ninguém gosta de ser incomodado com mensagens constantes no celular te trazendo milhares de ofertas por dia que não te interessam. O que se consegue agindo assim é que o cliente te descadastre e bloqueie o seu contato.

Em primeiro lugar foque no RELACIONAMENTO com seu cliente. Utilize o Whatsapp de forma criativa.

Envie dicas úteis para seus clientes. Se houver alguma promoção realmente significativa, é importante que você comunique a seus clientes. É muito interessante também enviar mensagens em datas comemorativas e no próprio aniversário do cliente. Se possível lhe concedendo um presente, um bônus ou um bom desconto.

Todas essas atitudes sensatas e de respeito, farão com que seu cliente admire sua postura, se sinta respeitado e gere uma boa imagem junto a ele.

Lembre-se: BOM SENSO!

  6 – Otimizando as vendas pelo Whatsapp

Para que você possa melhorar o desempenho de suas vendas é importante organização e controle. Como visto acima, além de ter um cadastro organizado, ter palavras chave que identifiquem seus clientes nos contatos do Whatsapp, é importante também você identificar alguns perfis dentre os seus clientes. Esses perfis podem ter comportamentos diferentes entre si e é justamente aí que pode estar uma ótima oportunidade de Usar o Whatsapp para vender mais. Levando produtos específicos, em épocas específicas a um perfil específico, você pode ofertar produtos que tenham aceitação.

Por exemplo:

Se você tem uma loja de doces e percebe que seu cliente habitual está comprando um volume maior de produtos, provavelmente ele está pensando em alguma comemoração. Então, você pode ofertar kits de festa, enfeites, bolos, enfeites de bolo, vela, artigos para festa, etc. Tudo pelo Whatsapp. Dessa forma você está aumentando a venda justamente porque observou o comportamento do seu cliente.

Em todos os sentidos, prestar a atenção no seu cliente é hoje um diferencial que pode melhorar a sua receita.

 7 – Atendimento rápido pelo Whatsapp 

Se você se propõe a aderir ao uso dessa ferramenta, tenha em mente que o seu público, ao aceitar uma interação com você, espera que você interaja com ele. Falar com seus clientes que você tem atendimento pelo Whatsapp e quando ele mandar uma mensagem, você o ignorar ou responder dias depois, mais irá te atrapalhar nos seus negócios, do que ajudar, aproveite e veja Como adicionar o link do Whatsapp no seu site

Ao perceber que não há atendimento imediato o cliente pode desacreditar o seu serviço e torna-se muito mais difícil reconquistá-lo.

Exercite a atenção diária aos seus clientes. Se você não tem o hábito, passe a ter.

Conclusão

Conquiste clientes pelo WhatsApp, não os afaste

Não existe uma maneira certa para se usarem esse app. É tudo muito novo ainda. Estamos em franco processo de aprendizagem.  Pode-se de fato ainda ter um longo caminho a percorrer sobre as melhores técnicas para  sobre Como Usar o Whatsapp para vender mais, No entanto, é preciso ficar atento ao que não fazer, pois é muito claro o que todos nós achamos muito inconveniente em termos comerciais. Receber ligações de call Center é algo que não agrada a ninguém. Assim como receber milhares de e-mails de spam também não agrada. Da mesma forma, o Whatsapp também já apresenta algumas situações que podem ser consideradas inoportunas ou desagradáveis para os clientes. Confira:

  • Não envie spams para todos os números da sua lista de contatos.
  • Mensagem irrelevante afasta o cliente. Com toda certeza fará você ser bloqueado e essa não é a ideia.
  • Não envie mensagens com muita frequência. Overdose de informação não é saudável para a imagem da sua marca. Tenha bom senso.
  • Não ignore o feedback ou dúvidas do cliente. Isso pode soar como despreocupação e fazer com que perca o interesse em sua marca.
  • Evite criar grupos aleatórios e adicionar os clientes. Faça isso apenas quando for demonstrado algum interesse.
  • Seja atencioso e perceba o perfil de seu cliente. Pode estar aí uma excelente oportunidade de aumentar sua receita.

Ficou com alguma dúvida? Se você quiser saber mais dicas de como vender pelo WhatsApp, clique no link abaixo, agende uma reunião e vamos bater um papo.

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