Conheça o geomarketing, estratégia inovadora para revolucionar seu negócio

Conheça o geomarketing, estratégia inovadora para revolucionar seu negócio

Compartilhe este post

 Estratégia de marketing baseada em dados de localização indicam comportamento e preferências de clientes 

Você já ouviu falar a respeito de geomarketing? De modo geral, essa estratégia capta e utiliza dados geográficos para identificar e agarrar oportunidades de negócios, direcionando-as para as ações do time de marketing de uma empresa. Os dados de localização como IP ou GPS ativado no celular oferecem informações valiosas para empresas, que torna capaz de identificar o perfil, o comportamento e os interesses de um determinado público.

Essa estratégia tem sido uma das principais do mercado, e pode ser usada e adaptada por empresas dos mais diversos segmentos – mas tem uma força considerável no setor de serviços. Veja, a seguir, por que adotar a estratégia de geomarketing no seu negócio!

Identificar melhor o seu público-alvo

Essa dica é valiosa principalmente para as empresas que estão começando ou que estão procurando renovar o seu público-alvo. Aqui, uma das principais vantagens do geomarketing é ter dados consolidados sobre quem, de fato, é o seu público. O que eles consomem na internet? Por onde eles navegam? Qual a idade e a localização deles?

Analisar os dados demográficos, econômicos, comportamentais e geográficos de uma amostra do seu público poderá direcionar ações de marketing mais efetivas, pois você saberá, comprovadamente por dados, quem é o seu público.

Analisar a concorrência

O geomarketing também é uma ferramenta útil para a análise da concorrência. Com a análise dos dados geográficos, é possível identificar os pontos de venda dos concorrentes e avaliar a sua estratégia de atuação, bem como  quais são os gatilhos que atraem os clientes a navegar no site ou no app. Os profissionais formados em cursos de marketing e comunicação, como marketing ead e publicidade e propaganda, por exemplo, terão um melhor embasamento sobre a concorrência do negócio.

Isso permite ajustar a estratégia de marketing do seu negócio de forma a ganhar espaço em regiões onde a concorrência é mais acirrada.

Avaliação de novos mercados

Além dos pontos anteriores, o geomarketing também é uma ferramenta útil na avaliação de novos mercados. Com a análise dos dados geográficos, é possível identificar regiões onde há demanda por determinados produtos ou serviços e avaliar o potencial de expansão da empresa nesses novos locais. Isso permite tomar decisões mais embasadas e reduzir os riscos de investimentos em mercados pouco promissores, protegendo o seu negócio.

banner agenda min

Mais posts

Você quer expandir seus negócios?
Podemos fazer isso juntos!

Entre em contato
Abrir bate-papo
1
Olá! Como Podemos te ajudar?