Aproximação com clientes é fundamental para engajamento da marca
O marketing tem sido, mais do que nunca, essencial para manter empresas e negócios de pé. As grandes estratégias, os indicadores, as análises de dados e os investimentos para tornar o negócio cada vez mais engajado com o público e com os clientes são coisas que fazem parte da rotina de uma empresa. Mas nada disso importa se você não tiver uma boa comunicação com os seus clientes, não é mesmo? E é esse o foco do Marketing de Relacionamento, que forma estratégias para você se aproximar dos seus clientes.
O que é e para que serve o Marketing de Relacionamento?
De uma maneira geral, o Marketing de Relacionamento tem como objetivo fidelizar clientes e torná-los apoiadores da marca, por meio de um relacionamento direto com eles. Isso tem a ver com um contato mais presente e íntimo, de maneira que os clientes se sintam representados e amparados pela marca de alguma maneira.
Com isso, a marca também consegue angariar uma boa reputação no mercado, pois demonstra uma boa experiência dos clientes, ou seja, o client experience também é foco principal do Marketing de Relacionamento. Muito mais do que vender ou divulgar os seus produtos, as estratégias voltadas para este tipo de marketing é para fazer com que a sua marca tenha fãs e amigos, independentemente dos produtos que você venda. É como se fosse um feedback constante de contato com os clientes, o que permite sempre uma avaliação mais próxima da marca.
Estratégias do Marketing de Relacionamento
Para construir uma boa estratégia de Marketing de Relacionamento, é importante ter uma equipe treinada e capacitada para tal; afinal, nem todas as empresas estão acostumadas a ter esse contato maior com o seu público, e por isso, profissionais de ponta saberão qual caminho seguir. O envio de e-mails para uma lista de contatos, a chamada mail list, é uma estratégia clássica e infalível do e-mail marketing, pois é um canal de comunicação entre os clientes e a marca. Lembre-se de sempre perguntar aos seus clientes se eles querem receber e-mails da sua marca, para que não seja um inconveniente para eles, e nos casos positivos, é bom caprichar nos e-mails. Uma mensagem relevante, personalizada e com um bom design faz toda a diferença.
O uso das redes sociais também é essencial para buscar essa conexão com seu público, e inclusive pode aumentar bastante o engajamento com pesquisa de satisfação no pós-venda. Invista em um bom social media e saiba onde o seu público está para se conectar com ele.