Conteúdo E-A-T na era da IA: Como construir confiança para ser citado por mecanismos generativos

Conteúdo E-E-A-T

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Conteúdo E-E-A-T na era da IA é um dos principais meios de construir a confiança para ser citado nos mecanismos generativos, tornando a gestão de Google Perfil Empresa com IA  indispensável. Na era da Inteligência Artificial, o conteúdo se destaca não somente por ser bem escrito, como também deve ser confiável, autêntico e fundamentado no princípio E-E-A-T: Experiência, Especialidade, Autoridade e Confiabilidade.

Para ser citado pelas ferramentas de IA, como o Google SGE e outras, é necessário demonstrar que seu conteúdo é valioso e superior aos gerados de forma automática, construindo credibilidade e confiança a cada publicação.

Para se destacar e se tornar referência pelos mecanismos de IA, é importante manter o foco em estratégias que valorizam a autoridade, transparência e profundidade do seu conteúdo. Descubra o que é conteúdo E-E-A-T e a sua importância na era da Inteligência Artificial!

O que é conteúdo E-E-A-T e por que ele importa ainda mais na era da IA

O conteúdo E-E-A-T refere-se a um conjunto de diretrizes de qualidade do Google que tem como base Experiência, Especialidade, Autoridade e Confiabilidade (Experience, Expertise, Authoritativeness, Trustworthiness).

Em geral, ele serve como um padrão para avaliar se um conteúdo é valioso, confiável e se foi produzido com fontes legítimas, influenciando o ranqueamento de uma página online, como site ou blog. Os componentes do E-E-A-T compreendem:

  • Experiência (Experience): conteúdo que demonstra a vivência real em determinado assunto. Um exemplo prático é uma resenha sobre um celular que a pessoa, de fato, utilizou;
  • Especialidade (Expertise): faz uma análise para entender se o autor possui conhecimento sobre o tema. Em assuntos considerados sensíveis, como saúde e finanças, por exemplo, é indispensável que o autor seja um profissional qualificado;
  • Autoridade (Authoritativeness): leva em conta a reputação do autor e da página como uma fonte de referência sobre o tema;
  • Confiabilidade (Trustworthiness): mede a precisão, transparência e segurança do conteúdo, o que envolve a exatidão das informações contidas no conteúdo, bem como a segurança da página.

O Google aperfeiçoa seus algoritmos para oferecer os resultados mais úteis, seguros e confiáveis dentre as opções de conteúdo. Com isso, o E-E-A-T se tornou uma métrica essencial para guiar os avaliadores de qualidades e os algoritmos do buscador.

Na era da Inteligência Artificial generativa, a capacidade de criar conteúdo de maneira instantânea se tornou real, mas acabou gerando impactos negativos em relação à confiança e veracidade do conteúdo.

Nesse contexto, o E-E-A-T se destaca como um fator essencial por trazer uma variedade de vantagens para os usuários e autores, como o combate à desinformação, diferenciar o conteúdo autêntico, promover a reputação online, evitar penalizações do Google e mecanismos de busca e melhorar a experiência do usuário.

Para além de entender a importância das avaliações no Google Perfil Empresa, no mercado digital atual, o conteúdo E-E-A-T é indispensável.

Como os modelos de IA escolhem os conteúdos que vão citar?

Os modelos de Inteligência Artificial, principalmente os modelos LLMS mais conhecidos atualmente, não selecionam os conteúdos como um humano, mas sim com o uso de processamento complexo baseado em padrões, autoridade e relevância, para escolher e, assim, atribuir informações durante a geração de uma resposta.

Ao escolher um conteúdo específico para citar, a Inteligência Artificial considera fatores como busca externa de dados recentes, relevância semântica, aprendizado em diferentes conjuntos de dados, estrutura do conteúdo e autoridade e credibilidade. Um conteúdo pode ser citado pelo mecanismo de IA quando o autor foca nos seguintes fatores:

  • Conteúdo valioso: um conteúdo valioso não é apenas bem escrito, como também aprofunda bem o assunto. Por exemplo: ao falar de um produto específico, em vez de simplesmente falar sobre suas características, é crucial falar sobre os seus benefícios;
  • Credibilidade da fonte utilizada: um bom conteúdo envolve pesquisas aprofundadas que podem ser feitas por meio de sites de confiança, livros, artigos científicos e vídeos. É importante sempre averiguar a confiabilidade da fonte utilizada;
  • Compreensão contextual: A IA destaca conteúdo que possui uma compreensão semântica do assunto, alinhado à intenção do usuário;
  • Resposta direta: responda às perguntas de forma direta com poucas palavras e evite ao máximo.

A resposta direta é essencial para que o conteúdo se destaque nos mecanismos de busca e de IA generativa. Ao explicar sobre uma tesoura cirúrgica, por exemplo, ao em vez de começar com “A tesoura cirúrgica é muito importante para os processos cirúrgicos” opte por iniciar o tópico dessa forma: “A tesoura cirúrgica é uma ferramenta utilizada para cortar tecidos moles durante as cirurgias”.

Após a sua criação, o conteúdo deve ser sempre atualizado para que a Inteligência Artificial continue citando em suas respostas geradas automaticamente. Isso vale para o Google SGE, Google Gemini, ChatGPT e outros.

Como produzir conteúdo E-E-A-T com foco em visibilidade em IA

Produzir conteúdo E-E-A-T envolve demonstrar autoridade e profundidade humana, o que significa que um texto escrito por um humano tem mais chances de ser citado pela Inteligência Artificial do que os gerados automaticamente. Confira mais detalhes:

Estratégia de tópicos: cobrindo temas com profundidade e propriedade

Para abordar temas com profundidade e propriedade, considere fatores importantes como as lacunas de cada conteúdo, estude sobre o tema, desenvolva tópicos, priorize a experiência e foque na intenção do usuário. Antes da criação de conteúdo, faça uma busca sobre as principais questões sobre o tema que os usuários mais procuram. Dados, estatísticas e fontes confiáveis como diferenciais.

Dados, estatísticas e fontes confiáveis como diferenciais

Utilize dados atualizados e de fontes confiáveis, como do IBGE, órgãos governamentais e de instituições de pesquisa. Para apresentar os dados, utilize tabelas, infográficos e gráficos para facilitar a transmissão de informação sobre o tema e tornar o conteúdo mais atrativo para os leitores, além de se tornar mais fácil de ser compartilhado.

Para tornar o seu conteúdo ainda mais valioso e diferente dos demais, é possível realizar a própria pesquisa de mercado e publicar os resultados. Esses dados podem se tornar fonte de referência, podendo ser citados por mecanismos de IA ou até mesmo por outros sites, aumentando a visibilidade da sua página.

Adicione links para as fontes originais das estatísticas e dados citados no conteúdo. Isso pode aumentar a confiança, além de possibilitar que o usuário verifique a informação por conta própria.

Como demonstrar experiência e autoridade mesmo sendo uma pequena empresa

Demonstrar experiência e autoridade envolve criar estudos de caso e depoimentos, criar biografias detalhadas, construir uma boa presença digital, participar de palestras, e produzir conteúdo de alta qualidade e com consistência.

Outro ponto importante, além da criação de conteúdo E-E-A-T, é abordar temas interessantes para atrair um público maior. Além disso, não se esqueça de aprofundar sempre os temas, levando para a página tudo o que os usuários gostariam de saber sobre eles.

Conteúdo E-E-A-T e GEO: como usar essa combinação para ser citado por IA

Combinar o conteúdo E-E-A-T com GEO (Generative Engine Optimization) é crucial para ser citado pelas ferramentas de Inteligência Artificial, principalmente pelas mais utilizadas. As IAs generativas valorizam o conteúdo de alta qualidade, especialmente quando se trata das IAs dos mecanismos de busca, como o Google SGE. No geral, o E-E-A-T e o GEO são:

  • E-E-A-T (Experiência, Especialização, Autoridade e Confiabilidade): trata-se de um conjunto de critérios do Google para avaliar credibilidade e de um conteúdo para se certificar de que vale a pena ou não citar ou ranquear nas primeiras páginas dos resultados de pesquisa;
  • GEO (Generative Engine Optimization): otimização de conteúdo especificamente para os mecanismos de busca por IA. Ele vai muito além do SEO (Search Engine Optimization) tradicional e foca em fornecer informações bem estruturadas e claras.

Ao focar nos principais aspectos que giram em torno do E-E-A-T e do GEO, as empresas e marcas podem se destacar com uma maior facilidade nos mecanismos de busca e de Inteligência Artificial, tornando-se referência em um assunto específico. Com a ascensão da IA, aplicar estratégias de GEO não é mais um diferencial, mas uma necessidade.

Como validar e reforçar sua autoridade com provas sociais e técnicas de SEO confiável

Para validar e reforçar a sua autoridade, utilize provas sociais como fotos e depoimentos de clientes. Combine esse fator com a implementação de técnicas de SEO, que envolve a criação de conteúdo de alta qualidade, construção de backlinks de sites de autoridade, uso de palavras-chave de alta demanda e foco na experiência do usuário.

Ainda que o GEO tenha se tornado indispensável para marcas, empresas e criadores de conteúdo, utilizar estratégias de SEO ainda é crucial para que a sua página se destaque nos mecanismos de busca, principalmente nos mais utilizados, como Bing e Google.

Ser citado por IA não depende só de palavras-chave, mas de confiança construída

Ser citado pela Inteligência Artificial (IA) depende da construção de confiança, não somente do uso de palavras-chave de alta relevância. Assim como os mecanismos de busca e os humanos, as IAs priorizam a qualidade, credibilidade e relevância de um conteúdo.

O conteúdo E-E-A-T se trata dos principais critérios do Google para destacar um conteúdo de uma página online específica. Para isso, é essencial criar conteúdo valioso, aprofundar o tema e adicionar dados e estatísticas de fontes confiáveis.

A H2WEB é uma agência de marketing digital especializada em inteligência artificial que auxilia empresas de variados portes a alcançar seus clientes com as ferramentas certas. Acesse a plataforma da H2WEB e descubra como nossa equipe pode auxiliar na criação de conteúdo!

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