//Como fazer um checklist antes de criar um site?

Como fazer um checklist antes de criar um site?

Nos dias de hoje, ter um site virou algo muito comum. No entanto, no processo de criar um site nos deparamos com uma etapa muito importante: o lançamento. Neste post faremos um checklist junto com você para que, na hora da publicação, não falte nada no seu site. Fique conosco para saber cada passo.

 

Acompanhe o CheckList de Lançamento

 

DESIGN E LAYOUT

 

1. O tema é responsivo?

 

É importante verificar se o tema escolhido para a apresentação do seu site é o ideal. Veja como ele se adapta a diferentes telas, seja no computador, no celular ou no tablet. Esteja atento pois quase 70% do tráfego do site, virá dos dispositivos móveis.

 

2. As fontes são claras?

 

Escolha fontes que sejam confortáveis para o leitor. Queremos que o internauta fique navegando no site por bastante tempo. Dê preferência a fontes como:

  • Helvética
  • Verdana
  • Arial
  • Optima
  • Monaco

BRANDING E DIVULGAÇÃO NA CRIAÇÃO DO SEU SITE

 

criar um site branding

3. E o favicon, lembrou dele?

A logo quando você vai criar um site é um elemento fundamental na identidade do projeto. Todos os visitantes irão entrar e ao sair, o que ficará gravado será a imagem do logotipo, ou melhor, a branding. Mas isso já é algo que todos pensam. A primeira coisa que todo mundo faz na criação de qualquer projeto é criar uma logo.

Mas além da logo, existe outro objeto de identidade de um site que é muito importante e que muitos esquecem, o Favicon. O favicon é a sua logo em versão reduzida. É ele que é exibido na aba do navegador ao lado do título do site.

E aí lembrou de colocá-lo?

 

4. Possui ícones para as redes sociais?

Hoje, os projetos de internet precisam estar linkados, ou seja, o seu blog deve se comunicar com o seu facebook, instagram, youtube e assim por diante. Isso é necessário para que o seu público possa vir de diferentes fontes e ir para diferentes fontes por meio dos seus links. Portanto não se esqueça de habilitar os links das suas redes sociais.

INFRAESTRUTURA

 

criar um site infraestrutura

5. O seu site suportará todo tráfego?

Na maioria das vezes, na hora de adquirir um plano de hospedagem, nos perguntamos, qual o plano ideal para suportar todo o tráfego do meu site?

Essa é uma dúvida muito comum. Por isso, antes de adquirir qualquer pacote de hospedagem, se pergunte: qual é o nicho em que estou atuando? Qual é a quantidade média do fluxo de visitantes para esse nicho?

Dependendo da resposta, se os nichos forem, por exemplo: maquiagem, moda, emagrecimento, viagem, comida… provavelmente terá proporções de visitantes aumentando consideravelmente. Nesses casos o melhor é contratar uma hospedagem VPS ou até uma hospedagem dedicada, que te darão uma infraestrutura maior.

Caso o seu nicho seja muito específico, o seu site seja institucional e o seu público local, não precisará de uma hospedagem tão robusta. Você pode economizar muito adquirindo uma hospedagem compartilhada.

Se você está na dúvida e não sabe ainda qual será o tamanho do seu público, o ideal é optar por um plano de hospedagem cloud. A vantagem da hospedagem cloud é que ela se adapta ao fluxo do site. Se você receber muitas visitas em um mês custará um pouco mais, por outro lado, se receber poucas visitas em outro mês, custará um pouco menos.

Então, já fez a escolha da hospedagem? Caso não, veja um ranking das melhores hospedagens de sites e faça a sua escolha. Lembre-se sempre dos tipos de hospedagem que comentamos acima.

Conclusão

Essas foram algumas dicas para ajudá-lo com os últimos ajustes antes de criar um site. Mas se ainda assim ficou alguma dúvida entre em contato conosco ou deixe um comentário. Esperamos tê-lo ajudado.

 

2019-07-08T13:08:37-03:00 Por |

About the Author:

Estrategista de Marketing Digital e Expert de Vendas On-line com 18 anos de experiência no mercado de internet e mais de 600 projetos digitais desde 1997, isso mesmo da época que não existia Wordpress, só o velho e bom notepad!
1
Olá! Como Podemos te ajudar?
Powered by