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Fonte: alanterra.com.br
Tenho acompanhado que o modo como as pessoas passaram a se comportar para obter as informações desejadas, impactou quase todos os segmentos, inclusive o das franquias e lojas de rede. Isso afetou também a forma de aplicação de estratégias de marketing e vou passar algumas dicas de SEO para Franquias nesse artigo.
Todas essas redes procuram visibilidade e destaque, mas poucas sabem como fazer isso. Para piorar, uma quantidade menor ainda sabe quem contratar para tomar as medidas corretas e gerar o sucesso de suas campanhas.
Dentre as estratégias mais comuns indicadas pelos consultores de marketing digital está o SEO (Search Engine Optimization) que serve para otimizar seu posicionamento nas ferramentas de buscas orgânicas.
Na internet existem diversos conteúdos sobre como fazer SEO, mas muitas pessoas sentem calafrios só de ouvir essas letras. O que vem à cabeça costuma ser algo como “isso é muito técnico” ou “sempre aquela coisa de palavras-chave…”. No entanto, qualquer um que saiba aplicar essa estratégia vê resultados positivos, simplesmente usando as tais palavras-chave corretamente.
Caso você pense que é necessário um profissional de TI para cuidar disso para você, não se engane. O que você precisa é de alguém que pense de forma estratégica e que faça o público engajar, tudo com o objetivo de aumentar suas vendas.
Para facilitar ainda mais na hora de fazer o SEO para sua empresa, faça seu site no WordPress. Ele mesmo possui plug-ins que facilitam essa estratégia. Além disso, ele já possui um bom posicionamento no mercado, assim os resultados para quem trabalha com o WordPress são muito mais expressivos.
Para um SEO básico vou passar aqui 7 dicas. Deixe um pouco de lado aquele pensamento de “isso é muito técnico” e lembre-se que é tudo questão de estratégia, fator importante que se aplica a quase tudo no mercado. Aqui só vou te passar as ideias e ferramentas certas a serem utilizadas.
Organize
Antes de sair pesquisando ferramentas, contratando serviços, organize as idéias e análise a concorrência. Defina um cronograma de tarefas para realizar, objetivos, metas e enquanto tempo você pretende rankear para as primeiras posições, lembrando que o prazo para um bom rankeamento de 4 a 8 meses dependendo da concorrência.
Lembrando que quanto mais rápido você quiser chegar nas primeiras posições, maior será o investimento, tanto em geração de conteúdo, engajamento nas redes sociais e re-marketing (Facebook/Adwords). Utilize o MindMeister, para organizar o fluxo das ações e ideias de termos e conteúdo a serem utilizados e criados.
Pesquise, Pesquise!
Sempre quando você pensa em um serviço ou produto o que você faz? Pesquisa no Google! Repare na seguinte situação. Geralmente, quando você começa a digitar, o próprio buscador começa a sugerir opções. Ai é que está o “pulo do gato”.
Essas sugestões são baseadas nas buscas que as pessoas realizam no google, portanto escolha os termos que você acredite que façam parte ou que possam atrair a atenção das pessoas.
Após separar essas palavras-chave utilize o Planejador de palavras-chave – Google AdWords: Keyword Planner, para verificar o volume de pesquisa dos termos, você também pode utilizar a Semrush, uma ferramenta focada em análise de termos que mostra como está o seu domínio.
Medir o carregamento da página
A experiência do usuário é levada muito a sério pelo principal mecanismo de busca do planeta, o Google, e se você quer ter um bom relacionamento com ele para alcançar o topo da sua primeira página é bom ajustar tudo para a satisfação de seu modus operandi.
Dificilmente um usuário ficará mais de 5 segundos esperando seu site carregar, então, verifique sua velocidade com o Google page speed, um dos mais importantes mecanismos do Google para fazer essa avaliação.
É possível fazê-la tanto em desktop quanto mobile e é importante para identificar um possível problema e melhorar a experiência do usuário. Aqui fica uma dica, muita atenção com servidores compartilhados. Na maioria dos casos eles são os culpados pela má performance do site, pois você divide o espaço com outros sites.
Medir a performance e problemas no site
Existem diversas ferramentas disponíveis para fazer este tipo de averiguação, mas somente uma delas é mais expressiva nos resultados: o Google Search Console ou antigo Webmaster Tools.
Ele faz todo um levantamento de links de redirecionamento, rastreios e outros erros que podem ocorrer. Esta é a ferramenta confiável para medir o SEO do seu site e pode ser aplicada por um programador .
Caso seu site seja no WordPress você deve conhecer o plug-in SEO by Yoast, com ele basta adicionar uma tag e logo a verificação será feita.
Medir o tráfego
Ter essa métrica vai além de saber números de acessos. Você também obtém informações sobre o usuário, dados demográficos e seu comportamento na rede. Esta é a fonte de dados para sua estratégia.
Para isto você pode contar com o Google Analytics, basta logar com seu e-mail. Caso seu site seja WordPress, o plug-in a ser utilizado é o Monster Insights, procure saber mais sobre seus benefícios.
Indexações
O Google só poderá disponibilizar seu conteúdo se ele conseguir ler o que está em suas páginas, isto é feito automaticamente por ele, mas cabe a você checar se isto está acontecendo.
Para verificar basta não estar logado no Google e digitar o seguinte texto na barra de pesquisa: site:dominio.com.br
Se todos os passos anteriores foram seguidos corretamente, principalmente a verificação com o Webmaster Tools, provavelmente tudo estará indexado, mas é sempre bom checar.
Robots.txt
Este é um passo muito importante. O arquivo indica quais partes do site você não deseja que sejam indexadas. Para isso, você deve pedir para que seu servidor ou TI instale-o.
Existem duas opções: instalar o Robots.txt diretamente na raíz do seu site ou baixar o plug-in, caso ele seja em WordPress, entre em contato com o responsável do seu site, pois ele saberá como resolver.
Estas simples e valiosas dicas podem dar resultados que irão te surpreender. É uma questão de estratégia, de estar à frente do mercado, por isso, encontre alguém que possa te ajudar e mãos a obra! Sua franquia agradecerá.