Qual a diferença entre Marketing Digital e Marketing de Conteúdo?

Qual a diferença entre Marketing Digital e Marketing de Conteúdo?

Compartilhe este post

Saiba identificar as principais características dessas estratégias que beneficiam os negócios na internet

Marketing Digital e Marketing de Conteúdo podem até parecer sinônimos, mas não são. A diferença básica entre eles se estabelece no fato de o primeiro ser o conjunto de ações conduzidas no ambiente virtual para captar novos clientes, desenvolver relacionamentos com o público e/ou fortalecer uma marca. O Marketing de Conteúdo, portanto, é uma das estratégias que englobam esse grupo.

A confusão entre os termos acompanha o avanço da presença online e a ampliação do e-commerce e consumo digital, pois as ferramentas do Marketing se tornaram fundamentais, principalmente para quem empreende. Mas, por se tratar de uma ciência que até pouco tempo era restrita aos profissionais do segmento, as nomenclaturas, técnicas e metodologias ainda são consideravelmente novas para o público leigo.

Entendendo o Marketing Digital

Resumidamente, o Marketing Digital pode ser considerado uma espécie de “guarda-chuva” que concentra diferentes técnicas de comunicação e persuasão aplicadas no ambiente virtual. Cada uma possui linguagem e abordagens distintas para colaborar tanto na construção de uma marca como na captação e manutenção de usuários e consumidores.

Como afirma um dos maiores teóricos da área, Philip Kotler, o Marketing é, antes de tudo, um processo social gerado entre indivíduos e grupos que obtêm o que precisam ou querem através da criação e troca de produtos e valores. É nesse sentido que, de certo modo, todas as pessoas com acesso à internet são direta ou indiretamente impactadas pelas ações do Marketing Digital.

Tal exposição ocorre porque muitas ferramentas utilizadas pelo Marketing Digital podem ser acessadas por celulares modernos, como o Iphone 13 Pro Max. Afinal, os planejamentos estratégicos envolvem desde a produção de conteúdo para web até campanhas digitais e gerenciamento de redes sociais.

Funções do Marketing de Conteúdo

Não é devido à aleatoriedade que o Marketing de Conteúdo aparece com frequência nos planos estratégicos digitais. Por meio da aplicação de sua metodologia, se torna possível engajar e encantar o público – critérios valiosos para empresas que buscam espaço na web. Contudo, ainda que a nomenclatura entregue que parte do método envolve a produção de conteúdo, por outro lado oculta a complexidade dessa estratégia.

Mais do que textos, esse método alia os seus princípios com três etapas: funil de vendas, tom de voz e persona. Com base nas orientações sistematizadas pela tríade, a técnica se fortalece e alcança o nível necessário para realizar a sua função de captar ou encantar. Os materiais, por sua vez, ganham novo peso e significado, capazes agora de, inclusive, contribuir para o status de autoridade da marca trabalhada.

 

banner agenda min

Mais posts

Você quer expandir seus negócios?
Podemos fazer isso juntos!

Entre em contato
Abrir bate-papo
1
Olá! Como Podemos te ajudar?